Caldeirão Político

DIA SETE — I
O Brasil vive um fim de semana prolongado cheio de expectativas em torno das manifestações previstas, que são normais num País democrático. Sejam a favor ou contra ao presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (sem partido). São questões já divulgadas pelos jornais e telejornais, pelas redes sociais, que nem precisam ser divulgadas.

 

DIA SETE — II
Mas é preciso analisá-las à luz do Estado Democrático de Direito. Sua Excelência, o presidente da República, infelizmente, nunca deu bom exemplo de obediência, nem mesmo na carreira militar, da qual saiu bem cedo, jovem de trinta e poucos anos. Fez uma carreira política pacata, exercendo a vereança no Rio de Janeiro e representando o Estado na Câmara Federal por 28 anos.

 

DIA SETE — III
A estratégia do presidente Jair Messias Bolsonaro, parece, é desestabilizar a República, criando desavenças institucionais com outros poderes, o Judiciário e o Legislativo, e considerando, ele, que há apoio popular para isso. Daí, diz ele que tem o “meu Exército” e conta com o povo nas ruas, o que é normal. Só não é normal essa conversa presidencial de invasão no Judiciário. Lamentável.

 

DIA SETE — IV
Este Capiau vai descansar em barrancas de algum rio, de cabeça fresca, porque o Brasil como República Federativa, quase 215 milhões de habitantes, entre as dez maiores economias do mundo, não será um joguete político de qualquer cidadão, seja simples do comum do povo ou mesmo do presidente. Manifestar-se-ão, sim, mas sabemos que de nada passará, a não ser colocar a vontade de cada nas ruas. E voltarão, todos, para casa.

 

DIA SETE — V
É desejo deste Capiau que não ocorram fatos isolados, prejudicando seres humanos que, na direita ou na esquerda, ou no centro, estão exercendo a vontade política. E, a partir deste 7 de Setembro, quase 200 anos depois do Grito do Ipiranga, o povo brasileiro entenderá que é necessário participar e fazer política partidária, para que os nomes sejam colocados em julgamento com soberania e respeito. E é pela mesma soberania que, pelo voto, impresso ou eletrônico, se põe e se tira (assistiu-se isso em Piracicaba, há pouco tempo).

 

DIA SETE — VI
Este jornal, e particularmente esta coluna, não tem medido esforços para divulgar as atividades de todos os políticos, especialmente os que valorizam o jornal impresso, que também vai pelas redes sociais, circulando pelo mundo. Já não se tem noção onde chegam os exemplares, via WhatsApp, e a preocupação é divulgar tudo de forma responsável. Lamentável que este Capiau — idoso e cansado — não consegue ter, de Sua Excelência da República, um exemplo sequer. Mas, democraticamente, tem o seu mandato até 31 de dezembro de 2022.

 

DIA SETE — VII
Nesta sétima nota desta coluna sobre o tema, sabendo que o Caldeirão Político está fervendo, o Capiau aguarda, com serenidade, os resultados das manifestações no dia dos 199 anos da Independência do Brasil, na certeza de que não passarão de produto de uma Constituição escrita em 1988 com base na vontade do seu povo, apesar das emendas, algumas necessárias, outras sem sentido, que escreveram nossos representantes. Saberemos votar, sim, a partir deste Sete de Setembro; e a maioria será respeitada. Tudo isso porque o povo já discute mais política do que futebol e religião. Como nestes, respeitar é preciso.

 

DOIS CASOS
O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) registrou mais dois novos casos de raiva em morcego em Piracicaba, em 2021, confirmado após análise do CCZ-SP. Com isso, no mês de agosto foram três casos e, no ano, sete. Os dois novos casos foram de morcegos recolhidos nos dias 26 e 27 de agosto e enviados para análise e confirmado para raiva no dia 31. Os dois animais estavam mortos.

 

AMOR E SAÚDE — I
O deputado estadual Roberto Morais (Cidadania) se reuniu, no final do mês de agosto, com o presidente do Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual), Wilson Polara, a pedido de funcionários públicos estaduais de Piracicaba.

 

AMOR E SAÚDE — II
A Clínica Amor e Saúde — que tem convênio para prestar atendimento a funcionários públicos estaduais no município — comunicou, no final do mês de agosto, que deixaria de atender os pacientes a partir do mês de setembro.

 

AMOR E SAÚDE — III
Vários funcionários diretamente atingidos pela medida, com agendamentos cancelados, procuraram Morais em busca de ajuda. Após a reunião, o presidente do Instituto procurou a Clínica e chegaram a um acordo para retomada imediata dos atendimentos e exames.

 

AMOR E SAÚDE — IV
Também foi esclarecido que não há débitos pendentes do Governo com a Clínica. “Seria uma grande irresponsabilidade romper o atendimento, prejudicando pessoas que já estavam com agendamentos, aguardando suas consultas e exames. Fiquei muito satisfeito por poder ajudar nessa situação”, destaca Morais.

 

FERIADÃO — I
A Secretaria de Logística e Transportes de São Paulo e a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) iniciaram ontem (3) a Operação Independência 2021, que conta com reforço de operação e fiscalização dos 27,2 mil quilômetros entre a malha administrada pelo DER e a malha concedida.

 

FERIADÃO — II
As ações especiais visam garantir maior conforto, segurança e agilidade aos usuários que viajarão no próximo fim de semana prolongado, do feriado da Independência do Brasil, em 7 de setembro. A previsão é que cerca de 5,1 milhões de veículos circulem pelas principais rodovias que deixam a capital paulista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima