Qual o valor da democracia?

Adelino Francisco de Oliveira

 

Qual o valor da democracia para a ordem social? Talvez muitos tenham dificuldade em responder de maneira assertiva e contundente. A democracia parece ter se tornado uma palavra um tanto vazia, sem muito significado. Democracia é apenas ter a garantia que haverá eleição? Há alguma relação entre democracia e o acesso aos direitos sociais? Qual mesmo o valor da democracia?

O prefeito, eleito democraticamente, flerta com grupos pró-monarquia. Ainda existem monarquistas? O que fazem pelo interior de São Paulo? Qual o projeto de sociedade que defendem? Estamos agora em um mundo pré-Iluminista? A proposta de um rei governando os seus súditos parece, inacreditavelmente, ainda pairar sobre os devaneios de poder de alguns.

O presidente, também democraticamente eleito, balbucia que todos deveriam comprar fuzis no lugar de feijão, para não dependerem do Estado. O que tudo isso significa? Tem algum sentido trocar feijão por fuzil? Na ordem democrática como se organiza o poder? Qual o papel de cada esfera de poder? Por que a divisão entre executivo, legislativo e judiciário? Não seria melhor um monarca ou mesmo um déspota que pudesse dizer: o Estado sou eu? Qual o valor da democracia?

Em uma sociedade democrática, para que serve um prefeito, um governador, um presidente? O Estado pode ser administrado como se fosse uma empresa? O gestor público tem alguma responsabilidade em relação à fome do povo? Qual o vínculo entre democracia, cidadania e direitos? É correto as pessoas terem direitos? E se tudo fosse privatizado, diminuindo ao máximo o Estado, a sociedade não ficaria melhor organizada? Assim cada um pagaria por suas próprias necessidades, sem esperar nada do governo.

Por que o prefeito não pode ser monarquista? Por que o presidente não pode ser neofascista? Se democracia significa liberdade de opinião, por que as pessoas não podem vociferar contra a própria democracia? Por que seria crime o presidente defender a perpetuação de seu próprio poder, rompendo com a ordem democrática? Isso não seria também liberdade de opinião? Com tantos problemas na sociedade, um governo totalitário, com poder ditatorial, não seria uma saída?

Qual o valor da democracia? Qual o valor da cultura, da civilização? Por que a sociedade não pode simplesmente regredir para a barbárie? A lógica da guerra de todos contra todos, tendo a supremacia do mais forte, não é o melhor caminho para a humanidade? Os princípios cristãos, os direitos humanos, o ideal de justiça e a ordem democrática já tiveram a sua chance, dirão alguns, agora é a vez do homo fuzil, do primado da violência, o homem como o lobo do homem, como nos tempos primordiais, sem esperanças, sem utopias, sem nada.

______

 Adelino Francisco de Oliveira, professor no Instituto Federal, campus Piracicaba; doutor em Filosofia e mestre em Ciências da Religião; [email protected]; @Prof_Adelino_; professor_adelino

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima