Censura prévia

Camilo Irineu Quartarollo

 

O Brasil é tricampeão em 1970 vencendo a esquadra azurra da Itália. O papa é italiano, mas “Deus é brasileiro”. Entretanto, após o golpe de 1964, o jornal Zero Hora fora tomado pela censura. Ao lado do jornalista sentava-se um senhor taciturno que proibia páginas ou artigos de saírem às bancas. Por quê? Ignácio de Loyola Lopes Brandão perguntou e o tal censor respondeu que se perguntasse novamente seria preso. Em todo o país havia medo, prisões ilegais, torturas e o “cala boca, já falei”.

O jornalista não publicou, mas guardou cada página abortada que se tornaria um romance intitulado Zero, livro recusado pelas editoras brasileiras e publicado na Itália em 1974.

Os censores pouco sabiam sobre arte, cultura e da realidade brasileira, pois tinham obsessão contra o inimigo oculto deles, o comunismo. Excluíam tudo que julgassem contra a moral, costumes ou regime. Os que escreviam davam um jeitinho de burlar a censura, usando o duplo sentido, as figuras de linguagem, metáforas bem urdidas, súplicas irônicas, desdém, sardônicos à tirania resistiam e protestavam, cujo sujeito velado era a ditadura.

“Vai passar na avenida um samba popular… Afasta de mim este cálice… Apesar de você, amanhã há de ser um novo dia…” – cantava Chico Buarque.

Roberto Carlos, em suas baladas românticas, tidas por apolíticas, quantas dores de cotovelo curtimos “debaixo dos caracóis dos seus cabelos” a sonhar com a nossa amada. Contudo, a canção era para um exilado que chorava pela pátria distante, Caetano Veloso, em tocar seus pés na Areia Branca, bairro de Salvador, Bahia.

Os trapalhões tiveram o programa suspenso. Didi cantava a vinheta ufanista “esse é um país que vai pra frente” e andava para trás.

Alguns estudiosos acusam influências do nazifascimo nas ditaduras do continente, pois os nazis fugiam para os países da América prestando “serviços” clandestinos, como Herberts Cukurs, Gustav Wagner, Franz Stangl, Adolf Eichamnn e Josef Mengele. O nazismo europeu matou milhões de judeus, ciganos e opositores do regime em câmaras de gás, por fuzilamentos, doenças e à fome. Tratamentos degradantes filmados pelos próprios assassinos, cuja sala enchiam-se de sádicos ao lado de Hitler – filmes obtidos pelo tribunal de Nuremberg e feitos de prova contra os tais. Os médicos e torturadores nazis testavam limites para cirurgias e efeitos de remédios. Testavam sadicamente os prisioneiros, cegavam, extirpavam órgãos, amputavam membros, injetavam drogas e por fim matavam as cobaias humanas.

Voltando ao nosso cenário de Brasil, a ditadura já adernava pela carestia e pífios resultados econômicos, disputas internas, impopularidade e conjuntura mundial. O general Geisel propõe em 1974 a “Abertura, lenta, gradual e segura”. Abertura?! Ora, então houve ditadura!

Atualmente, se houvesse censores nas redações as notícias vazariam pelas redes sociais e ganhariam o mundo em segundos, entretanto apareceram também as fakenews e desinformações sistemáticas.

______

Camilo Irineu Quartarollo, escrevente e Escritor, autor do livro Laços do Sertão, dentre outros

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima