Rugby: no Distrito de Tupi, aconteceu a primeira aula comemorativa

Aula comemorativa aconteceu na EE Pedro de Mello – Crédito: Divulgação

A Associação Esportiva Piracicaba Rugby realizou, dia 25, a primeira aula comemorativa pelos 45 anos do time. A escola escolhida para a estreia foi a E.E. Pedro de Mello, na zona rural em Tupi, e cerca de 80 alunos dos 6º e 7º anos participaram da atividade, além de professores e direção. Segundo Simone Dias Lantana, diretora de relações públicas do Piracicaba Rugby , “escolhemos a Pedro de Mello pois quem mora na zona rural tem mais dificuldade de acesso a esse tipo de programa”.
Por causa dos protocolos de segurança de prevenção da Covid-19, a escola optou por uma aula demonstrativa. Para isso, o Piracicaba Rugby mobilizou quatro professores da categoria infanto-juvenil do clube e três jogadores do time adulto como voluntários. Os alunos, mantendo distância na arquibancada da quadra, aprenderam um pouco sobre a história do rugby, os valores do esporte e suas particularidades, como a bola oval.
Em seguida, a equipe do Piracicaba Rugby dividiu-se em dois times para demonstrar o jogo, explicar como começa a partida, as posições e como funcionam os passes. Segundo Lucas Costa Prado, professor da categoria infantil e pilar do time adulto, “diferente de outros esportes onde a bola é tocada sempre para frente, no rugby ela é passada apenas para o lado ou para trás. Isso pode causar um pouco de estranheza, por isso fizemos questão de demonstrar”.
Os alunos puderam ver como recepcionar a bola e aprenderam as definições de try (ponto), ruck (formação espontânea de disputa pela bola no chão), scrum (quando os jogadores dos dois times se juntam com a cabeça abaixada e se empurram com o objetivo de ganhar a posse de bola) e tackle (movimento que o atleta faz para derrubar o oponente que esteja com a bola). “O aprendizado ocorre melhor quando a criança pode visualizar a técnica em tempo real e de perto, por isso fizemos questão de explicar e executar cada movimento e, assim, desmistificar o que é o contato no jogo”, explica Lantana.
No rugby, para derrubar um adversário ou empurrá-lo para proteger a bola, é preciso aprender como se faz e quais partes do corpo são permitidas. “Em nossa equipe temos jogadores que participaram da conquista do Campeonato Paulista 2019. Isso enriquece tecnicamente o processo de aprendizagem”, pondera.
A vivência prática do esporte em si ficou restrita a subir em um line-out (quando os jogadores são erguidos por seus colegas para disputar a bola em uma cobrança lateral). Aqueles que tiveram interesse foram levantados pela equipe do Piracicaba Rugby, como acontece nos jogos. A aluna Lívia Alves Defante Oliveira, 13 anos, participou do line-out e disse que gostou muito da oportunidade de conhecer o esporte: “Eu não conhecia e achei interessante. Eu participaria dos treinos se fossem realizados aqui em Tupi. É diferente e eu gostei bastante!”.
O diretor da escola, Thiago Franco, endossa a opinião da aluna. “O rugby é uma modalidade esportiva pouco conhecida pela população de Piracicaba. Com essa parceria, tenho certeza de que daremos oportunidades diferenciadas e teremos jogadores de toda parte da cidade, quem sabe mais e mais alunos da Pedro de Mello”.
As escolas que tiverem interesse em participar da aula comemorativa devem entrar em contato direto na página do Instagram do time (@piracicabarugby).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima