CCZ retoma agendamento para castração de cães e gatos

O CCZ fica a rua dos Mandis, s/n°, no Jardim Jupiá – Foto: Felipe Poleti/CCS

Após quatro meses suspenso, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), por meio do Canil e Gatil Municipal, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, retoma o agendamento de castração a partir desta quarta-feira (4). Nesta terça e na quarta, os servidores do Centro realizarão as castrações dos cerca de 90 animais que já estavam com o procedimento agendado antes da suspensão. Os tutores destes animais estão sendo comunicados sobre o reagendamento das cirurgias pelos funcionários do CCZ. É importante lembrar que neste período, a Prefeitura garantiu o tratamento dos animais acolhidos e casos de urgência e emergência.

O secretário de Saúde, Filemon Silvano, reforça que os procedimentos haviam sido suspensos devido à pandemia do coronavírus, pois estavam em falta no mercado, para reposição, medicamentos e insumos que são utilizados para o procedimento como anestésicos e relaxantes musculares que também são utilizados em humanos na rede de Saúde. “A pandemia ainda não acabou e a situação merece devida atenção mesmo com o número de novos casos e óbitos estejam reduzindo a cada dia. Apesar disso, não poupamos esforços para conseguir uma alternativa de retomar o agendamento das castrações. Tivemos apoio de protetores e pessoas ligadas ao bem-estar animal que doaram parte da medicação que necessitávamos e na última sexta-feira (30), recebemos o que estava faltando. Assim, rapidamente já começamos as ações para retomada das cirurgias”, disse.

De acordo com a coordenação do CCZ, inicialmente serão realizadas uma média de 30 cirurgias por dia, dividida entre cães e gatos, sendo 20 pela manhã e dez à tarde. O meio para fazer o agendamento permanece como estava, ou seja, deve ser feito pelas unidades de saúde da Atenção Básica: Crab (Centro de Referência à Atenção Básica), USF (Unidade de Saúde da Família) e UBS (Unidade Básica de Saúde), bem como pela Centrus (Central de Relacionamento com o Usuário SUS).

Os interessados pelo serviço público devem estar cadastrados na USF do bairro em que residem e ir pessoalmente fazer o pedido. A matrícula na unidade pode ser feita no momento do agendamento da castração, mediante apresentação de CPF, RG e comprovante de endereço recente, com no máximo de três meses.

O serviço funciona como no agendamento de consulta médica: a pessoa chega à unidade de referência e solicita a castração. A demanda é lançada no sistema pela atendente com dia e hora da cirurgia já confirmados. Ao término do agendamento, o responsável pelo animal recebe o protocolo com as orientações sobre o procedimento pré e pós-operatório.
APOIO

Incentivadora do bem-estar animal, a vereadora e protetora Alessandra Bellucci também foi uma das responsáveis pela retomada das castrações na cidade. “A volta da castração é a retomada de várias ações em prol aos animais em uma única ação. Castrar é evitar abandono, maus-tratos, animais na posse de tutores irresponsáveis, animais nas ruas. Agora é arregaçar as mangas e correr atrás dos que buscam o bem-estar. Uma grande força-tarefa é esperada para que os que ficaram sem esse benefício possam agora, usufruir”, disse.

Ainda de acordo com a protetora, a luta pelo bem-estar animal continuará junto ao Poder Público, “para que em menos tempo, com mais rapidez, possamos alcançar mais vidas que precisam ser esterilizadas”. “Já estou com uma indicação pronta para apresentar na Câmara dos Vereadores, a ponto de que, com ela, possamos chegar aos animais mais carentes e distantes. Foram muitas conversas, buscas de fornecedores e finalmente, tudo está retornando”, completou.

FUNCIONAMENTO

Desde domingo (1º), os serviços prestados no CCZ funcionam em novo horário, sendo: de segunda a sexta, das 7h às 16h, aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h. O Centro fica a rua dos Mandis, s/n°, no Jardim Jupiá. Mais informações, pelo telefone: (19) 3427-2270.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima