No Dia do Hospital lembramos o quanto os hospitais tiveram que aprender com a chegada da pandemia. Hospitais que são feitos de pessoas e que cuidam pessoas. O vírus chegou rápido, desconhecido e invisível. A equipe por sua vez, travou uma luta diária para salvar vidas. O HFC Saúde sabia que era preciso cuidar dos profissionais da saúde e por isso novas estratégias e protocolos foram elaborados. “Aprendemos e até hoje estamos na árdua missão no enfrentamento da pandemia. Cada vida salva é uma conquista para todo o hospital. Os profissionais da Saúde merecem nosso respeito e gratidão”, disse o presidente do HFC Saúde, José Coral.
Mesmo passando por um dos momentos mais difíceis da história do hospital, com novas regras e diretrizes, a administração sempre soube que não poderia parar. Foi preciso seguir em frente, continuar crescendo. A gestão hospitalar foi fundamental para equilibrar os gastos e ainda prestar um atendimento de excelência. Além disso, o HFC Saúde, é um complexo hospitalar que atende várias especialidades e mais de 1000 pacientes passam pelo hospital todos os dias.
Por isso, em meio a uma batalha não paramos de nos reinventar, buscando sempre oferecer o melhor em assistência à saúde.
No ano que o HFC Saúde completou 54 anos, uma nova logomarca e um amplo projeto de revitalização da identidade visual. Tradição, relevância, qualidade, segurança, modernidade e compromisso, essas são algumas palavras que representam a missão e os valores do Hospital dos Fornecedores de Cana, que agora passa a ser chamado de HFC Saúde.
“Tradicionalmente conhecido em Piracicaba e região, o HFC passa por uma nova fase. Com 54 anos de existência, o hospital se tornou referência pela qualidade dos serviços prestados e pela estrutura hospitalar que possui. Para chegar até aqui, a diretoria sempre esteve aberta às mudanças necessárias para o desenvolvimento”, disse Coral.
Em meio a tantas transformações, o HFC sentiu a necessidade de atualizar a logomarca, para acompanhar a evolução que já vem acontecendo, seja na estrutura com equipamentos cada vez mais modernos ou no investimento intelectual da equipe. “É incansável a nossa busca pela inovação, excelência e qualidade nos atendimentos. A nova logomarca está relacionada com a história, a missão, a visão e os valores do HFC. Traz uma identidade mais moderna, que representa bem esse novo momento que estamos passando”, explicou a superintendente, Lucimeire Ravelli Peixoto.
IDENTIDADE
Na construção da identidade visual do HFC Saúde sempre teve como objetivo desenvolver uma marca que pudesse, de forma simples e direta representar os valores do hospital. Era preciso uma logomarca facilmente aplicável e reconhecida pela tradição do HFC.
A nova marca carrega em seu corpo estrutural o arco, elemento que já era utilizado pelo HFC Saúde. Tendo a flor como ideia base para o desenvolvimento, o novo elemento apresenta uma forma mais simplificada, leve e orgânica, criando ramificações e interações entre as principais especialidades oferecidas pelo HFC Saúde. O símbolo, além de representar uma flor, apresenta também de maneira abstrata uma cruz (cruz vermelha), elemento universal usado para representar hospital e a área da saúde.
Um símbolo com condições de carregar e transmitir a identidade do hospital e transportar, juntamente com o conteúdo da mensagem, calores, comportamento e personalidade.
Projeto de Revitalização do Pronto Atendimento Adulto
Começou em abril as obras no Pronto Atendimento (PA) do HFC Saúde. Um projeto importante que trará mais conforto e segurança aos pacientes, além de mais agilidade nos atendimentos. Com a reforma, o PA terá uma nova estrutura que possibilitará a readequação dos espaços, melhorando ainda mais o fluxo dos pacientes, permitindo um atendimento individualizado, além de melhorar ainda mais a acessibilidade.
A obra será 100% custeada pela Coplacana – Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo. “Foram os cooperados da COPLACANA, que doaram esse valor para o HFC Saúde. A doação foi decidida em assembleia realizada o ano passado. Com esse recurso, o HFC estruturou o projeto de revitalização e agora as obras começaram”, explicou o presidente do HFC Saúde, José Coral.
O presidente da COPLACANA, Arnaldo Bortoletto ressalta que um dos princípios do cooperativismo é o interesse pela comunidade. “Os cooperados da Coplacana estão de parabéns com essa ação. Um dos princípios cooperativista é o interesse da cooperativa perante a comunidade, principalmente nesse período de pandemia. Essa doação para o HFC Saúde será fundamental para melhoria de atendimento”, disse o presidente da COPLACANA, Arnaldo Bortoletto.
A reforma do PA faz parte do planejamento estratégico realizado pela administração do hospital. “Nosso objetivo é ampliar essas parcerias com empresas e empresários que entendem a importância e o valor do HFC Saúde. Ter uma rede de apoio e solidariedade ajuda a manter o desenvolvimento do hospital, que necessita constantemente de investimentos”, disse a superintende do HFC Saúde, Lucimeire Ravelli Peixoto.
INFORMAÇÕES
O Novo PA terá a recepção modernizada, sala de classificação, 03 consultórios, sala vip e ainda a inovação da metodologia fast track, para agilidade do fluxo de atendimento com conforto em 07 boxes individualizados. Além disso, será revitalizado a sala de emergência e os 4 leitos de retaguarda de UTI. Para os atendimentos de classificação pouco urgente, o novo PA terá um setor exclusivo para medicações rápidas, realização de eletrocardiograma e atendimentos de outras especialidades com equipamentos de última geração. Com foco no atendimento humanizado, os pacientes terão também um setor de internação temporária, onde ele é acolhido agilizando o processo do cuidado.