Comitês PCJ realizam eleições das coordenações de Câmaras Técnicas 

9ª Plenária Conjunta dos Comitês PCJ, em São Pedro, em dezembro de 2019 – Foto: Divulgação/Comitês PCJ

As eleições das coordenações de 11 CTs (Câmaras Técnicas) para a gestão 2021-2023 dos Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Comitês PCJ) serão realizadas nesta sexta-feira (16), em plataforma virtual. As atividades acontecerão a partir das 9h e podem ser acompanhadas pelo YouTube, no link https://www.youtube.com/watch?v=HEc_P1XFgy0 .  Atualmente, os Comitês PCJ contam com 1.185 membros. Desse total, 1.073 são integrantes das câmaras técnicas.

Antes das eleições das coordenações, haverá a posse dos membros nas CTs. O período de inscrição das entidades terminou em 30 de junho.  O evento marca o encerramento do processo eleitoral dos colegiados.  “As câmaras técnicas desempenham papel estratégico nos processos de discussão dentro dos Comitês PCJ, sendo a base de sustentação e de fornecimento de subsídios para as tomadas de decisões dos Plenários dos Comitês PCJ. São mais de mil pessoas comprometidas com a gestão dos recursos hídricos, com o meio ambiente e a sustentabilidade”, destacou Vanessa Bortolazzo Longato, coordenadora de Apoio ao Sistema de Gestão dos Recursos Hídricos da Agência das Bacias PCJ.

Às 10h30 e às 14h00, por meio de plataforma fechada, serão realizadas as reuniões individuais das CTs. Cada uma das câmaras técnicas elegerá seu coordenador e coordenador-adjunto para a gestão 2021-2023. A posse da coordenação acontecerá logo após a eleição. Também devem ser feitas a definição da agenda de reuniões para os próximos dois anos, a criação ou recomposição de grupos de trabalho e a organização para a elaboração do Plano de Trabalho da CT.

Os Comitês PCJ possuem 12 Câmaras Técnicas integrando o processo de gestão descentralizada e participativa desenvolvido nos colegiados, que abrange o território de 76 municípios, sendo 71 paulistas e cinco mineiros. Cada uma das 11 câmaras técnicas temáticas promove discussões e estudos e sugere ações aos Comitês. Essas Câmaras são formadas por representantes da sociedade civil, usuários dos sistemas de saneamento, empresas, entidades, prefeituras e órgãos dos governos paulista, mineiro e federal.

A única CT para a qual não haverá eleição é a Câmara Técnica de Planejamento (CT-PL), que atua como instância preliminar dos Comitês PCJ na apreciação e consolidação das proposições aos Plenários, tais como programas de ação, priorizações de projetos e obras de interesse local e regional, entre outras competências dos colegiados. A composição da CT-PL, coordenada pelo secretário-executivo dos Comitês PCJ, André Navarro, já ocorreu na reunião plenária realizada em 30 de março deste ano.

A organização do evento é realizada pela Coordenação de Apoio ao Sistema de Gestão de Recursos Hídricos da Agência das Bacias PCJ. Saiba mais: www.comitespcj.org.br.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima