Regiões de Piracicaba: delegados escolhem demandas do Orçamento Participativo

O prefeito Luciano Almeida, durante o Congresso do OP, no Teatro Erotides de Campos, sábado (17) – Crédito: Eleni Destro

Saúde, segurança, educação, infra-estrutura, saneamento, meio ambiente, esporte, lazer, cultura, trânsito… Nenhuma área ficou de fora na escolha das demandas do Orçamento Participativo (OP), no Congresso realizado sábado (17), no Teatro Erotides de Campos, Engenho Central. No encontro, os delegados de cada uma das seis regiões do OP – Centro, Leste, Oeste, Norte, Sul, Rural – votaram em 10 demandas cada, totalizando 60, que agora seguem paras as respectivas secretarias municipais.

O Congresso, organizado pela Secretaria Municipal de Governo, ocorreu das 8h30 às 12h30. Além dos delegados, que participaram das plenárias do OP, realizadas em maio e junho, e representaram os moradores das regiões, o Congresso teve a presença do prefeito Luciano Almeida e do vice-prefeito e secretário de Educação, Gabriel Ferrato, e de secretários municipais. Os deputados estaduais Roberto de Morais, Alex de Madureira e Professora Bebel também participaram, além do vereador e presidente da Câmara, Gilmar Rotta, e demais vereadores.

Luciano Almeida presidiu o Congresso e ressaltou que acredita no Orçamento Participativo como ferramenta importante para melhorar a qualidade de vida da população. “Não podemos saber tudo sobre cada bairro, cada região, mas quem vivencia o dia a dia sabe. Então, nada mais coerente que quem vivencia traga essas demandas”, disse Luciano. O prefeito informou que será dada atenção especial não só às demandas selecionadas, mas também às outras indicadas. “Vamos nos esforçar para, em três anos e meio, atender a todas as demandas. Esse canal continua aberto para, de fato, a gente mudar as coisas e fazer o que a sociedade precisa e quer”, reforçou.

De acordo com o secretário de Governo, Carlos Beltrame, o OP é um momento democrático e a Administração vem seguindo firme nessa proximidade com líderes comunitários, com a população de modo geral e com o envolvimento direto de todos os secretários municipais. “Resgatamos essa participação popular no OP e, desde maio, a gente vem realizando reuniões semanais com as seis regiões, até chegarmos, agora, no congresso”, explicou Beltrame. Ainda segundo Beltrame, agora, as demandas serão levadas para as respectivas secretarias. “É um momento democrático, que mostra a realidade, o anseio da população, o que ela quer que aconteça em seus bairros e suas regiões”, ressaltou.

PARTICIPAÇÃO ATIVA

A canalização, iluminação, construção de pista de caminhada e ciclofaixa na avenida Francisco de Souza, na Vila Rezende, foi uma das dez demandas aprovadas para a região Centro e é uma das indicadas por um dos delegados daquela região Luís Renato Oliveira. “É uma avenida que liga a Vila Rezende ao Algodoal e tem grande fluxo de veículos. Seria importante nivelar e iluminar para descentralizar a prática de exercícios e para lazer. Outra demanda é a cobertura da quadra da Escola Municipal Pedro Baron”, conta Oliveira. “O OP é impotante porque a população pode opinar, reivindicar. Participo desde 2010 e vejo que é importante. Sempre alguma ideia acaba surgindo e sendo tocada adiante”.

A delegada da região Norte Sandra Raquel Gomes destacou duas demandas importantes de sua região: a construção de um ecoponto e de uma UBS (Unidade Básica de Saúde). “Não temos um lugar próprio para o descarte correto de resíduos, como móveis, resíduos de construção civil, então a população descarta em qualquer lugar e deixa a região insalubre”, ressalta. Sobre a UBS, Sandra conta que o aumento da população naquela região justifica a construção.

NOVO CONSELHO 

Além de votar nas demandas, os delegados também escolheram os conselheiros do Conselho do OP. De acordo com Jackson do Nascimento Santiago, coordenador do OP, os conselheiros se reunirão uma vez por mês para deliberar sobre os trabalhos votados e apresentados pela região que representam. “Vão acompanhar quais demandas estão sendo atendidas, quais não estão, porque não estão. A representatividade dos conselheiros é muito grande”, explica Santiago.

Ainda segundo o coordenador, cada região terá um conselheiro e um suplente, com exceção da Rural, que terá dois conselheiros e dois suplentes. “A Administração também vai indicar um conselheiro para cada região e programar a primeira reunião ordinária, que é quando os conselheiros tomarão posse”, finaliza Santiago.

Conselheiros eleitos de cada Região
OESTE:

Titular: Deivid Marcelino

Suplente: Salvina Nunes

LESTE:

Titular: Elizete Santos

Suplente: Raimunda Mattos

CENTRO:

Titular: Gilson Sabadin

Suplente: Luís Renato Oliveira

NORTE:

Titular: Adalberto Brito

Suplente: Benedito Miller

SUL:

Titular: Claudinei Henrique

Suplente: Vicente Souza Duarte

RURAL:

Titular: Julio Pupim

Titular: Fernanda Rovito

Suplente: Noel Vilhalva

Suplente: Carlos José Silva

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima