Associação Plantando Sonhos busca fortalecer o turismo rural da região

Organizadores e convidados participaram do Rota Circulando, com visitas em propriedades rurais no entorno de Águas de São Pedro

Com o objetivo desenvolver ações que promovem a qualidade de vida, a socialização, a sustentabilidade, o desenvolvimento econômico local, cultural e o turismo de experiência, a Associação Plantando Sonhos articulou a vinda do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para capacitar proprietários rurais. A atividade prática, chamada Rota Circulando, reuniu dez convidados no último dia 15.

Segundo os organizadores, o curso “Monitoria na Propriedade de Turismo Rural” reuniu associados que têm propriedades rurais em bairros como a Floresta Escura, Graminha, Vertentes, Prainha, Camargo, Nova Aurora, Chácara São Paulo, Santa Rosa, Limoeiro e Chácaras Primavera, que estão no entorno de Águas de São Pedro.

De acordo com o presidente da associação, Marcelo Guimarães, a primeira parte da capacitação aconteceu nos dias 5, 6 e 7 de agosto, com aulas teóricas que abordaram temas como: Prevenção de acidentes; A Excelência no atendimento; Hospitalidade e Comunicação; Dicas para obter excelência no atendimento e ainda Liderança; Inovação e Planejamento de Roteiro Turístico, entre outros.

A segunda parte do curso aconteceu no último dia 15, numa atividade prática que envolveu dez turistas no “Rota Circulando”, criada no curso pelos participantes e que deverá ser lançada em breve para que o turista tenha opção de viver uma experiência diferente na região.

Fotos: Divulgação

“A Rota iniciou às 8h da manhã na chácara ”Do Nosso Quintal” onde os turistas foram recebidos com um café da manhã rural e depois participaram de uma apresentação sobre o ciclo da renovação da água, que mostrou como captar e reutilizar a água da chuva e também sobre o processo de funcionamento de fossa ecológica construída na propriedade”.

Locais como “Chácara da Preta” e “Sítio Paiol das Telhas” também foram visitados. “A Rota transcorreu conforme roteiro e horários planejados durante manhã e as avaliações foram muito positivas, animando os proprietários rurais a avançar com a proposta”, explicou a secretaria executiva da associação, Lucila Miralles, que prevê novas ações, como o lançamento oficial da Rota Circulando.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima