Caldeirão Político

LUTO — I
O Capiau registra sentimentos de luto pela morte do professor Valdemar Correr, dedicado ao ensino e à comunidade escolar por toda uma vida, além dos cuidados sociais em Piracicaba, notadamente nos bairros de Santana e Santa Olímpia. Nosso abraço fraterno à família.

 

LUTO — II
Decretado luto oficial no País pela morte de Marco Maciel (na época, PFL), que foi vice-presidente de Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Os políticos prestaram-lhe homenagem pelo espírito conciliador. O ex-governador de São Paulo Cláudio Salvador Lembro (PSD) perde um grande amigo.

 

LIMINAR — I
A Justiça do Trabalho concedeu uma liminar obrigando uma empresa de Campinas a manter uma funcionária gestante em home office durante a pandemia sem qualquer prejuízo à sua remuneração e ao contrato de trabalho, sob pena de multa de R$ 1 mil por mês se o empregador descumprir a decisão.

 

LIMINAR — II
A liminar da 6ª Vara do Trabalho de Campinas foi obtida pelo escritório Advocacia Cremasco, que deu início ao processo após ter sido procurado por algumas trabalhadoras que tiveram o direito ao teletrabalho negado pelos empregadores mesmo depois da aprovação da Lei 14.151, que prevê a substituição do trabalho presencial pelo remoto.

 

MCCP
Nas redes sociais, o MCCP (Movimento de Combate à Corrupção em Piracicaba) faz referências — “no intuito de informar a população piracicabana” — a Augusto Muzilli Junior, como assessor de Gestão em Projetos de Saúde e Políticas Públicas (chamado de subsecretário da Pasta), e a Tatiana Ferreira Muzilli, como encarregada de equipe no Semae. Algo demais?

 

LIBERDADE
“A liberdade não é um luxo dos tempos de bonança; é o maior elemento da estabilidade”, escreveu Ruy Barbosa no começo do século XX. E o Capiau recorda alguns pensamentos históricos para ver se, um dia, cai na frente de alguns dos ignorantes que estão à frente da política. Ou, melhor, de alguns ignorantes que estão no poder, qualquer uma das esferas.

 

AGITAÇÕES — I
Preocupado com a desvalorização da moeda, o presidente Campos Salles (1898-1902), alertava: “Se nos achássemos em condições normais de vida política, com partidos políticos bem assinalados entre si, obedecendo cada um à autoridade de seus chefes legítimos… conservar-me-ia em posição neutra para oferecer aos contendores todas as garantias eleitorais”.

 

AGITAÇÕES — II
“Mas bem diversa é a situação da República… e é preciso evitar, com decidido empenho, as agitações sem base no interesse nacional que não serviriam senão para levar à arena política as ambições perturbadoras que têm sido e serão sempre os eternos embaraços à proficuidade da ação administrativa”, advertia o campineiro Campos Salles. Interessante que o primeiro presidente civil saiu daqui, Prudente de Morais, e o segundo de Campinas.

 

ÓBITOS
Nas redes sociais, há acusações contra o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Fazenda, Paulo Guedes: “Morrendo os idosos, diminui o déficit da previdência; morrendo os doentes crônicos, diminui os gastos do SUS; morrendo indígenas, a terra fica livre para exploração. Nada disso foi por acaso.” É mole?

 

PSC
Na rua Santa Catarina, 1.040, o PSC (Partido Social Cristão) vai definir, dia 17 próximo, às 19h30, como será a posição do Diretório Municipal de Piracicaba em relação às eleições de 2022. O presidente Joel de Faria, ex-vereador, está coordenando a organização do evento. É mais certo que a legenda não tenha candidato a partir de Piracicaba, seja a deputado federal ou a deputado estadual.

 

GARCIA — I
Sábado (12), o vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, e o secretário da Educação, Rossieli Soares, estiveram na região de Jundiaí, onde acompanharam a vacinação de profissionais da Educação Básica e entregaram mais uma unidade do Programa Creche Escola.

 

GARCIA — II
“Nós sabemos que as crianças sentem falta da convivência nas escolas, a educação à distância não é a mesma coisa. Por isso, termos adiantado a vacinação dos profissionais da educação é um avanço. Fomos o primeiro Estado do Brasil a iniciar a vacinação destes profissionais”, declarou Rodrigo Garcia. Em campanha para 2022? Perguntar não ofende.

 

SENADO
Nessa história de Rodrigo Garcia ser pré-candidato ao Governo do Estado, para o ex-governador Geraldo Alckmin, sobra a opção de ser candidato ao Senado Federal na vaga do senador José Serra (haverá uma vaga apenas para disputa na Câmara Alta). Ou contentar-se Câmara Federal ou Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

 

ALCKMIN
Talvez o caminho do ex-governador Geraldo Alckmin — aniquilado pelo governador João Dória no ninho tucano — seja juntar-se ao ex-governador Márcio França, que foi seu vice, no PSB. Quem sabe? Afinal, 2022 está chegando, ou

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima