Homem x Mulher (IV) – Com Humor se Diz

As mídias sociais são um laboratório dinâmico para qualquer observador do comportamento. Imagens bem humoradas fazem grande sucesso e várias delas são difundidas por mulheres por alfinetarem o público masculino. Chamou-me a atenção uma com a inscrição “dizer ‘eu te amo’ até ursinho de 1,99 fala. Quero ver falar ‘eu te banco’”.

Soou-me paradoxal, porém não absurdo, que após tantas lutas femininas por igualdades surja um apelo dessa natureza. O caráter provocativo deve ser visto com bom humor (desde que a contrapartida seja aceita) e aí a coisa não vai dar certo.

Quero reforçar uma ideia já expressa anteriormente de que os direitos iguais são válidos apenas no âmbito jurídico. O social sofre efeitos culturais fortes dando ‘permissões’ diferentes aos gêneros quanto aos comportamentos.

Imaginemos que assim como fazem elas, alguém decidisse alfinetá-las da mesma forma. Não passaria impune (já me ocorreu, mesmo sem minha intenção). A reação é imediata, excetuando-se as que entendem a dinâmica do jogo. Uma parte considerável não percebe a reciprocidade como justa ou vêem em sua ausência o mais gozar. Não funciona assim ao homem, o que justifica as poucas manifestações.

Esse fenômeno deve ser pensado fora do campo moral para sua compreensão. Homens e mulheres possuem lógicas antagônicas de sentir, pensar e agir.

___

“Fui um homem afortunado; na vida nada me foi fácil”. (Sigmund Freud)

 ___

Há pouco tempo me cadastrei em um site e tenho até recebido e-mails de pessoas interessantes. Parece mania, pessoas por quem me interesso iniciam conversa virtual e depois nada. Já estou chateada, sempre a mesma coisa. Quando conecto estão offline ou ausentes, nem fico o dia todo no computador. Envio e-mail dando um “oi” e nem resposta;e o tempo passa. Onde estou errando?

Leila.

 

Sua descrição denota, em certa medida, que nas relações virtuais a conquista parece ser mais interessante que a continuidade. Realmente, a volatilidadedas relações iniciadas no virtual, aliada a baixa expectativa de sua longevidade no real pode levar alguns a não tomarem muito a sério os contatos.

Na medida em que ter você na lista deles for entendido como tê-la à disposição para uma conversa e possível avanço, a pessoa pode se desinteressar de imediato. Vivemos uma sociedade do instantâneo. Entendo que sua queixa seja fazer frutificar algo desses inícios, mas como saber se isso acontecerá sem tentar? A dinâmica das relações humanas no mundo virtual sofre alterações relativas ao mundo real.

Um dado importante é a diferença entre o universo masculino e o feminino. Ao enviar e-mail e não obter resposta muito provavelmente ele deu por encerrado. É uma enorme dificuldade de muitos homens dizer não, mesmo virtualmente.

Talvez esteja lhe faltando entender que a dinâmica das relações se modifica.

___

Leitor: Opine, critique, sugira temas nesse espaço. Use até 200 toques. Sigilo absoluto.

 

Blog:  http://pedrogobett.blogspot.com/

Facebook:fb.com/psicopontocom

E-mail: [email protected]

Correspondência: Praça José Bonifácio, 799

13.400-340 – Piracicaba/SP – (19) 99497-9430

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima