Homilia aos soldados

Camilo Irineu Quartarollo

 

    Romero fora um bispo conservador, o presidente para o trazer de vez ao seu lado deu-lhe uma biblioteca em madeira de lei quando nomeado arcebispo de El Salvador, em 1977. Entretanto, os livros não o prenderam, foi percorrendo os vilarejos e constatou pessoas com muito medo. Velhos, mulheres e crianças dormiam na mata, não nas casas. Viam-se vilas inteiras destruídas, cadáveres insepultos até um dia em que disse na cara do presidente que fazia vistas grossas aos assassinatos: “você é um mentiroso”.

Para eliminar o grupo de resistência que dominava vários estados a Guarda Nacional arrasava tudo que desse suporte à guerrilha, envenenava água, comida, matava pessoas e animais.

Na cidade, a matança era descomunal pelos jovens treinados a matar pela cartilha de brutalidades da Escola das Américas. Mais temerosos que valentes, os jovens soldados buscavam o inimigo oculto nos rostos dos campesinos inocentes. Encurralavam civis em passeatas e atiravam na multidão desarmada, postavam-se em lugares altos para atirarem em manifestantes. Padres eram assassinados dentro da própria igreja, freiras que testemunhassem estupradas e mortas.

Um dos visitadores ao país fora dom Quarracino, superior de Bergoglio e hoje Francisco, papa que canonizou Romero. Em suas homilias, transmitidas ao mundo por rádio, Romero denunciava os crimes dos militares, dava os nomes das vítimas, aconselhava, criticava a guerrilha, mas um dia se excedeu. Apelou aos soldados, àqueles jovens formados pela ideologia de matar. Os advogados da Cúria o advertiram de que era crime pregar a desobediência de comando, mas Romero o fez na homilia dizendo:

“Vocês matam seus próprios irmãos, seu próprio povo, e antes de uma ordem de matar dada por um homem, deve prevalecer a Lei de Deus, que diz NÃO matarás… Em nome de Deus e deste sofrido povo, cujos lamentos sobem ao céu cada dia mais tumultuosos, eu imploro, eu suplico, eu ordeno em nome de Deus: cessem a repressão.”

Romero levou às últimas consequências sua convicção de fé, mesmo sob ameaças de morte cada vez mais diretas. O mandamento precípuo do decálogo é o quinto, não matarás, do qual irradiam os outros nove para a constituição sadia de uma nação, como cláusulas pétreas.

Romero morava num quarto ao lado de uma capela do hospital, ali celebrava diariamente às freiras e doentes do lugar. Ao cair da tarde, ao elevar o Santíssimo um balaço explodiu no peito do sacerdote jogando-o com força para trás e o cálice junto a ele derramado se misturou, consagrando suas últimas palavras: “este é meu sangue, derramado por vocês”. Entre vulcões o Sol descia insepulto e flamejante.

A voz moderada e crítica, ora contra os guerrilheiros, ora apelando e denunciando o governo, fora calada. Após a morte de Romero em 1980 o país mergulhou de vez na escuridão por doze anos de guerra, até sobrarem crianças lutando no lugar dos pais mortos em El Salvador.

_______

Camilo Irineu Quartarollo, escrevente e escritor, autor do livro Confissões do Cardeal Tosca, dentre outros

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima