Notícias +

PRIMEIRA
A Pinacoteca Municipal ainda este ano irá para o Engenho Central. O prefeito Luciano Almeida ao lado do secretário Adolpho Queiroz tratou do caso com extremo cuidado, se preocupando com todos os detalhes. Verificou número de presenças diárias na Pinacoteca, atualmente no chamado Jardim da Cadeia, na rua Morais Barros e constatou que o público só se faz presente quando de eventos pontuais. Chamou para conversar os arquitetos João Chadad e Walter Naime, que décadas passadas trabalharam no projeto da Pinacoteca. Mandou que fossem estudadas as necessidades para o Engenho Central receber a Pinacoteca e mandou para a capital paulista secretários para conhecer a de São Paulo. A ideia a médio prazo, é tornar o Engenho Central polo cultural, local perfeito para centralizar a cultura piracicabana. O dinheiro para as novas instalações sairá de uma decisão do governador João Doria, que na sua recente visita a Piracicaba, atendeu o prefeito piracicabano e garantiu 800 mil reais para as obras. No lugar da Pinacoteca (Rua Morais Barros), deverá se instalar a Polícia Federal, que estaria planejando voltar para Campinas, com Piracicaba deixando de ser sede regional. Quanto a Biblioteca Municipal, ela também irá para o Engenho Central, mas somente em 2022. A Pinacoteca se instalará no Armazém 14 e a Biblioteca, nos fundos, lado da Ponte do Morato.

 

CHAMADAS INDESEJÁVEIS
Coisa chata (e absurda), é o seu celular tocando o dia inteiro, cujas ligações são inoportunas e indesejáveis, com gente oferecendo produtos que não te interessa. Você diz não, mas amanhã, depois e depois, a ligação se repete. Existe banco que, ao não conseguir o contato, por conta própria, envia cartão de crédito e credita dinheiro em sua conta, que você, naturalmente terá que restituir (pagamento mensal) com juros. Por que esse drama não tem solução?

 

LEMBRANDO DELE
Amanhã, 29, dia dos parabéns a Roberto Morais, data do seu aniversário. Naturalmente, seus familiares e amigos e admiradores não vão esquecê-lo. Roberto Morais é representante de Piracicaba e Região desde 1999, depois da Noiva da Colina permanecer durante 12 anos sem um político na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Radialista, antes passou pela Câmara Municipal, onde conseguiu a maior votação já vista na cidade. Quem convive com Roberto Morais, conhece sua lealdade. Muita saúde a Roberto Morais.

 

SEMÁFOROS NECESSÁRIOS
Tem quem não goste. Tal qual lombada ou mesmo moderador de velocidade, o semáforo acaba se tornando indispensável. Ele disciplina e lhe dá a certeza de poder passar por um cruzamento com segurança. Aliás, faz falta um no cruzamento da Governador com a Regente Feijó, que facilitaria para os veículos e pedestres, local de grande movimento, inclusive de acesso ao Supermercado Assaí.

 

FALTAM DOIS
O XV já contratou um time inteiro para a Copa Paulista que começará em setembro. Para todas as posições, inclusive achando o famoso meia pensante. Aliás, chegaram dois para a camisa 10. Por outro lado, está faltando o centro avante e o 9 também é indispensável. Faz gols e garante opção tática. Em Piracicaba, o XV vai jogar sempre às 17 horas.

 

SEMPRE OPORTUNA
A Associação Comercial e Industrial de Piracicaba rotineiramente oferece palestras aos seus associados. E, todas apropriadas para determinados momentos. Por isso, a ACIPI em parceria com o Sebrae, acertou para o dia 4 de agosto, quarta-feira, às 19hs30, palestra (gratuita online) com Regina Silmara de Souza que focará “A Revolução do Varejo”. Pergunta da docente Silmara: “Você tem certeza de estar preparado para o Dia dos Pais?”. Informações pelo fone 3417-1766 ou pelo WhatsApp 99806-9717.

 

OUTRO SUPERMERCADO
Um dia acabou o estádio “Roberto Gomes Pedrosa” (campo do XV). Também terminou a história do “Dr. Kok”, campo do Atlético. Agora, chega ao fim o Palmeiras na Cidade Alta. Ocupando um quarteirão quadrado, foi negociado por 13 milhões de freais de reais e, a exemplo dos outros dois, ali também surgirá um supermercado. Promete-se o novo Palmeiras no bairro Água Branca, num terreno de 36 mil metros quadrados. Conferir se a obra seria ou não rentável, seria o correto? Afinal, são muitos os clubes enfrentando dificuldades financeiras.

 

NUNCA IGUAL
A pandemia deixa também em Piracicaba, marcas profundas, que jamais serão esquecidas. Dor para sempre. Dezessete meses de sofrimento, que se repetem a todo instante, com conhecidos, amigos, parentes perdendo a vida. Diariamente temos que lamentar, nos surpreender com alguém conhecido que se despede de forma incomum, que ainda não conseguimos entender e, muito menos aceitar. Até quando? É a pergunta de todos.

 

PERFREITAMENTE NATURAL
Assim era nos tempos de Barjas Negri e continua na administração Luciano Almeida: opiniões prós e contra. Faz parte da política, da democracia, do sentimento humano. Completados apenas 200 dias de um novo governo, quem é da situação diz que tudo caminha como o esperado e, quem é da oposição, diz que ainda nada surgiu de diferente. Não seria o certo deixar rolar, respeitar o resultado das urnas, entendendo que cada um tem a sua vez? Só que não se consegue. Palpitar é ofício.

 

O RETORNO
As aulas na rede municipal de ensino de Piracicaba vão recomeçar. Segunda-feira 2 de agosto é o dia. Mistura de ansiedade e preocupação. Mas, a verdade é que precisa voltar. O prejuízo já é enorme, incalculável, para o futuro da criança ou do estudante. Naturalmente, com todos os cuidados necessários. Também que se preocupem com a estrutura de apoio a todos: crianças, professores, funcionários, pais ou responsáveis. Principalmente o emocional. Ainda, muitas são as dúvidas e consequentemente os receios. Só que é impossível esperar mais. Já passou dos limites.

 

FOCO

Débora Teixeira Oliveira é assessora de Comunicação do Serviço Municipal de Água e Esgoto. Competente e dedicada, exerce a função no Semae desde 2013, antes passando pelo Centro de Comunicação Social da Prefeitura Municipal. Sua atual rotina: trabalhar e estudar. É isso mesmo. Já formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo na Unimep (turma de 207), busca mais um diploma, devendo se formar ainda este ano em Arquitetura e Urbanismo. Nota 10 para a Débora.

 

ÚLTIMA
Romeu Italo Ripoli tinha extremo cuidado ao montar sua diretoria e também o Conselho Deliberativo do XV de Piracicaba. Dizia precisar de lealdade. O CD tinha nomes ilustres, personalidades importantes da sociedade, que inclusive colaboravam com o caixa do clube. As reuniões do referido conselho viravam atrações e quando da presença da imprensa e também torcedores, Rípoli colocava em ação suas precauções, orientando quem deveria presidir a reunião. Para aprovar matéria comum, a rotina mandava que os favoráveis permanecessem sentados e quem não concordava tinha que se levantar. Pois bem. Quando de tema polêmico e o interesse era pela não aprovação, subitamente mudava-se a ordem: “Os que aprovam fiquem em pé e os contrários permaneçam sentados”. Tática que dava certo, pois os votos necessários, antecipadamente recebiam o recado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima