Notícias +

PRIMEIRA
O caso Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), motivo de uma CPI na Câmara Municipal de Piracicaba preocupa. A exemplo de uma conclusão por parte da Comissão de Estudos instalada também pelo legislativo no mandato anterior, aponta-se para irregularidades que podem levar a autarquia piracicabana a falência, em razão de prejuízo flagrante que favorece o outro lado, a empresa Mirante. Desnecessário afirmar ser indispensável se conhecer a real situação e, com urgência. É bom lembrar que, na época, a Comissão de Estudos repassou todos os documentos a Promotoria Pública.

 

METRÓPOLE SANCIONADA
O governador João Dória sancionou ontem (24), a lei que transformou Piracicaba em sede regional metropolitana. De repente tudo aconteceu rápido: legislativo aprovou e o executivo carimbou, graças aos esforços do deputado estadual Roberto Morais (Cidadania) que não se tranquilizou enquanto não viu todo o processo encerrado e de forma vitoriosa. Agora, mais do que nunca, olhos no futuro.

 

VACINA OBRIGATÓRIA?
A Anvisa já deu o sinal verde para uma terceira dose da vacina contra o Covud-19, mas o Ministério da Saúde ainda não anunciou qualquer providência. Segundo o ministro Marcelo Queiroga, isso são acontecerá depois de concluída a etapa da segunda dose. Por outro lado, a qualquer momento pode surgir uma lei que obrigará o comprovante das duas doses para se frequentar locais públicos. Seria o passaporte Sanitário que, desde já divide opiniões. E, a variante Delta já se faz presente em Piracicaba com a Secretaria Municipal de Saúde monitorando seis (6) pacientes, com 10, 16, 41, 51, 52 e 74 anos, dois homens e quatro mulheres.

 

VINTE DIAS
A alvinegro segue com os treinamentos para a sua estreia na Copa Paulista dia 14 de setembro. Técnico Luciano Dias já deve ter o seu time preferido, contudo ainda não o tornou público. Torcedor (e também imprensa) vive a expectativa de conhece-lo e passar a avaliar as chances do time na luta pelo título abrindo vaga para o Brasileiro da Série D.

 

DESDOBRAMENTOS CERTOS
A ideia (ou iniciativa) do governo Luciano Almeida quanto as transferências da Pinacoteca e Biblioteca para o Engenho Central, rende e ainda vai render muitas polêmicas, e consequentemente notícias. Já existe o grupo dos contra e dos a favor e, naturalmente, cada um com seus argumentos. Os contra defendem o legado, a história, e os favoráveis, dizem que tanto uma como a outra, um tanto esquecidos e desabitados, ganhariam novo folego cultural no Engenho.

 

PLACA MERCOSUL
Ela divide e bastante opiniões. A maioria não a aprova por causa da ausência do nome da cidade de origem. Por que tal modelo? A explicação: trata-se de um acordo entre os países da América do Sul, argumentando que, visando segurança, ela permite maior número de combinações. Importante: você só troca a placa do seu carro no caso da venda/compra. Por outro lado, todo carro zero km exigirá a placa Mercosul.

 

NOSSO CENTRO
O prefeito Luciano Almeida admite a necessidade de Piracicaba voltar a ter a sua principal praça (José Bonifácio) devolvida a família piracicabana, tornando-a habitada, com segurança, a partir de uma reestruturação que a princípio teria que obrigatoriamente passar pela volta do comércio noturno. Projeto implicaria em estudos, talvez com vantagens fiscais.

 

NOVO ASFALTO
Considerando que a Prefeitura Municipal de Piracicaba adotou o critério de recusar obra não aprovada consequência da construção ou reforma com defeitos, o cidadão (ã) lembra dos asfaltos ruins depois de algum tipo de serviço. Visivelmente sem qualidade, fica por isso mesmo. Desnivelados e feios, mostram comprovadamente tarefa mal feita.

 

ESPINHA DORSAL
A espinha dorsal (ou vertebral) justifica a necessidade dos ossos, então chamados vertebras, apresentarem uma estrutura confiável para dar movimento e sustentação ao corpo. E, a espinha dorsal de um time de futebol? Esse comentário era muito usado no passado para justificar a existência de uma boa equipe. O futebol mudou quanto a sua dinâmica, mas tem quem ainda diga que, se um clube não tiver um bom goleiro, zagueiro, volante, meia e atacante, dificilmente apresentará bom ritmo tático e técnico. O XV do técnico Luciano Dias, terá essa espinha dorsal? Naturalmente, cada time dentro da sua realidade, considerando a necessidade, mas também a possibilidade.

 

FOCO


Dom Devair Araújo da Fonseca nasceu em Franca (SP) em 1968 e na sua cidade foi ordenado sacerdote em 1998. Com 53 anos, comanda a Diocese de Piracicaba e Região, lembrando que foi nomeado pelo Papa Francisco em 11 de novembro de 2020 e assumiu dia 16 janeiro de 2021. Apenas sete meses na Noiva da Colina, e pode se dizer que já conquistou a confiança da comunidade. De todos. Detalhes: acompanha de perto a movimentação (rotina diária) de todas as paróquias; e gosta das visitas presenciais. Já esteve em todas as igrejas, 68 de 15 cidades, mais as Prefeituras Municipais e outras entidades várias, casos da ACIPI e Hospital Regional. Para diáconos, padres, religiosos em geral, Dom Devair faz questão de ouvir e principalmente ver para formar sua opinião e tomar decisões. Ele conversa, faz orações e reza missas. Na sequência, mais visitas, principalmente em unidades de saúde e colégios confessionais. O novo bispo vai se ambientando e a população católica aprovando e abraçando seu jeito (ou modo) de comandar com importante detalhe: sempre disposto a participar e ajudar.

 

ÚLTIMA
Humberto D’Abronzo, contador, comendador, empresário, herdou do pai Paschoal, a Tatuzinho em 1953 (fabricava refrigerantes) e, por ser o único filho homem com quatro irmãs, passou a administrar os negócios. Depois de 16 anos de sucesso comercial, vendeu para a família Almeida que também adquiriu a Três Fazendas. A Tatuzinho ficou famosa no Brasil inteiro, entre as quatro maiores do ramo no país, entregava aguardente com uma frota superior a 60 caminhões. Humberto D’Abronzo conquistou a simpatia popular na presidência do XV e para tanto montou times espetaculares. Conquistou a Taça dos Invictos (Gazeta Esportiva) e o acesso em 68 com jogadores de ótima qualidade como Claudinei, Neves, Hidalgo, Piau, Joaquinzinho, Zé Carlos, Eli Cotucha, Amauri, Piloto e os piracicabanos Proti e Varner. Armando Renganeschi, o argentino Renga era o técnico e, no interior, o XV não perdia para ninguém. Inclusive lotava estádios. Humberto D’Abronzo ficou conhecido como Presidente Tremendão por casa do chapéu de palha tonando-se uma figura pública querida. Com a fama crescente, foi chamado para a política piracicabana, mas descobriu que essa não era sua real vocação. Presidente educado e humilde, caiu nas graças de todos por causa da sua simpatia. Bons tempos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima