Formato virtual: Mostra Batom, Lápis & TPM completa 10 anos

Ano a ano, Batom, Lápis e TPM vem se firmando como referência – Foto: Divulgação

Desde o dia 8/03, com mais de 1.300 visitas virtuais, a edição 2021 da Exposição Batom, Lápis & TPM chega ao fim, no ano que completa 10 anos. Criado e direcionado a mulheres cartunistas, caricaturistas e ilustradoras, o evento foi criado após levantamento no qual detectou-se o número reduzido de mulheres inscritas no Salão Internacional de Humor de Piracicaba em relação aos homens.

A Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), por meio da direção do Cedhu (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação de Humor Gráfico de Piracicaba) resolveu, então, realizar um trabalho de investigação, identificando e se comunicando com cada artista gráfica. Feito esse trabalho, foi criada uma mostra exclusiva para as mulheres, a primeira do gênero, no Brasil. Em 2011, na primeira edição, foram convidadas 25 artistas de diversos países, com a apresentação de 50 trabalhos. A partir do segundo ano, foi aberto um edital e o número foi de 52 inscritas, com 80 trabalhos selecionados por um júri.

Ano a ano, Batom, Lápis e TPM vem se firmando como referência. Em 2020 foram selecionados 100 trabalhos para compor a mostra. Já neste ano, a mostra, que se tornou virtual devido às restrições ocasionadas pela pandemia, foi composta por trabalhos enviados por artistas do Brasil, Colômbia, Egito, Rússia, Polônia, Itália, Belarus, Bulgária, Romênia, Irlanda e Irã, totalizando 110 escolhidos, entre cartuns, caricaturas, charges, ilustrações, HQs e tiras.

A organização do evento espera que em 2022 a exposição volte a ser presencial, mas também com seu formato digital correndo paralelo. A Secretaria Municipal da Ação Cultural e o Cedhu Piracicaba ficam à avenida Maurice Allain, 454, na Vila Rezende, Piracicaba/SP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima