Mauricio Picazo Galhardo

ADIDOS
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) recebeu, as inscrições para seleção de candidatos para 12 postos de adido agrícola junto às representações diplomáticas do Brasil no exterior. O adido agrícola é o servidor de cargo efetivo ou empregado público designado para exercer missão permanente de assessoramento em assuntos agrícolas, sendo responsável pela identificação de oportunidades, desafios e possibilidades de comércio, investimentos e cooperação para o agronegócio brasileiro.

 

CRÉDITO
Banco do Brasil vai destinar R$ 135 bilhões para a safra 2021/2022. O valor é 17% superior ao volume aplicado na safra anterior. Para pequenos e médios produtores, o valor destinado é de R$ 34 bilhões. Os números foram divulgados durante lançamento do Plano Safra da instituição, que contou com a participação do presidente da República, Jair Bolsonaro, da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, do ministro da Economia, Paulo Guedes, e do presidente do Banco do Brasil, Fausto Ribeiro.

 

APOIO
A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) recebeu, a ministra Flávia Arruda (Secretaria de Governo), no intuito de harmonizar a pauta do agro com a do Governo Federal. Flávia Arruda defendeu o diálogo entre o Planalto e o setor agropecuário e citou a necessidade de convergência entre a bancada e o Governo em pautas, que ela conceituou como “fundamentais para o crescimento do país”.

 

ACORDO
A Sociedade Rural Brasileira promoveu reunião virtual do Comitê de Relações Internacionais. Na ocasião, as apresentações do Embaixador Rubens Barbosa, que serviu o Brasil em Washington e atualmente preside o Conselho Superior de Comércio Exterior (Coscex) na Fiesp e do Rodrigo Lima, Diretor Geral da Agroicone. Ambos os palestrantes abordaram o tema “Acordo de Paris”, detalhando os principais pontos do acordo, compromissos firmados pelo Brasil, as perspectivas para a reunião em Glasgow, assim como, as oportunidades e desafios com o mercado de carbono.

 

PESCA
A Comissão Nacional de Aquicultura da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniu virtualmente, para conhecer algumas iniciativas da Embrapa Pesca e Aquicultura voltadas para o setor produtivo. O presidente da comissão, Eduardo Ono, destacou que a organização da cadeia produtiva é fundamental diante das características peculiares e da enorme diversidade de espécies de peixes, crustáceos, moluscos entre outros alimentos provenientes da aquicultura.

 

BIODIVERSIDADE
Mais de três quartos de todas as espécies de anfíbios, mamíferos terrestres, peixes de água doce e salgada, formigas e plantas vivem nas regiões tropicais do planeta. E o Brasil tem uma contribuição impressionante: abriga 12% das espécies de plantas do mundo, 12% dos mamíferos e 24% as espécies de peixes. Esses números, são resultado do esforço de cientistas brasileiros e estrangeiros, e estão reunidos no site: www.hiper diversidade.ambiental.media.

 

PARÁ
Mais uma operação da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para garantir a segurança alimentar dos povos tradicionais no país será realizada, dia 6 de julho. A empresa vai contratar, por meio de leilão eletrônico, o serviço de frete para levar 213.530 cestas de alimentos, que desta vez terão como destino municípios localizados no estado do Pará.

 

FRIO
Uma intensa frente fria chegou a diversas regiões do País, baixando as temperaturas e levando nebulosidade, geadas e até neve a algumas localidades, como observado no Sul do Brasil. O fenômeno, registrado pela primeira vez neste ano, ocorreu nas cidades de São Joaquim, Urupema e Água Doce (SC).

 

INVERNO
O Rio Grande do Sul irá colher sua maior produção das culturas de inverno, nesta safra 2021, de 3,7 milhões de toneladas de trigo, cevada, canola e aveia branca, segundo dados da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural. A previsão de uma safra de inverno robusta, com condições climáticas positivas para os próximos meses, os preços num patamar bom e elevado, a tecnologia que vem chegando ao longo dos anos, o acesso à assistência técnica, todo o planejamento e profissionalismo são responsáveis por essa estimativa de uma supersafra de inverno.

 

Email: [email protected]

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima