Transporte público: Bebel debate a retomada entre Piracicaba e Saltinho

Na reunião, foram discutidas alternativas para solucionar a situação, que vem prejudicando cerca de 300 usuários por dia – Crédito: Divulgação

A deputada estadual Professora Bebel (PT) se reuniu com o prefeito de Saltinho, Hélio Franzol Bernardino, e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Urbano de Piracicaba, João Soares, quando debateu ações visando reestabelecer o transporte público entre Piracicaba e Saltinho, que foi interrompido por determinação da Artesp (Agência Reguladora do Transporte do Estado de São Paulo), no início do mês passado. O encontro foi no gabinete do prefeito de Saltinho, na tarde de terça (20), quando foi estabelecido que será agendada uma reunião com o prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida, para buscar uma solução conjunta até que seja aprovada e entre em vigor a implantação da Região Metropolitana  de Piracicaba, o que possibilitará a retomada do transporte entre os dois municípios. O vice-prefeito de Saltinho, Evandro Pereira, também participou da reunião.

A suspensão do transporte entre os dois municípios foi determinada pela Artesp com a alegação de que o transporte suburbano não pode atender a dois municípios. No entanto, esta medida, tanto a deputada como o prefeito de Saltinho argumentam  que está prejudicando cerca de 300 usuários diariamente, a maioria moradores de Saltinho.

Uma proposta colocada na reunião para solucionar esta situação foi de o prefeito de Saltinho viabilizar o transporte dos usuários até a Usina Santa Helena, onde fica a divisa do município com Piracicaba. Com isso, os passageiros pegariam o circular do transporte urbano de Piracicaba, que circula até aquele local. Para isso, seria necessária a construção de um abrigo, que de acordo com o prefeito Hélio Bernardino poderá ser viabilizado.

O sistema de transporte entre os dois municípios vinha sendo realizado há quase 30 anos, mesmo depois que Saltinho se emancipou político-administrativamente de Piracicaba. “A interrupção desse serviço pegou a todos de surpresa e isso está penalizando os usuários”, de acordo com o prefeito, que gostou da participação da deputada Professora Bebel na busca de uma solução para garantir o transporte público entre os dois municípios.

Com a interrupção do transporte, os usuários passaram a se deslocar até Piracicaba em ônibus intermunicipal, e quando chegam à cidade são obrigados a pagar mais uma passagem para se locomover até os bairros. “Isso é muito penoso para o trabalhador e temos que buscar uma solução para resolver esta situação”, disse Bebel.

Bebel destina R$ 100 mil para a saúde em Saltinho

A deputada estadual Professora Bebel (PT) se reuniu terça (20) com o prefeito da cidade de Saltinho, Hélio Franzol Bernardino, quando anunciou a destinação de R$ 100 mil à Prefeitura da cidade para utilizar no custeio do setor de saúde.  O recurso é fruto de emenda parlamentar indicada pelo mandato popular da deputada Professora Bebel, aprovada pela Assembleia Legislativa, e que agora está sendo encaminhado à Prefeitura de Saltinho.

A deputada estadual Professora Bebel (PT) conta que o seu mandato popular na Assembleia Legislativa de São Paulo estabeleceu a necessidade de apoiar as prefeituras, como é o caso de Saltinho, para melhoria no atendimento da população atendida pelo SUS. A deputada também colocou seu mandato popular à disposição da população saltinhense.

O prefeito, que estava acompanhado do vice-prefeito, Evandro Pereira, agradeceu o apoio da deputada Bebel ao município. “Deputada, muito obrigado por essa emenda parlamentar, que é muito importante para o nosso município. É um valor que tem muito significado para nós, já que estamos precisando”, disse Hélio Franzol Bernardino.

A Professora Bebel, que é natural de Piracicaba, foi eleita deputada estadual no ano de 2018 com 87.169 votos, disse que “me sinto muitíssima honrada em poder contribuir com a população de Saltinho,  na melhoria do serviço de saúde”, declarou ela, que na Assembleia Legislativa de São Paulo preside a Comissão de Educação e Cultura, além de ser a Procuradora da Mulher daquela Casa. Bebel também é presidenta da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo de São Paulo), membro da Executiva Nacional da CUT (Central Única dos Trabalhadores) e foi secretária-geral da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) e atualmente é a líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima