Semdettur oferece 1.718 vagas em cursos de requalificação

Curso de jardinagem foi dos destaques do Programa – Crédito: Divulgação/CCS

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), já ofereceu 1.718 vagas em cursos de requalificação profissional em 2021, que atenderam às demandas vindas da população, empresas e de sindicatos.

Nos últimos cinco meses a Semdettur realizou parcerias com o Programa Estadual de Qualificação (PEQ/Governo do Estado de São Paulo), Convênio Prefeitura / Acipi, Senai, Unimep, Etec, Programa Seja Digital, Esalq, Secretaria Municipal de Educação, IFSP, PoliBrasil, Cerest, Onodera, Elring Klinger, Sebrae, Fundo Social, Via Rápida – Governo do Estado e Euroanglo.

Essas parcerias possibilitaram a oferta de cursos de jardinagem básica, porteiro e controlador de acesso, balconista de farmácia, auxiliar de logística, assistente contábil de crédito e cobrança, almoxarife e estoquista, noções básicas de mecânica automotiva, fundamentos de logística, lógica de programação, Excel básico, metrologia, atendimento telefônico, finanças pessoais, curso on-line de saúde, educação ambiental e segurança do trabalho, entre outros.

PLANEJAMENTO

José Luís Guidotti Jr., titular da Semdettur, lembrou que existe um planejamento para todo o ano de 2021, desenhado de acordo com as demandas do município, que estão focadas e divididas da seguinte forma: Vocações da cidade – Hub ́s de inovação e aceleração de empreendedores e startups; demandas de empresas oriundas da população, considerando os desempregados, 1º emprego, PCD, Aprendizagem, Trabalho em Equipe (antigo Time do Emprego) e demandas para cenários futuros relacionadas a trabalho e renda, demanda dos MEIs (Microempreendedores Individuais) e da economia informal.

“O cenário não é linear e se apresenta altamente disruptivo, desta forma, temos trabalhado com um planejamento bastante orgânico e que se retroalimenta de acordo com novas demandas e cenários. Este formato nos dá mobilidade e será nossa base para os próximos anos”, frisou Guidotti Jr.

ÁREAS MAIS OFERTADAS

As funções hoje com deficit de mão de obra especializada em Piracicaba são mecânico de manutenção, soldadores MIG e TIG, caldeireiros e eletricistas de manutenção industrial. Para atender a essa demanda, estão sendo feitas parcerias com instituições de ensino especializadas na área.
A Semdettur também se prepara para ofertar cursos e qualificações para as áreas de tecnologia, cuidado, bem-estar e saúde mental. Pensando nos empreendedores, a instituição também pretende oferecer aporte para a área de alimentação (delivery) e para as pessoas quem trabalham com mídias sociais.

Guidotti Jr. destaca ainda a importância do papel do Conselho Municipal do Trabalho e Emprego, que reúne membros dos três setores: poder público, trabalhadores e patronal. O conselho tem por atribuição deliberar e definir ações acerca da Política Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, de forma que os cursos oferecidos pela Semdettur tem o aval do Conselho, que antes era chamado de Comissão Municipal de Emprego.
Atualmente a Semdettur tem parcerias firmadas com grandes instituições, como Sebrae, Senai, Senac, Pamonha de Ideias, Pecege, Unimep, Fumep, Esalq, Ciee, Instituto Formar, ETEC’s (Governo do estado de SP), entre outros.

QUALIFIQUE-SE

Os interessados em conhecer os cursos disponíveis podem acessar o link http://semtre.piracicaba.sp.gov.br/qualificacao/inscreva-se/.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima