48° Salão Internacional de Humor de Piracicaba anuncia premiados

Cláudio Fernando Lascoski, Brasil: Prêmio Charge – Crédito: Divulgação

Em clima descontraído e formato virtual, um dos principais salões de artes gráficas do mundo, o Salão Internacional de Humor de Piracicaba realizou, na noite de hoje, 04, a cerimônia de abertura para anunciar os vencedores da 48ª edição. O evento conduzido pelo diretor do Salão, Júnior Kadeshi contou com a participação do prefeito Luciano Almeida, do secretário de Ação Cultural, Adolpho Queiroz, do presidente do Salão, Paulo Bonfá, além de jurados de premiação. A mostra poderá ser acessada no site do Salão www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br, até o dia 31 de outubro.
Adolpho Queiroz falou sobre o orgulho em ser um dos fundadores do Salão. “Abrimos esta edição com muita alegria por dar continuidade a um dos maiores e mais antigos salões de humor de todo o mundo. Este é um dos principais projetos culturais da cidade”.
O cartunista turco Oguz Gurel foi o vencedor do Grande Prêmio Troféu Zélio de Ouro desta edição. Ele foi escolhido não apenas como o melhor em todas as categorias, mas também para o Prêmio Cartum, com a obra Ovelha Negra. “Estou honrado em fazer parte deste Salão. É um prazer receber um prêmio em um dos mais importantes eventos de cartum do mundo. Essa competição pode ser considerada como o Oscar do humor gráfico”, declarou o artista.
Os vencedores foram escolhidos pelo júri de premiação formado pelos cartunistas João Ariozo e Valmir Orlandelli, a quadrinista Germana Viana, a artista visual Giulia Zen, o editor Paulo Tadeu e o humorista Marcelo Madureira.
A charge vencedora foi para o brasileiro Dinho Lascoski que retratou o presidente Jair Bolsonaro em momento de discurso. O melhor da caricatura foi para a Cláudia Kfouri que homenageou o cantor Belchior traduzindo a força da arte e a consciência de liberdade. Bruno Aziz conquistou o Prêmio Tiras.
O prêmio temático Jogos Olímpicos foi para o iraniano Ali Miraee, com o desenho de esgrimistas competindo com o distanciamento social. Já o brasileiro José Antônio Costa – Jota A, conquistou o Prêmio Saúde Unimed retratando os efeitos da pandemia.
Os prêmios totalizaram R$ 45 mil, distribuídos entre os vencedores das categorias charge, cartum, caricatura, tiras/histórias em quadrinhos; o Grande Prêmio – Troféu Zélio de Ouro e outros como o de Júri Popular Alceu Marozi Righetto, Câmara Municipal de Piracicaba, exclusivo para a categoria caricatura, Saúde Unimed para trabalhos com a temática Jogos Olímpicos.
Neste ano, o Salão Internacional de Humor de Piracicaba conta com 308 obras de 49 países. Ao todo foram enviados 2.076 trabalhos de 349 artistas, sendo 533 cartuns, 400 charges, 313 caricaturas, 281 com o tema Saúde, 281 com o tema Jogos Olímpicos, 260 tiras e 8 esculturas.
“O Salão de Humor é tradição da nossa história e assim, permite à Piracicaba, o seu reconhecimento quanto uma cidade cultural, que eleva o nome de artistas de várias partes do mundo”, comentou o prefeito Luciano Almeida.
Paulo Bonfá, presidente da edição agradeceu às autoridades pela sensibilidade em dar continuidade ao movimento que hoje se traduz no maior evento de humor gráfico do planeta, em atividade. “Chegaremos aos 50 anos firmes e fortes e o talento dos artistas ficará para sempre na memória do salão”, concluiu.
Os temas predominantes desta edição foram a pandemia/Covid 19, vacina, autoridades políticas, redes sociais e o drama dos refugiados.
PRÊMIO ESCULTURA

O Prêmio Escultura 2021 será entregue ao escolhido pelo Júri Popular Alceu Marozi Righeto. A categoria será julgada pelo público, no site do Salão e a obra mais votada receberá o prêmio de R$ 5.000,00. A votação acontece de 04 a 19 de setembro.
O evento é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, Secretaria Municipal de Ação Cultural e Cedhu – Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba. A programação completa da 48ª edição que conta com oficinas e paralelas pode ser acessada no www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima