Clubes piracicabanos fundam Superliga Desportiva

Equipes tradicionais do futebol piracicabano, clubes e associações esportivas de toda a região se reuniram na noite desta segunda (5), na sala de imprensa do Esporte Clube XV de Novembro, localizado nas dependências do Estádio Municipal Barão da Serra Negra, para fundarem a Superliga Desportiva, uma entidade do terceiro setor voltada para o fomento, desenvolvimento e iniciativas sustentáveis para modalidades esportivas olímpicas e paraolímpicas, incluindo, ainda, ações de desenvolvimento educacional, para atletas, árbitros e dirigentes.

A Superliga Desportiva tem gestão moderna, transparente, participativa e democrática, com as tomadas de decisões sendo feitas pelos representantes dos clubes e associações fundadores. Também faz parte das políticas da entidade as ações voltadas para recreação, lazer e entretenimento de crianças, jovens e melhor idade.

A ideia de fundação da Superliga Desportiva nasceu em conversas informais com líderes esportivos, quando esses buscaram a sua regularização documental, junto, à força tarefa, organizada pelo Portal Nova 15 e Associação de Árbitros de Piracicaba e Região.

A grande novidade da recém fundada entidade é a sua organização técnica, onde já existe um calendário esportivo para 2022, com regulamentos e formulários já deliberados em assembleia. O departamento técnico da “Superliga Desportiva” pretende realizar ainda em 2021, a partir de novembro, e se os órgãos municipais e regulamentadores do Plano SP permitirem, suas primeiras competições. A filiação para novos clubes e associações estará aberta a partir de 01/10/2021.

A Superliga Desportiva não se trata de mais uma entidade esportiva na cidade, mas, sim, a única neste modelo de gestão e administração, onde a maior parte da receita liquida obtida no exercício do ano fiscal, retornará igualmente aos associados. Por isso, já conseguiu apoio de algumas empresas e de vários veículos de imprensa e comunicação de toda a região.

Durante a reunião e após a posse da diretoria foi aprovado o Estatuto Social, também discutido, elaborado e aprovado o Regulamento Geral de Competições, os Regulamentos Específicos, a Tabela de Taxas e Valores para o exercício de 2022 e o Calendário Esportivo do próximo ano.

Matheus Henrique Nocete, representante da equipe E.C. Rio Pedrense, foi aclamado presidente da “Superliga Desportiva”, com mandato 2021-2025, tendo como vice-presidente, Júnior Cesar Joaquim, representante da Associação Desportiva União Vila Fátima F.C..

Compõe ainda a diretoria, na função de Conselho Fiscal, Carlos Cesar Borges dos Santos (Industrial F.C.), Ailton Amauri Vieira (E.C. Rezende), Gilmar Pereira de Moraes (Alkaeda F.C.), Carlos Alexandre Henrique (E.C. Vera Cruz), Marcos Antônio da Silva (Grêmio Cecap), Edes Lavechia (E.C. Leão – Charqueada).

Durante a posse da nova diretoria, o sentimento é do nascimento de uma nova era do desporto regional, tendo como princípios institucionais: Missão: fomentar o esporte coma gestão profissional e de excelência; Visão: ser referência na realização de competições; Valores: respeito, ética, transparência e inovação. A Superliga possui ainda como política de qualidade: respeito, profissionalismo, ética, valorização das pessoas, solidariedade, humanização dos serviços e qualidade, rumo a busca continua da excelência.

Nas considerações finais, a diretoria da Superliga ressaltou a importância do trabalho em harmonia com as demais entidades do desporto, proporcionando aos clubes, atletas, árbitros, torcidas e familiares, o acesso ao esporte como entretenimento, cultura e lazer, além de importante instrumento de transformação e valorização social. A diretoria ainda ressaltou a intenção de ser um parceiro das Prefeituras Municipais e agradeceu ao EC XV de Novembro pela cessão do espaço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima