Linkado com: prefeito Luciano Almeida no aniversário de 254 anos de Piracicaba

Prefeito Luciano Almeida: “a pandemia é um dos desafios que estamos atravessando” – Foto: Christiano Diehl Neto

O Lugar onde o peixe para – tradução para Piracicaba – comemora 254 anos de fundação neste domingo, 1º de agosto. De povoado à freguesia – em 1774 o local tinha apenas 230 habitantes -, passando em 1821 à categoria de Vila, quando tornou-se Vila Nova da Constituição, somente em 24 de abril de 1856 tornou-se cidade e, em 1877, por petição do então vereador Prudente de Moraes – mais tarde seria primeiro presidente civil do Brasil -, o nome foi oficialmente mudado para Piracicaba. E para falar da Noiva da Colina, ninguém melhor que o prefeito da cidade. Eleito em plena pandemia do novo coronavírus, o empresário Luciano Almeida, 54 anos, é formado em Administração de Empresas pela Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) e pós-graduado em Administração e Gestão de Negócios Internacionais pela Universidade de Berkeley (EUA). Casado com a educadora física Andrea Cristina Alves Mattedi de Almeida, 54, e pai de Luciano Filho, 27 anos, e Beatriz, 24 anos, Luciano Almeida também é vice-presidente de Recursos Hídricos do Consórcio PCJ e presidente dos Comitês Federal e Estadual do PCJ. Confira a entrevista:

Piracicaba é uma das cidades mais importantes do Estado de São Paulo, pela economia local, instituições acadêmicas. Como tem sido para o Sr. administrar Piracicaba num momento tão difícil como o imposto ao mundo pela pandemia?

Estamos vivendo uma grande transição, então, a pandemia é um dos desafios que estamos atravessando, mas temos outros, como as consequências das mudanças climáticas, que entre outros problemas, nos apresentam uma severa crise hídrica, ou seja, temos que administrar Piracicaba em meio ao cenário de pandemia e mais uma série de condições impostas pelo meio ambiente. É um desafio ao qual nos propusemos. E a gestão de uma cidade exige planejamento para o agora, para um futuro breve e para daqui a 20, 30 anos. Assim, algumas medidas precisam ser tomadas e são medidas sem arrependimento e não há como nos distanciarmos delas. Por isso, de imediato, definimos a visão e a missão da Prefeitura de Piracicaba. Sendo a Visão, ser conhecida nacionalmente pela excelência na prestação de serviços ao cidadão, por proporcionar ações de amplo impacto socioeconômico, respeitando o meio ambiente e a cultura local. Já a Missão é fomentar o desenvolvimento sustentável, visando a melhoria da qualidade de vida por meio da prestação de serviços de excelência e a participação dos cidadãos. Então, já temos os principais pilares que norteiam a nossa gestão e estamos trabalhando para  imprimir nestes quatro anos de governo, projetos que tornem Piracicaba um polo de inovação, tecnologia, uma cidade com qualidade de vida, uma das melhores do interior do Estado de São Paulo para viver. Estamos atuando no combate à Covid-19 de forma efetiva e, para isso, temos a construção do prédio anexo à UPA Piracicamirim, com 42 novos leitos; implantação do Projeto Respirar, que já beneficiou mais de 3.400 pacientes monitorados pela Atenção Básica; vacinação de mais da metade da população contra a Covid-19, com a 1ª dose ou dose única e outros projetos e parcerias que têm viabilizado melhorias para a população neste momento de pandemia.

No período pós-pandemia, quais são os principais projetos a serem desenvolvidos em Piracicaba?

No pós-pandemia, estamos nos preparando para um cenário com a economia recobrando o fôlego, empresas contratando, setor de serviços aquecido e, com a população plenamente vacinada, esperamos dar sequência aos trabalhos que estamos desenvolvendo em Piracicaba. Além do incremento de cursos profissionalizantes e de qualificação, a fim de deixar a mão de obra local preparada para a empregabilidade. Só no primeiro semestre, foram 1.748 vagas preenchidas para cursos de qualificação. Neste contexto, teremos a retomada das aulas presenciais com os profissionais de educação, vacinados e a estrutura de ensino preparada para recebimento dos alunos, seguindo todos os protocolos de saúde. Enfim, nosso grande desafio é buscar soluções tecnológicas que aprimorem os serviços públicos, melhorem o dia-a-dia da população e gerem emprego e renda.

Cada vez mais, gestores públicos, políticos utilizam redes sociais como aproximação à população. E neste momento de polarização, no qual muitos literalmente brigam e se ofendem nas redes, como o Sr. lida com tudo isso?

A população é soberana, a escolha do povo precisa ser respeitada, então temos que lidar com as demandas da população para que o município se beneficie e para que todos tenham uma cidade melhor. As informações de qualidade e com conteúdo transitam hoje, entre um cenário de fake news e notícias plantadas com fins duvidosos, mas é preciso que a comunicação seja efetivamente produzida para os cidadãos, seja pelos canais digitais, impressos e outras mídias e eu procuro me cercar de fontes seguras, profissionais competentes e oferecer conteúdo de qualidade, evitando todo e qualquer canal que gere dúvidas ou inverdades.

Qual é notícia que o prefeito gostaria de dar à população, mas ainda não é possível e o que está sendo feito para que isso aconteça?

A notícia que gostaria de dar é: Toda a população de Piracicaba está imunizada contra a Covid-19. E, o melhor é que daremos essa notícia em breve. Estamos trabalhando para isso, como já disse, agilizando os processos para que a vacinação seja ainda mais rápida.

SERVIÇO

Redes sociais do prefeito Luciano Almeida – Facebook e no Instagram: lucianoalmeidaoficial e @lucianoalmeidaoficial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima