Homem x Mulher (VI) – Lógica

Foi Aristóteles quem formalizou os fundamentos da Lógica usando três princípios:

– O princípio da identidade das ideias: cada coisa é aquilo que é;

– O princípio da não-contradição: determinado pensamento não pode ser ao mesmo tempo verdadeiro e falso;

– O princípio do terceiro excluído: uma ideia ou é ou não é; uma ideia ou é verdadeira ou é falsa, não havendo uma terceira possibilidade.

Toda nossa civilização está fundada nesses princípios que formam a Lógica, e homens em geral seguem esse raciocínio.

A mulher está fora da civilização, na medida em que não obedece normas. Antes de ser mal compreendido essa proposição lacaniana se presta mais a conferir um lugar diferenciado à ela do que a diminuí-la. A singularidade, a diferença são marcas femininas. É o homem que busca identificações em outro homem, o bom senso, o “estamos entendidos”, opostamente ao que ocorre com a mulher.

O psicanalista Jorge Forbes e Maitê Proença debatem sobre “A Mulher” (vide Youtube). Ele diz que quando ele a pergunta se quer ir ao cinema ou quer jantar e dela ouve “pode ser”, se vê numa situação complicada, pois isso corrompe a base de seu raciocínio lógico já que o terceiro é excluído. Mas na lógica feminina a contradição pode coexistir.

___

“Quando a dor de não estar vivendo for maior que o medo da mudança, a pessoa muda”. (Sigmund Freud)

 ___

Tenho tentado um relacionamento em um site, mas recebo poucos e desanimadores e-mails. “Sai pra lá, seu horroroso” dizia um. Vejo que muita mulher quer alguém romântico, divertido, inteligente, mas valoriza mais o corpo malhado. As exigências do perfil são enormes, algo como um príncipe encantado. Penso que duas pessoas devam se complementar e não um ser a solução para a outra. Estou incomodado, não tenho uma boa autoestima. Pela Programação Neurolingüística estava conseguindo mudar, mas não estar nunca com uma mulher decente me fez sentir a causa do problema. Estou me sentindo o horroroso do e-mail.

Renan, 22.

 

A questão é que o insulto lhe atingiu a auto-estima que como disse não anda boa. Pois você consegue detectar os problemas que enfrenta, tem uma percepção a respeito do gênero feminino que norteia suas ações para atingir seu objetivo.

As pessoas são diferentes, e assim como você concebe um relacionamento de forma autônoma, complementar, outras pessoas só sabem se relacionar na base da interdependência. Sem estar fazendo qualquer defesa, isso é muito pessoal para se pensar universalmente.

É certo que a colocação recebida foi infeliz, mas olhando por outro lado não foi melhor isso acontecer já, antes de se iludir? O que uma pessoa que nada conhece a seu respeito e lhe diz isso pode lhe complementar, como espera em um relacionamento? Esteja certo que uma mulher “decente” não lhe ensinaria tanto quanto essa. Capitalize a experiência, tire dessa ferida uma lição de vida.

___

Leitor: Opine, critique, sugira temas nesse espaço. Use até 200 toques. Sigilo absoluto.

 

Blog:  http://pedrogobett.blogspot.com/

Facebook:fb.com/psicopontocom

E-mail: [email protected]

Correspondência: Praça José Bonifácio, 799

13.400-340 – Piracicaba/SP – (19) 99497-9430

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima