Ação Cultural recebe moção de aplausos

Propositura enaltece gestão sob o comando do secretário Adolpho Queiroz – CRÉDITO: Assessoria Parlamentar

A Câmara Municipal de Piracicaba entregou, na quarta-feira (1), moção de aplausos à Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) pela recente conquista de Piracicaba do título de “Capital Cultural”, anunciado pelo Governo do Estado no dia 13 de julho.

A cerimônia de entrega da moção 141/2021, do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL), aconteceu no Teatro Erotides de Campos, no Engenho Central, e contou com a equipe da Secretaria de Ação Cultural e o prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida (DEM).

Trevisan Jr. agradeceu o trabalho e empenho de todos os servidores da pasta em prol da cultura de Piracicaba e frisou a importância da conquista do título de “Capital Cultural”, entregue também a outras 19 cidades paulistas, e que integra o programa estadual “Juntos pela Cultura”, uma parceria entre as secretarias estaduais de Cultura e Economia Criativa e Desenvolvimento Regional e que deve trazer mais verbas para o setor cultural piracicabano.

Durante a cerimônia, o vereador agradeceu o apoio e confiança do prefeito e do secretário de Ação Cultural, Adolpho Queiroz, e destacou o andamento do processo de reabertura do restaurante do Teatro Erotides de Campos e da criação de novas opções gastronômicas na cidade, a exemplos dos estudos para a concessão do restaurante e do parque do Mirante, e a aprovação de uma lei, de sua autoria, que regulamenta os “food trucks” na cidade.

Na ocasião, o secretário Adolpho Queiroz, agradeceu ao parlamentar. “Estamos com as nossas portas abertas, inúmeras atividades já foram realizadas, nos teatros, no museu, no Engenho e nos centros culturais. Estamos dialogando com os artistas para que nosso mandato seja reconhecido pelo trabalho, pelo diálogo e pela transparência”, disse.

O prefeito Luciano Almeida também agradeceu a homenagem e destacou o trabalho da equipe de servidores da Semac. Ele parabenizou Adolpho Queiroz pela condução da pasta e destacou a importância de se levar a cultura para todos, principalmente aos bairros mais afastados: “Queremos que os moradores tenham novas opções de cultura e lazer em todos os bairros, proporcionando melhor qualidade de vida e bem-estar”, destacou o prefeito.

MOÇÃO 

Além de homenagear a obtenção do título de “Capital Cultural”, a moção 141/2021 também traz resumo das atividades conduzidas pela Semac, que tem dentre as atribuições e competências “a organização e a administração de teatros, centros culturais, bibliotecas e outros espaços e equipamentos voltados para a preservação de valores históricos e para o fomento de atividades culturais e artísticas, a organização, divulgação e a promoção de festividades e acontecimentos relacionados com o calendário histórico e cultural, oficial e popular e a administração do Fundo de Apoio à Cultura”, diz a propositura.

A moção destaca o papel da Semac na realização de festivais, festas e concursos, a exemplo do Festival Nacional de Teatro de Piracicaba (Fentepira), do Festival Piracicabano de Dança (PiraDança), do Encontro Nacional de Corais (Enacopi), do Sarau Literário, da Festa do Divino Espírito Santo, da Festa do Milho Verde (Tanquinho), da Festa das Nações, da Festa da Polenta de Santa Olímpia, da Festa do Vinho de Santana, da Festa da Mandioca de Artêmis, da Festa de São João, em Tupi, da Festa da Primavera, da Festa Japão, dentre outros.

A propositura também reconhece o “árduo trabalho de limpeza, manutenção e conservação dos barracões” do Engenho Central, iniciado pela atual gestão da pasta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima