BRASILIANA

Então olhei para o campo e ví o Brasil …
– Quero saber apresenta:

“… representantes do Programa Estadual de Sanidade das Abelhas do Estado de São Paulo, as médicas veterinárias Maria Carolina Guido e Renata Sordi Taveira participaram, na quinta feira, 5 de agosto, no Parque Fernando Costa, no município de Bragança Paulista de reunião com o médico veterinário Leandro Ratte de Oliveira, responsável pelo Serviço de Inspeção Municipal e 17 apicultores – cerca de 2/3 dos associados da Associação de Apicultores da Região Bragantina. A reunião contou com a presença do Secretário Municipal de Desenvolvimento dos Agronegócios, Aniz Abib Júnior, que agradeceu a presença das representantes da Secretaria de Agricultura e Abastecimento para realizar a orientação e esclarecimentos aos apicultores da região e se colocou a disposição para auxiliar na regularização dos produtores. “Vale ressaltar que o cadastramento, além de obrigatório, é necessário para garantir a rastreabilidade dos produtos, a identificação e mapeamento do número de produtores e colmeias do Estado e o controle de doenças e pragas das colmeias”, disse Renata Sordi Taveira…”

* É importante a produção de mel no Brasil?
* Garantir a rastreabilidade é dever dos órgãos do Estado?
* É preciso controlas doenças e pragas?

A ação conjunta da Defesa Agropecuária com a Prefeitura Municipal de Bragança Paulista busca promover o crescimento e o fortalecimento da cadeia apícola da região – Foto: Divulgação

O mel é um alimento antigo e importante para o corpo humano. O objetivo desta iniciativa da Secretaria da Agricultura visa o aumento da produção, o fortalecimento da cadeia apícola e também garantir a rastreabilidade do produto: mel, com a identificação, o mapeamento. Também está a necessidade de controlar pragas e doenças. A produção do mel no Brasil vem alcançando altos índices de crescimento: entre 2009 e 2010, o crescimento foi de 30%, já entre o ano de 2010 e 2011 o crescimento foi de 24%. Na América Latina, os maiores produtores são a Argentina o 3º produtor mundial, o México que é o 9º e o Brasil que é o 11º com uma produção em 2018 de 42,3 mil toneladas de mel.

– Por hoje é isto. Boa semana, com paz e harmonia, forte abraço e até a próxima Brasiliana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima