1º Festival de Teatro online de São Pedro começa dia 25

Festima será exibido ao vivo por meio do Zoom; grupos de 36 cidades fizeram inscrição

O 1º Festima (Festival Anima de Teatro online) de São Pedro, com participação de 59 trabalhos de 36 cidades, inclusive uma da África do Sul, acontece de 25 a 27 de junho, a partir das 19h.

Os inscritos concorrem em dez categorias: melhor cena (1º, 2º e 3º lugares); melhor atriz; melhor ator; melhor atriz coadjuvante; melhor ator coadjuvante; atriz revelação; ator revelação; melhor conjunto de atores; melhor direção; melhor sonoplastia; melhor cenografia; melhor caracterização (manequim + figurino); melhor dramaturgia. Há também um prêmio que será escolhido por votos populares, para a cena mais votada pelos espectadores.

Após seleção do Júri Técnico, 12 trabalhos serão apresentados ao vivo nos dias 25 e 26, a partir das 19h, por meio do Zoom, com transmissão simultânea no Canal do YouTube da Prefeitura de São Pedro.  A cada dia serão 6 grupos se apresentando e no dia 27 acontece a premiação, também ao vivo e online. Ao final de cada cena, o público poderá votar na cena que mais gostou, pelo chat do YouTube e a mais votada leva o prêmio do concurso popular.

O número de cenas inscritas surpreendeu os organizadores, assim como a localidade dos inscritos: são 35 cidades de 13 estados brasileiros e uma inscrição internacional, da cidade de Cuíto, que fica em Angola, no continente africano.

A qualidade técnica dos trabalhos foi destacada pelos jurados. “A participação do público é fundamental, já que temos uma categoria exclusiva para voto popular”, destaca o coordenador de Cultura de São Pedro, Ivan Teixeira.

Com realização do Coletivo Anima e da Prefeitura de São Pedro, o Festival está em sua primeira edição, totalmente online, mas os idealizadores esperam que as próximas edições possam acontecer presencialmente e com a participação do público, movimentando não apenas a cena teatral de São Pedro e região, mas também fortalecendo espaços culturais da cidade.

PROGRAMAÇÃO – No dia 25, a partir das 19h, serão apresentados Bonecos em Performance, de Sérgio Esteves (São Pedro/SP); @vc, da Cia Céu Branco (Vinhedo/SP); Revoada, do Grupo Base de Teatro (Cascavel/CE); Surto de Quarentena, da Cia Artística Sol sem Dó (Duque de Caxias/RJ); Instinto, Las Lobas (Muzambinho-MG) e 7 Anos de Azar, do Coletivo Mundaréu (Campinas/SP).

No dia 26, as apresentações começam com Nós Desfeitos, da Salve! Cia de Teatro (São Pedro/SP); seguida por Os Sobreviventes, da Cia Âmago (Campinas/SP); Verme, da Cia Los Puercos (São Paulo/SP); (Des)esperar uma  velha conhecida ou infinitas metáforas numa janela, do Grupo Experimental Janela (Ribeirão Claro/PR);Viva Voz – Capítulo Stela do Patrocínio, da Companhia Volante (Rio de Janeiro/RJ) e A Cortadora, do Coletivo Aguaceiro (Piracicaba/SP).

A cerimônia de premiação começa às 19h do dia 27.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima