O preto que satisfaz

Carolina Angelelli

 

O ano era 1979 e na abertura da telenovela Feijão Maravilha, ouvia-se a música O Preto que Satisfaz, de Gonzaguinha:
“Dez entre dez brasileiros preferem feijão
Esse sabor bem brasil
Verdadeiro fator de união da família
Esse sabor de aventura
Famoso pretão maravilha
Faz mais feliz a mamãe, o papai
O filhinho e a filha”.

 

Polêmica
42 anos se passaram desde que a novela foi transmitida, e dias atrás o Brasil ouviu mais uma polêmica fala do presidente que dói na alma e no bom português reescrever, mas a frase proferida foi essa: “Tem que todo mundo comprar fuzil, pô. Povo armado jamais será escravizado. Eu sei que custa caro. Aí tem um idiota: ‘Ah, tem que comprar é feijão’.

 

Fuzil ou Feijão?
Enquanto o assunto ocupa espaço nas manchetes e nas redes sociais, dois recordes são batidos pelo país: 42 brasileiros se tornaram bilionários em 2021 (segundo a Forbes), mesmo ano em que o país chegou no recorde da extrema pobreza (segundo dados do Ministério da Cidadania). São mais de 14,5 milhões de famílias vivendo com renda per capita de até R$ 89 mensais, de acordo com o Governo Federal.

 

A realidade
Há muitos anos que não assistiamos imagens como as que estão atualmente nos noticiáriuos: famílias vivendo de doações de alimentos, precisando utilizar lenha para cozinhar, enfrentando filas nos açougues a espera de doações dos ossos.

 

Gente que vive chorando de barriga cheia
Para quem sempre teve feijão no prato e falta de conhecimento sobre as consequências do armamento indiscriminado da população, talvez o lobby da indústria armamentista prevaleça e os números são bem atrativos: faturamento anual aproximadamente R$ 1 bilhão e emprego de cerca de 40 mil pessoas (segundo dados da Associação Nacional da Indústria de Armas e Munições – Aniam).

 

Fuzis em Araçatuba, fuzis nas ruas
A milícia que invadiu Araçatuba e espalhou o terror, estava armada até os dentes em consonância com Bolsonaro, atendendo as suas recomendações explícitas para que os radicais brasileiros se armem livremente com arsenais moderníssimos de acesso facilitado a qualquer um pelo estímulo tributário do governo ao contrabando. A invasão não deveria ser uma surpresa. Já houve outras.

 

Leis que não protegem
Há uma cadeia de decretos presidenciais que abordam os portes de armas. Os lares brasileiros estão mais armados. O total de armas de fogo registradas em clubes de tiro esportivo, de caçadores e colecionadores, aumentou 120% em um ano e meio, revela o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2020.

 

Armados e armadilhas
Os CACs, sigla para caçadores, atiradores esportivos e colecionadores, podem andar armados para proteger seu arsenal quando estão em deslocamento para local de treino ou competição.

 

Sem merenda e sem aula. Qual
a sua prioridade?
No último dia 23 de agosto, a Secretaria Municipal de Educação informou que parte das escolas da rede municipal tiveram as aulas suspensas no período da tarde devido a problemas na transição entre as empresas fornecedoras da merenda.

 

No Clube de Tiro, uma vaidade
O prefeito Luciano Almeida participou no dia 25 de agosto de encontro com autoridades e com dom Bertrand de Orléans e Bragança, príncipe imperial, que ocorreu no Clube de Tiro Redneck, em Saltinho.
Estou do lado do feijão. E você, prefere fuzil ou feijão?
___
Carolina Angelelli, bacharel em Direito, presidente do Diretório do PDT em Piracicaba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima