Caldeirão Político

NAS ESTRELAS — I
O professor Gabriel Ferrato dos Santos (DEM) — vice-prefeito atual que foi prefeito pelo PSDB — teve a nomeação confirmada para a Secretaria Municipal de Educação. Conhece o ramo, foi secretário por longo tempo e deixou uma história bem escrita naquela Pasta, com respeito da grande maioria dos funcionários concursados. Isso é bom.

 

NAS ESTRELAS — II
E não é novidade a nomeação do vice-prefeito Gabriel Ferrato para a Educação. Só não assumiu antes porque passou um período doente — felizmente, está ótimo de saúde — e porque estava escrito nas estrelas. Depois da queda do professor João Marcos Tomaziello, que volta à direção da Escola Estadual Honorato Faustino, Gabriel em ótima saúde, eis o secretário já certo, mesmo antes das eleições.

 

INTERINO
Alex Gama Salvaia foi nomeado interinamente como secretário de Defesa do Meio Ambiente. Na edição do dia 17 de junho, este Capiau registrou comentários de que iria sair o titular da pasta, Marcos Yassuo Kamogawa. Dito e feito. Feito.

 

ROBERTO
O deputado estadual Roberto Morais (Cidadania) comemorou, ontem, o protocolo do Projeto de Lei 078/2021, na Alesp, que cria a Região Metropolitana de Piracicaba (RMP). Seu sonho, sua alegria: “Estou feliz”, comemora Roberto, que, em 2104, lutou para não que Piracicaba não fosse incluída na Região Metropolitana de Campinas (RMC), o que levaria a, certamente, não ter a daqui.

 

INDEFERIDA — I
A representação de forma anônima ao Ministério Público do Estado de São Paulo, contra o secretário municipal Adolpho Queiroz, foi indeferida. O titular da Semac (perdendo o ‘Tur’) foi acusado de nepotismo por ter nomeado a namorada Elisabete Jurema Bortolin para cargo de assessoria especial de gestão pública da pasta da qual é gestor, com salário de R$ 3.147,00.

 

INDEFERIDA — II
A alegação de Adolpho é de que não é marido (de papel passado) e nem vive união estável com Elisabete, ou ainda não tem qualquer vínculo de parentesco. Embora a Súmula Vinculante 13 proíba, entre outras situações, a “nomeação de cônjuge, companheiro ou parente”, a conclusão é que a relação não se encaixa na lei. O MP apontou — o que é importante — que o histórico de Elisabete lhe confere “notória aptidão” para o exercício de cargo na área de cultura, o que, para este Capiau, é válido e merece respeito.

 

CERIMONIAL
O diretor do Centro de Comunicação Social (CCS) da Prefeitura, Antonio Carlos Bonassi, foi o responsável pelo cerimonial sexta (18) durante a assinatura do envio do projeto de lei da Região Metropolitana de Piracicaba (RMP). É que, de última hora, não pode vir o servidor do Palácio dos Bandeirantes e, por sua vez, Bonassi atendeu e fez um ótimo trabalho. Lamentável que tenha o incidente de certo “inconveniente” a que este Capiau se referiu na última edição.

 

MORO
Na rua, em Washington, DC, o ex-juiz federal Sérgio Moro (partido?) é encarado por uma repórter que afirma ter, ele, “quebrado o Brasil”. Ele chama: “ei, mocinha”. A jovem jornalista continua sua caminhada e distribui um vídeo para as redes sociais. Precisa dizer que viralizou?

 

ESQUERDINHA — I
Carlos Roberto Rodrigues, o Esquerdinha — seu apelido nada tem a ver com a esquerda —, fez comentários sobre a vinda do governador João Doria (PSDB) a Piracicaba. “Veio com medo, com receio, com insegurança, já sabendo que a grande maioria da população piracicabana já não lhe tem respeito e muito menos admiração”, escreveu Esquerdinha, para quem, “no ato de sexta faltou público, faltou liderança empresarial, faltou, nós sociedade civil organizada, enfim faltou calor humano”.

 

ESQUERDINHA — II
Esquerdinha afirma que ficaram lá alguns seus apaniguados que necessitam das benesses e quirelas do governador e “veio porque está em campanha presidencial”, disse. Esquerdinha cita, também, que “o Polezzi (Fabrício), vereador, foi muito corajoso e contundente quando disse algumas verdades para esse governador hipócrita que, na última hora, se elegeu governador porque vestiu a camisa Bolsonaro”.

 

ESQUERDINHA — III
Segundo Esquerdinha, David Uip usou hidroxicloroquina e Doria apoiou e, agora, vem falar que Bolsonaro é genocida. “Peguei por infelicidade a Covid — conta — e passei 15 dias de medo, insegurança, pensando até que não ia resistir”, lembrando que diz isso porque “o tratamento precoce feito muito bem no HFC me deu condições de sobrevivência”. Esquerdinha diz, ainda, que esse governador é “ditadorzinho e mentiroso”. E adverte: “Mas a vida tem uma coisa de bom, a verdade tem seus caminhos difíceis, mas os homens de boa vontade, apesar de tudo, conseguem atingir as mudanças que são necessárias para o bem-estar da população e das suas liberdades”.

 

VÍDEO
O MCCP (Movimento Contra a Corrupção em Piracicaba) — leia-se Walter Koch — distribuiu pelas redes sociais um vídeo em que enaltece a Ficha Limpa Municipal, e registra os detalhes sobre o ex-prefeito Barjas Negri, o ex-secretário da Educação José Marcos Tomaziello, o governador João Doria, além das palavras do vereador Laércio Trevisan Junior (PL), ao informar que vai representar Walter Koch à Presidência do TRT (Tribunal Regional do Trabalho). Há muita água a rolar… “Essa brincadeira tem que acabar”, diz o vereador Trevisan.

 

ABSOLVIDOS
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu ex-ministro Gilberto Carvalho, ambos do PT, foram absolvidos pelo juiz federal Frederico Botelho de Barros Viana, da 10ª Vara Federal do Distrito Federal, em um processo por corrupção relacionado à Operação Zelotes. Pelo jeito, Lula está colecionando absolvições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima