Covid-19: homenagem e protesto marcam despedida do professor Danilo

O professor de matemática Danilo Rodrigo Alves, vítima de Covid-19 – Foto: Divulgação

Alunos, professores, moradores das comunidades de Santana e Santa Olímpia, e representantes da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial de Ensino do Estado de São Paulo) realizaram nessa quarta-feira (30), homenagem e protestaram contra a morte do professor de matemática Danilo Rodrigues Alves, de 31 anos, vítima de Covid-19, ocorrida na tarde da última terça (29). A manifestação foi realizada na porta da Escola Estadual Samuel de Castro Neves, em Santana, com a colocação de faixas e cartazes, e no pátio do estabelecimento de ensino, onde foi montada uma mesa de homenagem ao professor Danilo, inclusive com a colocação de uma fotografia dele.

Em meio a flores, faixas e cartazes, também foi exposto manifesto da deputada Professora Bebel, presidenta da Apeoesp, lamentando a morte do professor Danilo e também de Valdemar Correr, professor e líder comunitário de Santa Olímpia, que faleceu no último dia 12 de junho. Para a deputada, a morte do professor Danilo, assim como de outros 100 profissionais da educação no Estado, poderia ter sido evitada se o governo estadual não pressionasse pela volta das aulas presenciais. A Apeoesp também contabiliza 2.694 casos de profissionais da educação que contraíram a Covid, em 1.189 estabelecimentos de ensino no Estado.

Nas proximidades da escola, que suspendeu as aulas em luto à morte do professor, foram colocadas faixas de protesto e de luto pelo falecimento do jovem Danilo. “É revoltante pensarmos que esse jovem professor foi colocado em situação de risco, como milhares de outros profissionais da educação, pela insana decisão do governo Doria de promover aulas presenciais em meio à grave pandemia, ainda sem controle”, enfatizou a deputada.

Em suas redes sociais, a deputada também se disse bastante triste com a notícia do falecimento do professor e manifestou condolências à família, amigos e colegas do professor Danilo Rodrigo Alves. Bebel em trecho da sua manifestação.

AULAS PRESENCIAIS

O governo estadual determinou o retorno das aulas presenciais inclusive descumprindo sentença de 9 de março deste ano, da juíza Simone Casoretti, que proíbe aulas presenciais, enquanto não houver controle da pandemia, vale para filiados ou não da associação e demais entidades autoras da ação, conforme decisão que atendeu recurso da Apeoesp e demais sindicatos em 11 de maio último.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima