Gabriel Ferrato é nomeado secretário de Educação

Gabriel Ferrato, vice-prefeito e secretário de Educação, e o prefeito Luciano Almeida – Foto: Felipe Ferreira/CCS

O vice-prefeito de Piracicaba, Gabriel Ferrato, é o novo secretário municipal de Educação. O anúncio foi feito na tarde dessa segunda-feira (21), pelo prefeito Luciano Almeida. Ferrato atuou como prefeito entre os anos de 2013 e 2016 e como secretário de Educação entre 2009 e 2012.
Ferrato ressaltou que conhece bem a secretaria e seus desafios e contará com os profissionais da Rede Municipal de Ensino para vencê-los. “A educação é a menina dos meus olhos. Fiz um trabalho excepcional, junto com os profissionais, no período em que fui secretário. Dei atendimento especial na época em que fui prefeito e agora seria, basicamente, uma continuidade desse trabalho. A vantagem é que temos uma estrutura muito boa e profissionais muito mais preparados”, observou.
O secretário também falou sobre a educação na pandemia. “Vamos ter de superar o problema do déficit de ensino que houve, mas vou contar com os profissionais da Rede. Eles sabem o que se passou e até onde conseguiram chegar e como vamos seguir daí para frente e tirar esse atraso”, disse.
Para o prefeito Luciano Almeida, um dos grandes desafios de Ferrato será a retomada segura das aulas presenciais a partir de agosto, com a imunização da população. “Recuperar o tempo perdido é um dos desafios. O outro é a padronização do ensino, criar uma metodologia, um padrão. A partir de agora é um novo ciclo. Não se trata mais de questões quantitativas, mas precisamos melhorar a qualidade da nossa educação e o Gabriel é especialista nesse tema”, ressaltou Luciano.
VIDA ACADÊMICA E PÚBLICA 

Gabriel Ferrato tem 69 anos, é piracicabano, economista, doutor em economia, pós-doutor em economia da saúde na Inglaterra e na Espanha, mestre em administração de empresas e mestre em gestão de sistemas de saúde. É casado com Selma Maria Salvego de Aguiar há 36 anos e pai de Guilherme e Gustavo. Na vida acadêmica, Ferrato atuou como professor do Instituto de Economia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e como pesquisador e coordenador do Nesur (Núcleo de Economia Social, Urbana e Regional) do mesmo instituto.
Ainda na Unicamp, atuou como pesquisador do NEPP (Núcleo de Estudos de Políticas Públicas) e exerceu os cargos de chefe do Departamento de Teoria Econômica do Instituto de Economia, coordenador do Núcleo de Economia Social e Urbana do Instituto de Economia, coordenador do curso de especialização em economia e gestão em saúde.
Foi professor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas e professor da PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo. Ferrato também foi professor da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) e da Universidade Ibirapuera.
Na Administração pública, além dos cargos de secretário de Educação e de prefeito, Gabriel Ferrato foi gerente do Programa Municipal de Abastecimento, de 1979 a 1982, quando criou o primeiro varejão municipal. Também foi secretário municipal de Planejamento, entre 1995 e 1997. Sob a gestão de Ferrato, em 2016, Piracicaba ficou em 1º lugar em Educação, entre os 100 maiores municípios do Brasil, na pesquisa Macroplan. Em 2014, também enquanto era prefeito, Piracicaba foi declarada município livre do analfabetismo, com 97% da população alfabetizada, segundo o Ministério da Educação.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima