Caldeirão Político

IDEIAS
O Capiau anda cansado mesmo, considerando também a idade. Mas tem se cansado mais ainda porque as ideias em política acabam dividindo grupos e pessoas e há alguns políticos, de vários partidos, que não consideram que fazemos um jornal plural. O que é plural? Ideias são ideias, não interessa de quem são, explicadas com respeito.

 

FEDERAL
A presidente PDT em Piracicaba, Carolina Angelelli, reafirma que é pré-candidata a deputada federal em 2022, e observa que, no Caldeirão Político de ontem (02), o Capiau mencionou as ótimas relações que mantem com o PT de Piracicaba. “Política é a arte do diálogo, por isso, eu e o PDT temos nos esmerado em manter excelentes relacionamentos com todos os partidos, especialmente os que militam no campo democrático”.

 

TUCANO?
Uma revoada — entre canarinhos e sabiás — passou ontem por Piracicaba para cantar e contar, a este Capiau, uma notícia: está quase certa, ou certa, a saída do deputado estadual Roberto Morais do CID (Cidadania), com destino ao PSDB, ninho tucano especial que o governador João Dória preparou para o parlamentar da sua base. As movimentações no Palácio dos Bandeirantes giram em torno de um olho no Palácio no Planalto (Doria) e outro no próprio PB (Rodrigo Garcia). Morais sempre foi parlamentar da base dos governos tucanos do Estado.

 

INTERROGAÇÃO?
Permanece, no ninho tucano de Piracicaba, a dúvida sobre possível candidatura do ex-prefeito Barjas Negri (PSDB) para deputado federal. Parece ser descartada essa hipótese, porque Barjas não teria tanta disposição para o Legislativo. Mas, comenta-se, nessa mesma revoada, que aguarda a orientação política do governador João Dória. Fica no ninho, claro.

 

“TREVIDÓRIA”?
Dizem as línguas felinas da praça política que o vereador Laércio Trevisan Júnior (PL) muito se assemelha ao governador do Estado, João Doria Júnior. Além de ambos serem “júnior”, os dois sempre se apresentam impecavelmente vestidos, sem um único fio de cabelo fora do lugar. E ambos fazem barulho por todos os cantos.

 

CO-SECRETÁRIO
A propósito, Trevisan Júnior, que criticou duramente o mandato coletivo da vereadora Silvia Morales (PV), que apresentava Johão Scarpa e Pablo Carajol como co-vereadores, parece estar assumindo, como co-secretário, a pasta da Secretaria de Ação Cultural. Perguntar não ofende. Mas o Capiau entende que o vereador Trevisan quer contribuir para o melhor e que o secretário Adolpho Queiroz é competente e dedicado.

 

SERVIDORES — I
Segundo Carlos Calcinha, funcionário público municipal, é imprescindível e necessária a frequência em peso dos funcionários da Prefeitura nas assembleias sindicais, para a reivindicação de reposições inflacionárias e aumentos reais significativos para a categoria. O Executivo baseia-se em lei federal para não dar aumento, pelo pouco que sabe este Capiau.

 

SERVIDORES — II
Carlos Calcinha, o Carlos Dieese, reconhece que devem, os servidores municipais, propor e requerer, ano que vem, a reposição inflacionária dos dissídios dos anos 2020, 2021 e 2022, mais um aumento real de R$ 300,00. Na sua opinião, a inclusão e a previsão orçamentária do funcionalismo na Lei Orçamentária Anual do Município são necessárias, haja vista garantir a segurança financeira do servidor em épocas de dissídio.

 

PRÉ-VESTIBULAR
Será que acabou mesmo? Dizem que a Procuradoria do Município está analisando… a pergunta é simples e objetiva: até quando?

 

CALENDÁRIO — I
Pela primeira vez a Secretaria colocou no calendário as férias e recessos das escolas e creches municipais no mesmo período, coincidindo com a Rede Estadual, pois, além de todos os profissionais pararem juntos e nenhum ficar sobrecarregado, as famílias que tem vários filhos não ficam com um em casa e outro na escola.

 

CALENDÁRIO — II
Contudo, como tudo que é bom parece durar pouco, na Secretaria Municipal, já se fala que isso irá acabar em 2022, assim como as emendadas de feriados. Será que isso é necessário?

 

CURRÍCULO CAIPIRA
Em 2019 foi produzido o currículo do município com base na BNCC e os educadores que participaram insistem para que seja implementado. Contudo, até agora não foram impressos os cadernos do currículo com atividades para alunos e professores com base nesse currículo, não foram solicitados livros didáticos e nem outro sistema apostilado. Também não foram distribuídos os computadores para os alunos. Então a pergunta é: as aulas começam quando?

 

LEGENDA A SER REDIGIDA
A foto é da vitória do prefeito Luciano Almeida (DEM), eleito democraticamente e com muita festa porque a maioria desejava tirar os tucanos (leia-se Barjas Negri) do poder em Piracicaba. Companheiros de campanha carregaram o prefeito Luciano, e cada um pode fazer, a seu modo, o texto da legenda que deseja. Fiquem à vontade Chico Almeida, Marcão do Povo, André Tietz (…).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima