O encontro de Kardec com Lutero no mundo espiritual

Alvaro Vargas

 

Jesus aguardou mais de dezoito séculos para cumprir a sua promessa de voltar e nos trazer o Consolador (João, 15:17-26). Esse tempo foi necessário para o desenvolvimento dos valores morais e intelectuais da humanidade, de modo a assimilar as novas revelações. Como “Espírito da Verdade” Jesus coordenou pessoalmente a implementação do Espiritismo (Consolador), utilizando o apoio de vários missionários, que foram enviados como precursores da “Terceira Revelação”. Muitos tiveram sucesso, outros realizaram parcialmente a sua tarefa e vários fracassaram fragorosamente. Entre os espíritos que tiveram êxito na sua missão, destaca-se Martinho Lutero, que foi a reencarnação do apóstolo Paulo (As Marcas do Cristo, Vol. I e II, Hermínio C. Miranda).

Segundo Emmanuel (A Caminho da Luz, cap. 20, Chico Xavier), “os postulados de Lutero constituíram, antes de tudo, modalidade de combate aos absurdos romanos, sem representarem o caminho ideal para as verdades religiosas. Ao extremismo do abuso, respondia com o extremismo da intolerância, prejudicando a sua própria doutrina. Mas o seu esforço se coroou de notável importância para os caminhos do porvir”. Mesmo que a ideia da reforma pertencesse a milhares de homens capazes de a sustentar (Revista Espírita, agosto de 1866, Allan Kardec), Lutero tornou-se uma das figuras centrais da Reforma Protestante. Condenou diversos dogmas do catolicismo romano, principalmente a venda das indulgências pela igreja, e “de nada valeram as perseguições e ameaças ao eminente frade agostiniano” (Emmanuel, in op. cit.). Realizou a tradução da Bíblia para a língua alemã, implantou o estudo religioso em culto nos lares, permitiu as mulheres serem pastoras e aboliu o celibato.

Embora os postulados espíritas contidos na Terceira Revelação sejam suficientes para orientar o homem da atualidade acerca de suas responsabilidades morais, os espíritos nobres que colaboraram na elaboração do “Livro dos Espíritos”, se esmeraram em dirimir todas as dúvidas acerca das nossas tarefas aqui na Terra. Uma das preocupações foi o grande número de espíritos que reencarnam com a tarefa de serem mensageiros da Boa-nova e fracassavam nessa missão. O cristianismo, poucos séculos depois de seu início, ao se tornar um credo oficial do império romano, adaptou-se aos rituais pagãos com os seus mandatários desviando-se da nobre tarefa que haviam assumido. Na península arábica, o profeta Maomé que recebeu o encargo de restaurar o cristianismo, deixou-se envolver pelas forças trevosas apresentando uma doutrina controvertida, muito longe da pureza do cristianismo primitivo (Emmanuel op. cit.). Assim, uma noite, Kardec, em projeção astral, foi levado pelo espírito Martinho Lutero para conhecer as regiões pantanosas do Umbral (Cartas e Crônicas, cap. 7, Humberto de Campos e Chico Xavier). O quadro doloroso das almas em expiação causou-lhe um forte impacto, e inquiriu sobre os crimes praticados por aqueles espíritos, se teriam sido os déspotas do império romanos, os bárbaros etc., contudo, Lutero explicou que não, pois as almas referidas por Kardec eram moralmente muito atrasadas, e estavam evoluindo dentro do mecanismo reencarnatório. “Temos junto de nós os que eram plenamente educados quanto aos imperativos do bem e da verdade, e não vivenciaram no mundo esses ensinamentos; especialmente os cristãos infiéis de todas as épocas, perfeitos conhecedores da lição e do exemplo do Cristo e que se entregaram ao mal por livre vontade”. Visivelmente impressionado, ao despertar do sono físico Kardec escreveu a pergunta de número 642 (O Livro dos Espíritos): “Para agradar a Deus e assegurar a sua posição futura, bastará que o homem não pratique o mal?”. Resposta: “não; cumpre-lhe fazer o bem no limite de suas forças, porquanto responderá por todo o mal que haja resultado de não haver praticado o bem”.

______

Alvaro Vargas, engenheiro agrônomo, Ph.D., presidente da USE-Piracicaba, palestrante e radialista espírita

 

3 comentários em “O encontro de Kardec com Lutero no mundo espiritual”

  1. Estava pesquisando sobre Martin Luther e fiquei impressionada com sua história, quando veio a minha mente, quem teria sido ele em outra vida e, me surpreendi com a revelação que Lutero teria sido Paulo o apostolo. A Doutrina Espírita é maravilhosa.

  2. “Pedirei ao meu pai e ele vos enviará um Outro Consolador” João 14:16-28

    Jesus é claro: Um outro Consolador ( Espírito da Verdade) não é ele.

    “É certo que Elias há de vir (futuro) e irá restabelecer todas as coisas” Mateus 17, 11

    João Batista é o Espírito da Verdade – Chico Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima