Caldeirão Político

REGIÃO
Dando continuidade à campanha que pede vacinação prioritária dos bancários contra a Covid-19, os diretores do Sindban Aldo Rocha e Ubiratan do Amaral visitaram as cidades de Capivari, Rafard e Rio das Pedras, na terça (15). Nesta quarta (16), os diretores Paulo Cherles Manarim e Aldo Rocha protocolaram os ofícios nas Câmaras e Prefeituras de Bofete, Pardinho e Porangaba. São essenciais.

 

SENSIBILIDADE
“Em todos as Câmaras e Prefeituras, há uma sensibilização sobre a nossa causa. Acreditamos que o retorno será positivo até porque a quantidade de bancários é pequena em relação ao total da população. Porém, estamos muito expostos aos riscos de contaminação como atesta a nossa pesquisa”, comenta o diretor Aldo Rocha.

 

DE SAÍDA?
No Centro Cívico, há comentários de que o secretário de Defesa do Meio Ambiente, Marcos Yassuo Kamogawa, seja o próximo a deixar o governo. Desaprovando algumas atitudes dos secretários, há servidores comentando pelos corredores que Kamogawa estaria acumulando os vencimentos de secretário e de professor na Esalq. Questão de direito.

 

PERDA
A notícia publicada na edição de ontem de que o vereador Zezinho Pereira (Democratas) está propenso a apoiar a possível candidatura do cabeleireiro e ex-vereador Marcos Abdala a deputado estadual, é uma demonstração de perda de forças do deputado Roberto Morais. É que a família Abdala sempre esteve no apoio a Morais, que tentará mais uma vez a reeleição no próximo ano.

 

CONVITE
Só que o vereador Zezinho Pereira (DEM) devolve a informação ao ex-vereador Marcos Abdala: “vem para o Democratas, é melhor para você”. As fofocas correm soltas em ano de eleição, porque 2022, feliz ou infelizmente, já chegou para os pré-candidatos.

 

DISQUE 100
Em suas redes sociais, a deputada estadual Professora Bebel (PT) faz campanha contra a violência a idosos, que teria aumentado na pandemia. Segundo levantamento do seu mandato junto ao Disque 100, plataforma do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH), o número de denúncias de violência e de maus tratos contra os idosos cresceu 59% no Brasil durante a pandemia do novo coronavírus. Entre março e junho deste ano, foram 25.533 denúncias. No mesmo período de 2019, foram 16.039. Lamentável.

 

VIOLETA
Esse mês é usado na conscientização para o combate contra a violência a idosos, e é chamado de “junho violeta”. Para denunciar, basta discar 100, reforça a deputada Professora Bebel.

 

PROGRAMA — I
Cidadania Política em Movimento é um programa semanal que acontece sempre às quintas, às 20h, no canal Resistentes, no YouTube. Cidadania Política em Movimento é um projeto de extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Piracicaba, idealizado pelos seus mediadores, professores Adelino Francisco de Oliveira e Rafael Gonzaga. Hoje, o diálogo é com o artista Supla.

 

PROGRAMA — II
O projeto conta também com a atuação de duas jovens bolsistas, selecionadas no edital 06/2021 da Coordenadoria de Extensão do campus Piracicaba, do Instituto Federal. A estudante Sofia Tano Gianoni (matriculada no 4º ano do curso de Ensino Médio Integrado em Informática) e a estudante Beatriz Zambon Américo (matriculada no 2º ano do curso de Ensino Médio Integrado em Manutenção Automotiva).

 

HOMENAGEM
O presidente da Afpesp (Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo), Álvaro Gradim, salienta que “a melhor homenagem que poderia ser prestada no Dia do Funcionário Público Aposentado, hoje (17), seria a aprovação do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 22/2020, que anula medida do governo paulista muito nociva à categoria, pois reduz o valor real dos proventos de quem dedicou toda uma vida de trabalho ao serviço público”.

 

LEMBRANDO
Para que se entenda melhor a questão, Gradim lembra que, após a aprovação, no início de 2020, da reforma previdenciária do Estado de São Paulo, que já havia aumentado as alíquotas de contribuição dos servidores, o governador João Doria impôs ônus adicionais aos aposentados e pensionistas: o Decreto 65.021/2020 estabeleceu que sua contribuição previdenciária não mais incidiria sobre o valor da parcela dos proventos que superasse o limite máximo estabelecido para os benefícios do Regime Geral de Previdência Social, como determinava a regra até então vigente. Os descontos previdenciários passaram a incidir sobre a parcela dos proventos que excedesse a um salário mínimo nacional, por faixa salarial.

 

ALESP — I
Após receber duas emendas de Plenário em sessão extraordinária realizada terça (15), o projeto de lei que autoriza a realização de empréstimos com instituições financeiras nacionais e internacionais, e cria a loteria estadual, retornará para análise das comissões de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), e de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP).

 

ALESP — II
Pela manhã do dia 15, o projeto já tinha sido aprovado pelo Congresso de Comissões e estava pronto para entrar em pauta no Plenário, o que aconteceu no período da tarde, depois que o presidente Carlão Pignatari convocou uma nova sessão extraordinária. As emendas foram apresentadas pelas deputadas Janaina Paschoal (PSL) e Professora Bebel (PT), e receberam 20 assinaturas cada.

 

ALESP — III
Um dos objetivos do Projeto de Lei 359/2021, encaminhado à Assembleia Legislativa pelo Governo do Estado na última semana, é obter até R$ 5 bilhões, junto de instituições nacionais, para o investimento em obras, mobilidade urbana, infraestrutura, saúde, educação, segurança pública, habitação e meio ambiente.

 

ALESP — IV
A emenda proposta pela deputada Professora Bebel direciona esse investimento para a construção de unidades habitacionais e para obras de infraestruturas em favelas e cortiços, e inclui no conjunto de medidas possíveis para o uso dos recursos à ampliação de delegacias da mulher e das vagas do ensino superior, técnico e tecnológico, além de temas como segurança alimentar, projetos de estímulo ao desenvolvimento regional e a implantação de projetos de economia solidária no Estado.

 

ALESP — V
“Nosso objetivo é fazer com que o Governo do Estado destine os recursos que ora se pretendem para áreas que realmente requerem investimentos e para as quais têm sido destinados poucos recursos orçamentários durante as duas últimas décadas, além de criar mecanismos para maior transparência e fiscalização por parte do Poder Legislativo”, afirmou Bebel.

 

ALESP — VI
A emenda apresentada por Janaina Paschoal exclui três trechos do texto enviado pelo governo a fim de vedar a possibilidade dos empréstimos internacionais para o Projeto São Paulo Mais Digital, a criação da loteria estadual e a permissão do uso dos recursos obtidos via empréstimos nacionais na implantação de medidas para melhoria e inovação dos serviços prestados pela administração pública.

 

PRORROGADO
Em razão da pandemia da Covid-19, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo prorrogou a suspensão das sessões presenciais no Palácio 9 de Julho até o dia 30 deste mês. A medida foi publicada no Diário Oficial no sábado (12), em Ato do Presidente, deputado Carlão Pignatari.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima