A Lei das Palmadas (IV) – Abuso de Poder

Se alguns cuidados não forem observados corre-se o risco de se cometer com os pais o erro que a lei procura evitar com nossas crianças. A lei contra as palmadas pode até ser boa, mas punir pais que apliquem uma palmada moral é fazer o que se tenta evitar com ela: usar o poder para punir.

Salvo exceções indiscutíveis (espancamento, maus tratos, violência sexual ou doméstica, etc.), um grave erro reside no fato de o Estado interferir de forma incisiva no pacto de estruturas familiares. Para ser mais claro o Estado impõem, através de dispositivos legais, normas de boa conduta para se “educar” nossas crianças. No entanto, o mesmo Estado não irá a socorro dos que seguindo a risca tais imposições tiverem seus filhos envolvidos com a justiça: simplesmente lava as mãos.

Ditar normas de comportamento sem qualquer responsabilidade na tarefa diária de educar caracteriza sua tirania. Todos sabem da total omissão do Estado em sua função paterna: prover aos cidadãos condições mínimas de vida. E mesmo assim interfere com vigor sem a mínima responsabilidade.

Não existe manual para ser pai. É o filho quem faz os pais, e colocar limites é tarefa necessária e salutar às crianças. Há, no entanto, outros meios de se construir uma relação pais x filhos que evite a violência. O abuso do poder e força caracterizam o tirano.

___

“O sonho é a estrada real que conduz ao inconsciente.” (Sigmund Freud)

___

Cinco mulheres me chamaram ao mesmo tempo para conversar via chat de um site. Devo dizer que estou sendo “disputado”? Pois assim presumo que me disputarão ainda mais. Ou digo a cada uma que estou conversando com várias? Não quero desfazer de ninguém, muito menos demonstrar que estou sendo “disputado”. O que devo fazer?

 

Sua pergunta levanta alguns questionamentos. A sensação de multiplicidade que acontece numa situação dessas pode promover uma percepção distorcida da realidade, não encontrando sustentação real. É uma leitura possível que pode estar acontecendo, mas considero mais provável não estar.

Assim como você, cada uma delas do outro lado tem seus contatos, certo? Como afirmar que elas tenham em você a única possibilidade? O que a você é possível, é também a elas. O mundo virtual favorece isso a todos e todas. O maior risco é se colocar como a última bolacha do pacote e descobrir que se é apenas um contato a mais. A sedução no virtual é facilitada, pois construímos uma imagem, uma representação que se sustenta apenas virtualmente.

Que você queira manter os vários contatos é compreensível. Mas fiquei com a sensação de que usa dos contatos virtuais para saciar seu ego sem muita intenção de concretizar algo. Afinal, o que realmente pretende? Um relacionamento? Ou passar o tempo? Independente disso a responsabilidade pelo seu desejo é exclusivamente sua.

___

Leitor: Opine, critique, sugira temas nesse espaço. Use até 200 toques. Sigilo absoluto.

 

Blog:  http://pedrogobett.blogspot.com/

Facebook:fb.com/psicopontocom

E-mail: [email protected]

Correspondência: Praça José Bonifácio, 799

13.400-340 – Piracicaba/SP – (19) 99497-9430

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima