Semac faz o balanço do primeiro semestre

Adolpho Queiroz, um dos fundados do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, está à frente da Semac – Crédito: Divulgação/CCS

A Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac), por meio do secretário Adolpho Queiroz, fez um balanço das principais ações executadas no 1º semestre de 2021. Desde que assumiu a Pasta, em janeiro deste ano, juntamente a sua equipe multidisciplinar, o secretário apontou os resultados positivos e os avanços de sua administração frente á Cultura, diante de um cenário tão limitado pela pandemia.

Adolpho apontou, por exemplo, que neste período, teve aproximadamente 179 mil interações entre público presencial e virtual, assim constituídos: Lei Aldir Blanc, com 30 ações realizadas virtualmente e 128.424 interações, 17 ações realizadas presencialmente para um público 1.573 pessoas. Outros projetos virtuais com 7 ações e 19.076 interações, outros projetos presenciais com 2 ações e um público de 200 pessoas. Na página do Facebook foram 5.371 curtidas; no canal do YouTube foram 4.080 visualizações; no Instagram foram 1.160 curtidas, além das 21 lives, 75 matérias em jornais,13.465 interações nas redes sociais do Museu, 9.232 consultas e 2.478 visitas presenciais na biblioteca. Nas páginas da Pinacoteca foram 2.084 visualizações. Já o Salão Internacional de Humor virtual recebeu 2.900 visualizações.

Os destaques ficam por conta da Lei Aldir Blanc, com 10 mil visualizações do show Beatles Cordel e as lives Diálogos Culturais sobre o Dia da Mulher, Dia 13 de Maio, Memória Local e Carnaval, com quase 9.000 espectadores. As mostras Batom, Lápis & TPM e Almeida Junior chegaram aos quatro cantos do mundo.

Piracicaba está entre os 20 municípios do Estado de São Paulo a conseguirem apoio pelos editais do Juntos pela Cultura, para projetos como a Virada Cultural Online, Circuito SP Online e Mais Gestão, que permitiram que a cidade fosse reconhecida como Capital da Cultura.

Também, entre as ações, estão a nomeação das comissões para o Comcult (Conselho Municipal de Política Cultural) e Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural), e também o Conselho Consultivo do Salão Internacional de Humor e a Comissão organizadora do Fentepira.

Queiroz promoveu, também, em seu gabinete, 339 atendimentos presenciais, com o objetivo de mapear, conhecer e construir projetos com artistas e fazedores de cultura. “Esta prática potencializa novos processos. Queremos aprimorar a gestão para que nosso município possa trabalhar a cultura de forma mais linear e constante”, disse.

O secretário também frisou ainda que neste semestre foi dado início à base do projeto Engenho da Cultura, que se potencializa perante a retomada do contato com a Raízen e o aceno de um aporte de R$ 100 milhões para a criação do Ver De Museu e também de mais R$ 1,7 milhão em emendas parlamentares destinadas às obras de infraestrutura no Parque do Engenho Central e Estação da Paulista.

E, por meio da implantação da Região Metropolitana de Piracicaba (RMP), será criado o Corredor Cultural da Região Metropolitana de Piracicaba e entorno, que traz a possibilidade de um intercâmbio intermunicipal de produção artística, eventos culturais e políticas públicas, promovendo trocas entre cidades vizinhas e outras regiões, agregando mais valor na organização consorciada das cidades e proporcionando mais diversidade, mais eventos e mais acesso à cultura por parte da população.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima