Linkado com: Ricardo Schmidt no Mês do Meio Ambiente

Foto: Acervo pessoal

Em plena segunda década do século 21, ainda há quem se distancie de questões relacionadas ao meio ambiente. E neste mês comemorativo, a ocasião é mais que oportuna para lembrar que a defesa do meio ambiente deveria contar com o envolvimento de toda a sociedade. Para falar sobre isso, O Canal da Lili está Linkado com: Ricardo Schmidt no Mês do Meio Ambiente. Formado pela Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/Universidade de São Paulo), o ambientalista Ricardo Otto Leão Schmidt, 54, – ele foi secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente, em 2004 na gestão do então prefeito José Machado – é engenheiro agrônomo, consultor, plantador e cuidador de árvores. Confira a entrevista:

Como é possível estimular o envolvimento da sociedade com as questões ambientais?

Acredito que o melhor meio de estímulo é a educação formal ou informal, inserindo o cidadão como integrante no espaço onde vive ou frequenta, seja urbano ou rural. Defender o meio ambiente deveria ser ressignificar a defesa da vida humana.

Quais são os principais problemas que entende que precisam ser resolvidos atualmente em Piracicaba? 

Penso que os principais são: 1. Resíduos Sólidos – política pública transparente e contínua com relação à redução de resíduos em sua produção (estímulo à reciclagem e compostagem que se mantém em baixos índices) e aterramento (a Parceria Público-Privada atual não tem alcançado metas claras e desejáveis na redução do aterramento e diminuição de emissão de gases, considerando que quantidade expressiva de lixo tem sido incinerada); 2. Qualificação do espaço verde urbano pelo cidadão e poder público – as árvores e áreas verdes não são consideradas equipamentos urbanos que promovem qualidade de vida e têm sido no decorrer do tempo sacrificadas e substituídas por asfalto, concreto, arbustos, fios e postes;

De que modo, na prática, empresas podem desenvolver ações efetivas que estimulem a consciência ambiental de todos?

Em primeiro lugar, é dar o exemplo seguindo a legislação ambiental e controlar qualquer atividade com potencial poluidor. E existem as empresas que falam que fazem e as empresas que realmente fazem e cabe a nós como sociedade informar-nos para decidirmos de quem vamos consumir. Esse é o caminho para sociedades sustentáveis.

Pensar global e agir localmente parece ser o mais acertado. É isso? Cite algumas ações que o cidadão comum pode fazer em relação ao meio ambiente.

Sim é isso mesmo. Ações simples: reduzir seu consumo de água, luz; reduzir seu lixo na porta de casa através da reciclagem e compostagem; plantar uma árvore; consumir de empresas que realmente têm práticas sustentáveis; denunciar crimes ambientais; enfim qualquer ação que garanta um planeta melhor para as próximas gerações.

SERVIÇO – Ricardo Schmidt – Contato: WhatsApp (19) 99640-7790. Facebook: https://www.facebook.com/rolschm

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima