Linkado com: Amanda Stocco no Dia da Fotografia

Foto: Amanda Stocco

Uma das invenções mais fantástica da humanidade, a fotografia é celebra mundialmente em 19 de agosto. O Dia Mundial da Fotografia é uma referência à apresentação oficial do daguerreótipo – criado pelo francês Louis Daguerre em parceria com Nicéphore Niépce, que consistia em fixar uma imagem em uma placa de cobre revestida com prata, expondo a placa a cristais de iodo -, em uma reunião em 1839 como aquisição do governo francês. Era o início e tudo. E nesta edição O Canal da Lili está Linkado com Amanda Stocco no Dia da Fotografia. Amanda Raquel Stocco Amati, 32 anos, é fotógrafa profissional – realizou cursos desde 2004, com Everton Rosa, Evandro Rocha, Altair Hoppe, entre outros – e mamãe do fofo Théo Stocco, de 1 ano e um mês de idade. Acompanhe a entrevista:
Há quanto tempo você é fotógrafa e o que o te levou a escolher essa profissão?
Sou fotógrafa há18 anos. Tudo começou entre 2002 e 2003, quando uma vizinha trabalhava num estúdio e iria sair de férias. Eu iria apenas cobrir as férias dela, mas a brincadeira foi tão boa que fui contratada e comecei a gostar da coisa (risos). Fiquei lá até 2011. Em 2011, fiz parceria e virei assistente do meu caro colega de trabalho Juliano Amaral, e atualmente fazemos muitos eventos até hoje juntos e claro, tenho os meus clientes também.
Em tempos de fotos digitais, celulares com câmeras, o que mudou na elaboração de uma fotografia feita por profissional?
Para mim, o fato de ter muito acesso a fotografia digital e ter a acesso a celular melhorou. Tem muto cliente que gosta de fotografar, tem a fotografia como hobby e gosta de fazer fotografia no celular de comida, paisagem, fotografar pessoas. Então, com isso, os clientes acabam gostando de fotografia como um todo e valorizam a foto de um profissional. Já aconteceu, várias vezes, de ter clientes que dizem que adoram fazer fotos com o celular, mas que quando veem as nossas fotos lindas querem fazer conosco (fotógrafos). O fato de as pessoas estarem fotografando mais elas mesmas ou os outros, fez com que elas gostassem mais ainda de fotografia e valorizassem um fotógrafo profissional, que tem um olhar diferente, que é talentoso. Apesar de todo mundo hoje ter acesso à fotografia, isso fez com que as pessoas gostassem da fotografia como uma arte, admirando um fotógrafo como um artista.
As pessoas ainda procuram por álbuns fotográficos? Quem mais procura e para quais ocasiões?
Sim, essa procura é por casais, adolescentes. As ocasiões são: casamentos, aniversários debutantes, álbuns infantis e agora, muito em alta, batizados e gestantes.
Qual a importância da fotografia para você?
A fotografia é a minha vida. Desde a minha adolescência, todo meu trabalho foi a fotografia, desde o meu sustento. A fotografia é o que fez eu ser quem eu sou e como ganho meu dinheiro, como crio o meu filho, é o meu hobby, a minha inspiração, é a minha paixão. Fotografar é muito mais que uma simples foto, é você registrar momentos únicos através de uma lente.
SERVIÇO

Amanda Stocco: Instagran @amanda_stocco; e-mail [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima