Águas de São Pedro comemora 81 anos com projetos para fortalecer o Turismo

Fundada no dia 25 de julho de 1940 por Octávio de Moura Andrade, Estância Hidromineral festeja aniversário com programação on-line

Daniella Oliveira
[email protected]

Pequena, tranquila e cheia de charme. É assim que muitos moradores e turistas de Águas de São Pedro definem a Estância Hidromineral que completa 81 anos neste domingo (25). Fundada por Octávio de Moura Andrade em 25 de julho de 1940, a cidade de aproximadamente 3.450 habitantes e 3.612 km² de extensão é conhecida por suas fontes de águas termais e qualidade de vida. Para festeja o aniversário neste período de pandemia, a prefeitura preparou uma programação especial on-line.

O prefeito da cidade, João Victor Barboza, parabenizou o município que ele chama de pequeno paraíso. “Temos orgulho da trajetória de Águas de São Pedro e por sua importância no cenário nacional e internacional. Infelizmente, estamos vivendo um momento crítico por conta da pandemia e muitas ações tiveram de ser interrompidas. Mas nosso trabalho é sempre visando o bem-estar da população e promovendo iniciativas que possibilitam melhor qualidade de vida para o cidadão. E hoje Águas de São Pedro completa mais um ciclo: com um novo olhar e a certeza de que ainda tem muita coisa boa por vir. Parabéns a este pequeno paraíso! Desejo prosperidade, saúde e progresso para nossa gente”.

Quando se fala sobre a história do município, o advogado Antonio Falcão de Moura Andrade diz que Águas de São Pedro é fruto do encontro das águas minerais com seu falecido pai, Octávio Moura Andrade, que decidiu criar uma nova cidade para que este elemento de cura fosse colocado à disposição dos homens.  Além das águas descobertas por volta de 1920, como as fontes da Juventude, Gioconda e Almeida Salles, o fundador pensou num projeto de urbanização, com ajuda do engenheiro Jorge de Macedo Vieira.

“Águas de São Pedro é a melhor cidade que existe para morar. Por conta de sua qualidade de vida e por sua proximidade com Piracicaba, temos esse sucesso garantido por 81 anos”, disse Andrade, ao ressaltar a importância da integração regional. “Meu pai sempre dizia que Águas é o melhor bairro de Piracicaba, e por isso eu reforço a importância dessa integração com os municípios da região”.

Fotos: Daniella Oliveira

Secretário de Turismo fala sobre projetos

De acordo com o secretário de Turismo, Esportes e Thermalismo de Águas, César Siboldi, que também é presidente da Região Turística Serra do Itaqueri, existe um trabalho da atual administração em recuperar o prestígio do Turismo da cidade, que já foi referência regional, estadual e nacional por conta das águas medicinais.

“Com o passar dos anos houve uma falta de planejamento e de investimento por parte do poder público e também por parte da iniciativa privada, isso fez com que a cidade perdesse espaço para outras cidades da região turisticamente falando”, disse, ao ressaltar que esse cenário está mudando. “A administração do prefeito João Victor Barboza vem fazendo um trabalho diferenciado, com muito foco e um planejamento voltado ao resgate desse prestígio turístico”.

Entre as diversas proposta que serão desenvolvidas para fortalecer o turismo, o secretário destacou um projeto de marketing voltado à divulgação da importância e representatividade as águas minero medicinais e seu poder de cura para inúmeras doenças; o projeto do Museu da História da Cidade, que deve proporcionar um ganho histórico, cultural, pedagógico e turístico; projeto de aquecimento solar e energia fotovoltaica para o SPA e demais prédios públicos; o App Destinos Inteligentes para facilitar a consulta da informação pelos turistas e divulgação do comércio e da hotelaria local; e o App SPA Thermal, para consulta, compra e agendamento de diversos serviços de saúde, estéticos e corporais prestados no SPA.

Além de um projeto de sonorização permanente da Avenida Carlos Mauro e Boulevard, Siboldi citou a instalação de totens na mesma avenida para interagir com o App Destinos Inteligentes e com o App do SPA Thermal. Projeto de Rotas Turísticas elaborado pelo poder público e iniciativa privada de seis cidades de Serra do Itaqueri, reformas de pontos turísticos como a Fonte Almeida Sales, Fontanário, Relógio do Sol e Torre Balloni também estão no pacote.

Programação especial de aniversário

Por conta das restrições com a pandemia, todos os eventos para comemorar os 81 anos da cidade acontecerão nas plataformas on-line e oficiais da prefeitura.  No domingo (25), acontece a sessão solene, a partir das 10h15, com transmissão na página do facebook da prefeitura (https://www.facebook.com/PrefeituraMunicipaldeAguasdeSaoPedro/). No mesmo dia, às 10h, a abertura da live especial de aniversário será comandada pelos apresentadores Clodoaldo Santos e Rico Veneno. Os eventos ao vivo também serão transmitidos pelo youtube, no link: https://www.youtube.com/channel/UCjev17Jwq0Nfz4OCA-GOkQw.

Confira as atrações do dia 25:
10h – Abertura da live especial de aniversário, com apresentação de Clodoaldo Santos e Rico Veneno
10h15 – Sessão solene – ato  ecumênico
11h – Live da banda Chorões da Velha Guarda
12h15 – Live da Banda Fly High
13h15 – Live da Banda JJ & Seus Rapaizinhos
14h – Live do Derico (Programa Jô Soares) e Diego Figueiredo Violinista
15h – Entrega do bolo (realização da Secretaria de Promoção Social)
16h – Surpresa vista do céu pela avenida Carlos Mauro (presente de 81
anos)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima