Em um Bairro de Nova York: premiado musical da Broadway estreia no cinema

Da Broadway para o cinema, musical Em um Bairro de Nova York é um filme apaixonante – Foto: Divulgação

Antônio Toledo

“In the Heights”, um dos musicais mais queridos da Broadway, ganhou uma emocionante e envolvente versão cinematográfica que acaba de estrear no Cine Shopping Piracicaba com o título nacional “Em um Bairro de Nova York”. É a única estreia neste final de semana, no complexo de cinema, que mantém em cartaz os filmes “Mortal Kombat”, “Cruella”, “Espiral – O Legado dos Jogos Mortais”, a bela animação “Spirit – O Indomável” e “Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio”, terceiro capítulo da icônica franquia de terror que já acumula mais de 1 milhão de espectadores no Brasil.

EM UM BAIRRO DE NOVA YORK — Este elogiadíssimo drama musical sobre uma comunidade latina da periferia de Nova York é uma empolgante adaptação para o cinema da premiada peça “In the Heights”, um dos musicais mais queridos da Broadway. De autoria de Lin-Manuel Miranda (música e letra) e Quiara Alegría Hudes (livro), o musical estreou na Broadway em 2008 e recebeu 13 indicações ao Tony Awards (o mais prestigiado prêmio do teatro dos Estados Unidos) e ganhou quatro, incluindo Melhor Musical e Melhor Trilha Sonora Original. Sucesso na Broadway, esta versão para o cinema, assinada pelo diretor Jon M. Chu (da comédia “Podres de Ricos”) promete atrair grandes plateias. Contando com alguns membros do elenco original da Broadway, incluindo a colaboração no roteiro dos autores Lin-Manuel Miranda e Queira Alegría Hudes, o filme tem sua história ambientada ao longo de três dias, envolvendo personagens do bairro predominantemente latino de Washington Heights, bairro de Manhattan, em Nova York.

As luzes se acendem em Washington Heights. O cheirinho de um “cafecito calliente” paira no ar, na saída da estação de metrô da rua 181, onde um caleidoscópio de sonhos mobiliza essa comunidade latina vibrante e muito unida. No meio de tudo temos o querido e magnético dono de uma bodega, o jovem Usnavi de la Vega (vivido por Anthony Ramos). E é através desse simpático protagonista que a história retrata um grupo de jovens em busca de seus sonhos. Tudo embalado em bela trilha sonora

SÓ ELOGIOS 

Se nos palcos o musical agradou, no cinema mais ainda. Já lançado nos Estados Unidos, o filme chega ao Brasil carregado de elogios, tanto por parte da crítica quanto do público. No “Rotten Tomatoes”, site agregador de críticas, o filme recebeu 96% de aprovação.  “Elenco, coreografia, canções e história se rendem no filme para oferecer pura alegria na forma musical do cinema moderno” – escreveu um crítico de Nova York. Já entre o público, um deles disse: “Como meu primeiro filme que vi nos cinemas desde o início de Covid, foi um filme absolutamente incrível. Definitivamente imperdível”. Outros elogios dados ao filme foram de “Emocionante e envolvente”, e “É o filme mais vibrante, lindo e colorido do ano”.

OUTRO LADO

Deixando os elogios de lado, o filme foi criticado por suas escolhas de elenco que aparentemente excluíram atores afro-latinos com cores de pele mais escuras e deturparam a demografia de Washington Heights. Lin-Manuel Miranda, descendente de porto-riquenhos e criador do musical, se desculpou por esse erro.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima