Piracicaba celebrou 254 anos com atividades diversas

Prefeito Luciano participou da cerimônia solene ao aniversário do município no Marco da Fundação de Piracicaba – Foto: Divulgação

Piracicaba completou 254 anos em ritmo de festa, nesse domingo (1º), com uma programação especial promovida pela Prefeitura de Piracicaba. Atividades culturais, de esporte, lazer, meio ambiente e saúde marcaram o aniversário da cidade, seguindo os protocolos sanitários devido à pandemia. Pela manhã, foi realizada cerimônia solene de aniversário no Marco da Fundação de Piracicaba, no Engenho Central, que contou com a presença de autoridades do município, entre elas o prefeito Luciano Almeida, e teve como abertura saltos de paraquedistas com as bandeiras do Brasil e de Piracicaba, parceria com a empresa Skydivethru Paraquedismo.

“É uma honra participar da cerimônia solene ao aniversário de 254 anos de Piracicaba e fazer parte desse momento com esperança. Que a nossa cidade continue se desenvolvendo, fazendo o que sempre fez de melhor, que é ser vanguarda, ser inovação, que está sempre à frente do seu tempo. Passando essa fase difícil que foi esse último ano e meio, começaremos nossa nova história, com retomada do desenvolvimento econômico e retomada das aulas, que são tão importantes. E convido a todos, para juntos, construirmos esses próximos anos da nossa cidade”, afirma Luciano Almeida.

LUZES

Ainda na noite de ontem, o Elevador Turístico Panorâmico ganhou um show de luzes, por meio de ação da Semdettur (Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo). A iluminação continuou nessa segunda (2), e segue nesta terça-feira (3), das 18h até a meia-noite. Foram instalados 46 movings Heads Beam, equipamentos utilizados para efeitos visuais, e 70 refletores par Led rgbw para colorir.

O Hino Oficial de Piracicaba também ganhou espaços especiais no aniversário do município. Uma releitura do hino ficou por conta da Orquestra Sinfônica de Piracicaba junto à cantora Aninha Barros, por meio de homenagem da Prefeitura, Semac (Secretaria da Ação Cultural) e da Câmara de Vereadores de Piracicaba. Já uma gravação de César e Paulinho e mensagem aos piracicabanos, alusiva ao aniversário, foram veiculados em um avião que percorreu toda a cidade no período da manhã, ação em parceria com a Pipa Propaganda Aérea.

Remetendo ao cuidado com o meio ambiente, a Prefeitura, por meio da Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente), também realizou no domingo o plantio de 254 mudas de árvores nativas, no Ecoponto do Jardim Oriente. Entre as espécies estão angico, cedro-rosa, aroeira, jatobá, pau-marfim, ipê-amarelo, branco, roxo, coração-de-negro, pau-jacaré, entre outras.

O Parque da Rua do Porto foi ponto de atividades esportivas e de saúde, promovidas, respectivamente, pela Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras) e Secretaria Municipal de Saúde, e palco para apresentação do Quarteto de Cordas. Diversos outros locais da cidade também receberam atividades, como o Show Dog com animais treinados pela Guarda Civil na Praça José Bonifácio e a distribuição de máscaras, doadas à Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social) pelo Simespi (Sindicato Patronal das Indústrias), no Centro Comunitário Jardim São Paulo, por meio da campanha #PiraNaMáscaras.

Também marcou o aniversário da cidade a visitação ao Zoológico Municipal de Piracicaba e ao Parque Paraíso da Criança, e outras apresentações musicais, como o show Canta Piracicaba, do violeiro Mazinho Quevedo, no Teatro do Engenho.

AGOSTO

A celebração dos 254 anos de Piracicaba continua durante todo o mês. O espetáculo teatral Paixão de Cristo de Piracicaba já começou ontem e segue com exibição online até quarta-feira, 04/08, com acesso gratuito, às 20h, pelo canal www.youtube.com/c/Guarantã. Apresentações de balé da apresentação da Companhia Estável de Dança (Cedam) nos dias 03/08 (somente para convidados) e 05/08 (aberto ao público), às 14h30; e do Studio 415 Ballet, no Teatro do Engenho, nos dias 28/08, às 14h30, e em 29/08, às 12h30. Show com Aninha Barros em 06/08, às 20h, no Teatro do Engenho. E concerto com a Orquestra Sinfônica de Piracicaba em 28/08, às 16h e 19h, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto.

Saúde, habitação e assistência também terão outros eventos durante o mês de agosto. Em 11/08, às 17h, ocorrerá a cerimônia de entrega das matrículas dos imóveis para famílias do Tatuapé e do Guamium 2, no Auditório do Centro Cívico (Prefeitura). Em 17/08, às 9h30, será feita a entrega da obra do Anexo à UPA Piracicamirim, com 42 novos leitos de enfermaria e UTI. De 25 a 27/08, das 9h às 12h, ocorrerá a Conferência Municipal de Assistência Social – Tema nacional 2021: Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social. O evento será presencial e on-line.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima