A redenção espiritual do Marques de Sade

Alvaro Vargas

 

Donatien Alphonse François de Sade, conhecido como o Marques de Sade (2/06/1740 – 2/12/1814), nasceu em Paris e passou 32 anos de sua vida encarcerado em prisões, desencarnando louco em um hospício. Foi um nobre, político revolucionário, e escritor famoso por sua sexualidade libertina. Ele é mais conhecido pelos seus livros eróticos, que combinavam discurso filosófico com pornografia, retratando fantasias sexuais com ênfase na violência e no sofrimento, origem da expressão “transtorno de sadismo sexual”. Na visão espírita, o Marques de Sade foi apenas um espírito que transitoriamente se desviou do caminho do bem durante a sua rota evolutiva. Mas, assim como as plantas buscam a luz, por mais que nos afastemos do roteiro traçado por Deus, um dia despertamos, recomeçando novamente a nossa caminhada rumo a libertação de nossas mazelas morais, pois não existem pecados sem remissão.

O espírito Manoel P. Miranda (Sexo e Obsessão, Divaldo Franco) descreve com detalhes os acontecimentos relacionados ao Marques, após a sua desencarnação. Egresso de uma cidade localizada no Umbral, conhecida como “Cidade Perversa”, retornou para esse local, onde coordenava e aliciava espíritos encarnados e desencarnados, com transtornos sexuais. A cidade, fundada por antigo imperador romano, conhecido na época por sua devassidão, possui um milhão de espíritos dedicados às perversões sexuais em todas as suas modalidades. Os seus ocupantes são aqueles que durante a vilegiatura carnal abusaram do sexo, e na erraticidade, semiloucos, procuram vivenciar as situações degradantes as quais se dedicaram na Terra. O Marques, revoltado contra as religiões, por considerá-las castradoras, enviava milhares de espíritos obsessores de modo a atrair em suas armadilhas morais, particularmente, os mensageiros espirituais ainda pouco espiritualizados. Devido a isso, incontável número de divulgadores do cristianismo nas diversas correntes filosófico-religiosas, fracassaram fragorosamente, conforme pode ser observado pelos escândalos de pedofilia na igreja católica romana, e pelos desvios morais de inúmeras lideranças de outras religiões, causando pesar pela posição de destaque e conhecimento que possuíam.

Esses arrastamentos das almas encarnadas ocorrem, principalmente, durante o período do sono físico. O espírito, parcialmente liberto do corpo somático, se projeta em “viagem astral”, indo em busca do seu verdadeiro ideal, das suas aspirações maiores. O Mestre nazareno nos alertou: “Por que onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração” (Mateus, 6:21). Assim, todos aqueles que vivem apenas de aparências, sem interiorizar princípios éticos e morais, podem ser levados para essas cidades do Umbral, resultando em um processo obsessivo que causam danos à saúde mental e física e, nos casos mais graves, culminar com a depressão e o suicídio. Jesus chama a nossa atenção, na analogia que fez sobre a “casa sobre a rocha e a construção desta, sobre a areia” (Mateus, 7:24-27), em que recomenda a vivência plena dos seus ensinamentos. O Marques, depois de quase dois séculos nas trevas, sentiu-se esgotado e entediado pela prática da maldade. Marie-Eléonore, uma alma de escol que havia sido a sua genitora na última encarnação, aguardava o momento oportuno para resgatá-lo e, demovê-lo da rota equivocada em que se encontrava. Mais uma vez, a força do amor mostrou-se imbatível, fazendo com que aquele mentor do sadismo capitulasse, e abraçasse arrependido a sua mãe. O recomeço do Marques não seria fácil. A sua genitora reencarnaria na Terra para abrigá-lo mais uma vez como filho, orientando-o no caminho do bem. Ele reencarnaria cego e demente, consequência das sérias lesões que sua infâmia provocou em seu perispírito. Ainda assim, seriam necessárias outras reencarnações para ajustes perante as leis divinas. Deus é um Pai amoroso que nos concede inúmeras oportunidades de recomeço, mas é importante, termos ciência de que colheremos sempre aquilo que semeamos, pois, somos herdeiros de nossas próprias ações.

______

Alvaro Vargas, engenheiro agrônomo-Ph.D., presidente da USE-Piracicaba, palestrante e radialista espírita

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima