Aula comemorativa: Piracicaba Rugby celebra 45 anos

O esporte é bastante democrático, pois cada posição demanda um perfil – Foto: Arquivo Piracicaba Rugby

Em 2021 o time Piracicaba Rugby celebra 45 anos e cinco anos como Associação Esportiva. Para marcar a data, estão previstas algumas ações nesse segundo semestre. A ideia é celebrar divulgando o esporte, em especial em escolas, uma vez que as aulas foram retomadas nesse segundo semestre. A partir de agosto, o Clube oferecerá a instituições de ensino públicas e privadas uma aula sobre o rugby. De acordo com Simone Dias Lantana, diretora de relações públicas do Piracicaba Rugby, a ideia é difundir o esporte para o público infantil e assim despertar o interesse pela prática ao longo dos anos.
Chamado de Aula Comemorativa Piracicaba Rugby, o projeto tem cunho didático e fornece informações para compreender o esporte e suas regras. A ação funcionará da seguinte forma: durante uma aula, de educação física por exemplo, uma equipe de atletas ou membros do Piracicaba Rugby, junto do professor responsável, ministrará a aula, trazendo um pouco do esporte e organizando vivências.
Para as escolas que estejam on-line, há a possibilidade de fazer de maneira remota por vídeo conferência. As escolas interessadas em receber o Piracicaba Rugby devem entrar em contato através da página do Instagram do clube: @piracicabarugby.
O esporte é bastante democrático, pois cada posição demanda um perfil, possibilitando que pessoas com tipos físicos e habilidades diversos encontrem espaço para jogar. “Há espaço para quem é alto, baixo, mais magrinho ou mais gordinho. Para quem tem como característica a força ou a agilidade ou resistência… Cabem diversos tipos em um único time”, explica Lantana.
Hoje o clube Piracicaba Rugby agrega atletas divididos nas categorias infantil, juvenil, adulto masculino e feminino, além dos jurássicos (grupo de atletas master). “Os treinos ainda não foram retomados, mas estamos em fase de planejamento para que isso ocorra de maneira segura”, explica Alexandre Sakavicius, presidente do Piracicaba Rugby.
JUBILEU 

O Piracicaba Rugby, em parceira com o MudaPira, realizará uma ação em setembro de cunho ambiental. O MudaPira é um movimento social aberto que tem como objetivo mobilizar a comunidade para cuidar do espaço público melhor. Uma de suas ações foi o primeiro campo adaptado de rugby em uma praça da cidade, a Praça das Corujas. Além disso, o clube também planeja um drive-thru ou uma campanha de arrecadação de brinquedos para o Dia das Crianças em outubro. “Estamos em busca de parcerias que queiram se associar aos valores do rugby para viabilizar ações que promovam cuidado e solidariedade”, explica Sakavicius.
HISTÓRIA 

Fundado em 1976, o time teve início com um grupo de universitários da Esalq/USP. Inicialmente, o time chamava-se Rugby Luiz de Queiroz e integrava alunos e membros da universidade. Durante anos esse time participou de inúmeras competições e conquistou títulos estaduais e nacionais. Em 1997, deu início ao time feminino, embora ainda vinculado restritamente à Esalq. Nos anos 2000, com o aumento do interesse por parte de atletas da cidade, o time passou a reunir esforços para expandir seus treinos aos piracicabanos. Isso levou a mudanças administrativas e de nomenclatura. Em 2009, o time passou a se chamar Piracicaba Rugby. Em 2016, foi fundada a Associação Piracicaba Rugby e desde então concentra-se em promover o esporte, bem como ações solidárias na cidade. Em 2019, conquistou pela primeira vez o título de campeão paulista, subindo para série C do campeonato.

2 comentários em “Aula comemorativa: Piracicaba Rugby celebra 45 anos”

  1. Joaquim H Cunha Filho

    Tive contato com Rugby há cerca de 3 anos atrás pelo interesse de meu filho, então com 6 anos (hoje tem 9 anos de idade). É um esporte que conecta e integra pai e filho mais que qualquer outro.
    É um esporte que, mais que sua parte atlética, muito completa, também se mostra um esporte mental que trabalha com as crianças valores de respeito, disciplina, solidariedade e coragem, ou seja, tudo que um pai quer que esteja arraigado não personalidade de seu filho é o transforme em um Ser Humano do Bem.
    Rugby foi e está sendo uma grata surpresa, absolutamente positiva, por isso convido a todos os pais, que tragam seus filhos, assim que possível, para conhecer o rugby. É experimente esses benefícios para você, seu filho é sua familia.
    Fica o convite.
    Joaquim Cunha (Pai do José Henrique, Sub-09 do PiraRugby)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima