Caldeirão Político

PPA
Comenta-se que o PPA enviado pelo prefeito Luciano Almeida (DEM) à Câmara é muito parecido com o anterior, dos tempos da administração do ex-prefeito Barjas Negri (PSDB). Perguntar não ofende: o que falta ou o plano anterior tinha fundamento?

 

RECORDE
Há, possivelmente, um agente local de trânsito que está de parabéns, pois aplicou mais de mil multas em um mês, mais de 30 por dia, um fenômeno, cumprindo legalmente seu trabalho. São as redes sociais que reclamam de certa disposição do poder público em multar e, claro, melhorar o caixa do erário municipal. Que tenham aumento os funcionários!

 

ESTADUAL
A política de Piracicaba pode ter um candidato a deputado estadual pelo PCdoB em 2022, segundo pensa a direção do Diretório Municipal. Falam que André Tietz, o ilustre professor de Inglês, deve retornar aos quadros dos comunistas com legenda garantida. Não é muito candidato, não? Mas as legendas é que decidem.

 

BOM SENSO
Piracicaba é cidade de políticos famosos, a começar por Prudente de Morais, além de ser berço de senadores, deputados federais e estaduais, governadores, ministros de Estado. Sabemos, todos, da importância da antiga Vila da Constituição no cenário político da Monarquia e da República. É preciso de bom senso para que os políticos locais não sejam “assaltados” pelos que, como cometas, passam por aqui colhendo votos. Com todo respeito porque eles têm o direito em fazê-lo.

 

CLIMATIZADOR — I
Os deputados e deputadas da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovaram, quarta (16), o Projeto de Lei 62/2021, que permite que o Governo do Estado instale ar condicionado — o famoso climatizador — de refrigeração e aquecimento nas salas de aula de instituições de ensino público estadual.

 

CLIMATIZADOR — II
Segundo o deputado Wellington Moura (Republicanos), autor da medida, a instalação dos equipamentos visa o aperfeiçoamento da infraestrutura escolar e o conforto de professores e alunos. Ótimo, mas não precisaria lei, apenas bom senso de quem administra bastaria.

 

CLIMATIZADOR — III
“Chega a ser desumano professores e dezenas de alunos em uma sala de aula e a sensação térmica de 40 graus e no tempo de frio é pior ainda, pois alguns alunos sequer têm roupa apropriada para suportar o frio, isso compromete até o aprendizado das crianças”, afirma Moura. Que cumpram a lei os governantes.

 

AÇÃO POPULAR
O deputado federal Célio Studart (PV-CE) ingressou, quinta (17), com ação popular para barrar eventual realização de motociatas ou eventos políticos desta natureza no Ceará, organizados ou com a participação do presidente Jair Bolsonaro, capazes de provocar aglomeração e desrespeito às normas sanitárias de combate à pandemia da Covid-19. Multa neles.

 

APOIOADORES
O ato em Fortaleza estaria sendo articulado por apoiadores do presidente da República, Jair Bolsonaro (ainda sem partido?), que, neste mês, em Brasília, cogitou realizar, em breve, uma motociata na capital cearense. Meio sem graça isso, em tempos de pandemia?

 

CERIMONIAL
“O senhor está sendo inconveniente”, eis a frase, repetida três vezes pelo mestre de cerimônia do Palácio dos Bandeirantes, durante a fala do governador do Estado, João Doria (PSDB), na assinatura do documento de criação da Região Metropolitana de Piracicaba (RMP). A frase foi dirigida a um vereador que estava sendo muito inconveniente, e o Capiau faz algumas considerações.

 

BOLSODORIA — I
O vereador Fabricio Polezi (Patriota) publicou ontem em sua rede social um vídeo onde chama de “traidor” o governador João Doria (PSDB). O parlamentar escreveu, na legenda do vídeo, “De frente com o DitaDória Pinóquio Traidor, calcinha apertada”, enumerando basicamente todos os impropérios de bolsonaristas contra o residente do Palácio dos Bandeirantes.

 

BOLSODORIA — II
Na visita de Doria no Teatro “Erotides de Campos”, no Engenho Central, Polezi pediu que o governador falasse “do aumento de 12% dos impostos, você não é bem-vindo em Piracicaba, você só mente, as pessoas fingem que acreditam em você, seu mentiroso, você traiu o presidente Bolsonaro, foi eleito nas costas do presidente Bolsonaro”, disse.

 

BOLSODORIA — III
Quem não se lembra da campanha “BolsoDoria”, encampada pelo atual governador de São Paulo, que, inegavelmente, usou a chamada “onda bolsonarista” para se habilitar e ganhar, bastante apertado, é bom que se lembre, do seu concorrente em 2018, Márcio França (PSB). Doria, como criador, agora precisa enfrentar as suas próprias criaturas.

 

CONSELHO — I
Este Capiau, idoso e cansado, insiste em algumas colocações políticas que podem ser lembradas em ocasiões como essas. Para que uma sociedade caminhe, e tenha algum progresso, é preciso respeito, o que não quer dizer que é concordar. Pode, sim, ser adversário; pode, sim, criticar; pode, sim, enaltecer; pode, sim, fazer considerações diversas sobre uma pessoa. No caso, o governador do Estado merece respeito.

 

CONSELHO — II
Também este Capiau reafirma um exemplo desse conselho. O senhor vereador Fabrício Polezi (Patriota) tem suas opiniões, muitas vezes diferentes deste idoso e cansado Capiau, mas ele, como pessoa e eleito edil, merece nosso respeito, de forma a contribuir com o exercício democrático do seu mandato. Sua Excelência, talvez, seria bom pensar nisso, porque todos temos sempre algo a oferecer à comunidade.

 

RESPEITO
Numa explicação rápida, a partir de uma visão antropológica, pode-se afirmar que o respeito é, entre tantos outros, um valor essencial para as relações humanas. Através da janela estreita do respeito, é possível enxergar que a sociedade vive em paz, em convivência saudável, fundamentada na consideração, solicitude e civilidade. Há, assim, uma certeza: de que há obrigações e direitos entre si.

 

CULTIVO
O Capiau entra em idade nova, mas antiga, na certeza de que está cultivando o trabalho e a paz. Isso é, em síntese, produto de respeito, do respeito que temos entre nós.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima