Caldeirão Político

BARJAS
O TJSP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo) confirmou liminar para suspender a eficácia da nomeação do ex-prefeito Barjas Negri para o cargo de coordenador na Secretaria de Desenvolvimento Regional, por ter sido condenado por atos de improbidade administrativa, por órgãos colegiados, com a aplicação, entras sanções, de suspensão dos direitos políticos. A ação foi movida pelo vereador Laércio Trevisan Junior (PL). É a lei.

 

PIRATAS
A Polícia Federal e a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) no Estado de São Paulo cumpriram, quinta (17), o sexto mandado de busca e apreensão nos últimos trinta dias, visando combate ao serviço clandestino de radiodifusão sonora, do tipo FM. Cinco rádios “piratas” foram fechadas com a apreensão de equipamentos de radiodifusão. Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal em Piracicaba.

 

EMENDAS — I
Este Capiau, que já viu e ouviu de tudo nesta vida, não deixou de ficar pasmo ao ouvir as fofocas de que o prefeito Luciano Almeida solicitara, aos nobres edis, que não apresentassem emendas ao PPA. É isso mesmo? Ou a política está com muitas fofocas soltas por aí?

 

EMENDAS — II
Uma das vereadoras que não entrou na onda de não apresentar emendas ao PPA foi a vereadora Rai de Almeida (PT). Pelo que se ouviu falar pelos corredores, Rai está propondo por volta de oito emendas ao texto. É o trabalho do legislador, nada mais que isso.

 

EMENDAS — III
Ao que parece, até o fim do expediente de ontem (17), os vereadores que não se incluem no que se pode chamar de (fraca) base do prefeito mantiveram suas proposituras. Ainda não é certo, mas já se sabe que o número de emendas passa de 30. Ponto positivo para os nobres edis que fizeram sua parte. Afinal, ganham para trabalhar, o que é justo e nobre.

 

ÉTICA
O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo reelegeu, na manhã de quinta (17), a deputada Maria Lúcia Amary (PSDB) para a presidência do colegiado. A vice-presidência ficou para o deputado Barros Munhoz (PSB). Os parlamentares foram escolhidos de maneira unânime pelo grupo e comandarão o Conselho até o final desta legislatura.

 

TIETZ
Quem anda se organizando politicamente é o ex-candidato a vereador André Tietz, apoiador incondicional do prefeito Luciano Almeida (DEM). Ele está — claro! — magoado com o abandono, e promete dar a volta por cima. Tietz é brilhante professor de Inglês, competente e tem vocação política. Mas são coisas da política, que podem acontecer também no Reino Unido e nos Estados Unidos.

 

SERVIDORES
Carlos Calcinha, agora chamado de Carlos do Dieese, tem esmiuçado diariamente o tema salarial. Agora, é preciso ouvir os representantes do Sindicato dos Municipais, que já iniciou disparo de ofícios sobre o tema. Questão de tempo.

 

ANIVERSÁRIO — I
Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente da República, completa hoje 90 anos. Saúde e paz, e o Capiau fica feliz pela sua disposição em opinar, dar entrevistas, ter plena consciência da vida nacional. O Capiau, também idoso, sempre foi seu admirador. Aliás, até 1997, exatamente quando permitiu, ou incentivou, que o disposto da reeleição fosse aceito na Constituição de 1988.

 

ANIVERSÁRIO — II
Ao escrevermos — você, eu, nós —, através dos nossos representantes, que não teríamos mais reeleição para o Executivo, em todos os níveis, FHC deve ter sido mordido pela “mosca azul” e cometeu essa traição aos que, já em 1978, batalhavam para sua eleição ao Senado Federal, quando ficou suplente de André Franco Montoro pelo então MDB.

 

ANIVERSÁRIO — III
Ao desejar muitos anos de vida, admirando-o em várias ações que teve enquanto residia no Palácio da Alvorada, assim como intelectual que realmente o é, este Capiau registra a tristeza com ele, FHC, por ter cometido o absurdo da reeleição, sem a qual o Brasil teria sido outro. E corre o risco, agora, de piorar ainda mais com isso. De qualquer forma, hoje, às 12h, terá live e só são homenagens.

AMOR
Guia Amoroso da Terra será, em breve, uma nova obra do escritor Cecílio Elias Netto, apaixonado mais do que ninguém por Piracicaba. O projeto foi contemplado na categoria “Prêmio” do Programa de Ação Cultural do Estado de SP – ProAC LAB. Certamente, é como ou mais do que “Bahia de todos os santos”, de Jorge Amado, publicado em 1945, depois do exílio no Uruguai e na Argentina.

 

FOGOS — I
A CDEICS (Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços) aprovou nesta quarta-feira (16) parecer favorável ao projeto dos deputados federais Célio Studart (PV-CE), Ricardo Izar (PP-SP) e Welinton Prado (Pros-MG) que proíbe o uso de fogos de artifício com estampido no País. Em suas redes sociais, o parlamentar cearense comemorou: “Vitória para os animais, autistas e idosos”. Em Piracicaba, em 2019, foi aprovada lei nesse mesmo sentido, de autoria do ex-vereador Marcos Abdalla (MDB).

 

FOGOS — II
Na justificativa do projeto, os autores deixam claro que o objetivo não é acabar com os espetáculos e festejos realizados com fogos de artifícios, mas proibir que sejam utilizados artefatos que causem barulho, estampido e explosões, causando risco à vida humana e dos animais. Isso porque o espetáculo proporcionado pelos fogos de artifício é visual e pode ser conseguido com o uso de artigos pirotécnicos, também conhecidos como fogos de vista.

 

NOVIDADE?
Nos corredores do Edifício do Centro Cívico, não há novidades — talvez segunda (21) terão — para o nome de novo ou nova titular para a Secretaria Municipal de Educação. Uma conclusão é possível: que os funcionários concursados, chamados de carreira, fazem a Pasta andar. O Capiau reafirma sugestão ao prefeito Luciano Almeida (DEM): que solicite uma lista tríplice entre os concursados da casa e ele saberá escolher um ou uma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima