Linkado com: professor Adolpho no 48º Salão Internacional de Humor

Foto: Divulgação

Neste sábado (4), especial de abertura da 48ª edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, a entrevista é com o professor Adolpho Queiroz, titular da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural. Adolpho Carlos Françoso Queiroz, 64 anos, é pós-doutor em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense-RJ, doutor pela Universidade Metodista de São Paulo, mestre pela Universidade de Brasília e graduado em Publicidade e Propaganda pela Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba). Pai de André Coelho Mendes Queiroz, 39 anos, e de Adolpho Carlos Sokolowski Queiroz, 29 anos, o secretário da Semac atuou como professor universitário por 35 anos e faz parte da história da criação do Salão de Humor de Piracicaba. Divorciado, o coração do professor Adolpho bate forte pela namorada Elisabete Bortolin. Veja a entrevista:

Este é segundo ano do Salão de Humor em plena pandemia. Tem alguma novidade nesta edição, em relação a atividades presenciais?
A abertura virtual do Salão será realizada no dia 4 de setembro, sábado, às 19 horas, quando serão anunciados os vencedores. Foi feito um grande trabalho de gravação em 360º, que dará aos espectadores a possibilidade de percorrer todos os ambientes e as categorias dos trabalhos expostos. Estamos avaliando as condições dos protocolos de saúde e talvez tenhamos autorização para uma abertura presencial.

Como é ter feito parte daquele grupo de jornalistas, artistas e intelectuais que, em meio a ditadura militar, criou o que hoje é um dos salões mais tradicionais mundialmente?
É uma honra imensa, saber que um projeto dessa natureza se transforou numa referência local, nacional e internacional. Nunca tivemos essa perspectiva no começo do Salão. Mas hoje ele cresceu, com o apoio de muitas mãos e cabeças, tornou-se o mais antigo no gênero realizado em todo o mundo e, por isso, bastante respeitado. Estou juntando as minhas histórias e percepções para um livro que estamos planejando para 2023, quando o Salão completará seus 50 anos.

Após quase 50 anos, o humor continua a ser um instrumento contra a repressão? O Salão de Humor é um retrato das legítimas manifestações políticas mundiais?
O Salão de Humor de Piracicaba traz em seu acervo, em especial dos trabalhos vencedores, um pouco da história contemporânea mundial. Suas peculiaridades, exageros e êxitos. De Hitler a Putin, de Jânio a Lula e Bolsonaro, de Gorbatchev a Putim, de Pelé a Neymar, de Chico Buarque a Carlinhos Brown, todos registrados com os exageros pertinentes às caricaturas. Todos marcados de forma indelével na nossa história. Os artistas do humor gráfico antecipam os cenários em favor da liberdade de expressão para assuntos locais e mundiais. E dificilmente perdem a piada e a percepção sobre a vontade das maiorias.

Num encontro surreal, o que o jovem Adolpho diria para o Adolpho secretário da Semac?
Sua obrigação é construir o Museu do Riso em 2023 e celebrar com muita alegria os 50 anos do Salão. Força, menino…

SERVIÇO

Redes sociais: Facebook Adolpho Queiroz. E-mail: [email protected]

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima