Caldeirão Político

DIEESE
Carlos Calcinha, servidor público municipal, tem sido água mole em pedra dura, com o soneto de uma nota só: Dieese, Dieese, Dieese. Seria uma maravilha para o Brasil inteiro se o salário acompanhasse a orientação do órgão.

 

ENÉAS CARNEIRO?
Muitos desacreditam e ironizam Carlos Calcinha, mas se ao menos entendessem que o objetivo é uma vida digna para todos os servidores, estariam lutando, quem sabe daqui a 20 anos, lembrem que ele tem razão. Seria o ovo Enéas?

 

FEDERAL
Quem está feliz com a filiação do presidente Jair Messias Bolsonaro ao Patriota é a pré-candidata a deputada federal Érica Gorga, que foi candidata em 2018 e também em 2020 (Prefeitura). Os plantonistas do noticiário político dizem que a advogada está montando um gabinete. Conta com a vitória, certamente.

 

CAMPANHA
O PCdoB Piracicaba, através do seu presidente, médico Vilson Dornelles, iniciou na cidade, em consonância com a Executiva Estadual, uma campanha de filiação partidária, em busca de novas lideranças. Qual a cor do impresso?

 

PSDB
Será que a social democracia (leia-se PSDB) deve seguir pelo caminho da federação partidária, para conseguir ultrapassar as barreiras impostas. Um excelente projeto para partidos com identidade forte. E, na página A2, o jornalista André Cintra explica em amplo artigo como esse PL.

 

EDUCATIVA — I
Este Capiau, idoso e cansado, não é muito afeito às “mídias sociais”. Mas, vez ou outra, algum colaborador traz informações desse ambiente, algumas úteis, outras apenas assustadoras. Nesta semana, a querida Rádio Educativa FM, importante veículo de comunicação, foi alvo de “críticas” pelo fato de fazer a leitura das manchetes dos jornais. Há quem veja, nesse serviço público, de informar o que é notícia pela cidade, Brasil e mundo, como “coisa de comunista”.

 

EDUCATIVA — II
Um dos prints revela a mensagem de Rodney Roston: “E a ‘Deseducativa’ FM no incansável deserviço (sic!) de tentar esquerdizar sua pequena audiência… lamentável…”. Entre os comentários, um chama atenção e preocupa. Wilson Macchi diz que “qualquer hora vou na porta da rádio dar os parabéns para esses excelentes profissionais”, num claro tom de deboche. É uma ameaça? Seria melhor esclarecer. Democracia é produto da liberdade de imprensa.

 

EDUCATIVA — III
Outro print é de Fernando José Vitti: “Educativa FM, rádio MUNICIPAL de Piracicaba. Dia e noite repetindo a militância das grandes mídias esquerdistas. Será que nosso prefeito, Luciano Almeida, sabe desse posicionamento? Se sim, quer aproximar a sua imagem dos mesmos que apoiam Lula, Ciro, Boulos e Cia? Quatro anos passam rápido… muito rápido, hein”.

 

EDUCATIVA — IV
Pelo que o Capiau ouve do “Notícias 105”, os jornais lidos pela manhã são, no caso, os nacionais, O Globo, o Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo e os locais, incluindo A Tribuna (gentileza que, aliás, o diretor Evaldo Vicente agradece). Os autores dos prints acusam a imprensa de ser “esquerdista”, o que é claro delírio e falta de conhecimento sobre jornalismo. E, aqui, estamos à disposição para o debate.

 

EDUCATIVA — V
Desde já, este Capiau — idoso e cansado, chato de vez em quando — solidariza-se com os profissionais que, bravamente, mantém em funcionamento a Rádio Educativa FM e sugere que se faça uma mobilização em defesa da liberdade de imprensa, valor inegociável dentro de uma Democracia, fundamental para o respeito dos direitos humanos. Com a palavra, o Sindicato dos Jornalistas e o Sindicato dos Municipais, já que são servidores públicos acusados em sua atividade profissional.

 

EDUCAÇÃO — I
Quanto ao novo secretário de Educação de Piracicaba, sabe-se que o prefeito Luciano Almeida (DEM) analisa os currículos e saberá, claro, escolher, no tempo certo, quem vai ocupar a pasta. Comentam que o vice-prefeito Gabriel Ferrato (DEM — felizmente, com saúde, já voltou ao trabalho— seria especial neste momento para o cargo. Aliás, o vereador Pedro Kawai (PSDB) afirma: “esse é o cara”, referindo-se a Ferrato para a Secretaria, cargo que já ocupou no governo de Barjas Negri (PSDB).

 

EDUCAÇÃO — II
Só que a ideia deste Capiau, ontem, foi de pensar numa forma mais ampla de escolha, partindo de uma indicação dos próprios funcionários da Educação, mediante lista tríplice, para fazer a escolha. Seria mais dividir responsabilidades e não “pesar” só na caneta do prefeito, seja Luciano agora, ou outro no futuro. Seria, para este Capiau, uma valorização efetiva do funcionalismo público municipal. Isso seria bom, também, para a Secretaria da Saúde, por exemplo, de maneira que a profissionalização fosse o objetivo final.

 

MANIFESTAÇÃO
Várias manifestações foram enviadas a este Capiau. O vereador Paulo Camolese (PDT), diretamente ligado aos funcionários municipais (leia-se José Osmir Bertazzoni), saudou a nota de ontem como uma ideia a ser analisada com atenção especial. Afinal de contas, é preciso valorizar os que estão lá, sem qualquer demérito daquele que for nomeado pelo prefeito Luciano Almeida (DEM), que tem a caneta na mão.

 

PSICÓLOGO — I
Pensando no bem-estar dos servidores que atuam na linha de frente no enfrentamento da Covid-19, o Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Piracicaba e Região solicitou, via ofício, à SMS (Secretaria Municipal de Saúde), a contratação emergencial de psicólogo para acompanhamento exclusivo desses profissionais.

 

PSICÓLOGO — II
A Secretaria de Saúde respondeu, por ofício, que a Raps (Rede de Atenção Psicossocial) disponibilizou acolhimento e escuta oportuna para os profissionais de saúde via on-line, porém não obteve adesão suficiente que justificasse a continuidade do programa. Tendo em vista a demanda e a solicitação do Sindicato, foram colocados à disposição os telefones da Coordenação de Saúde Mental (3403-1266/ 3403-1267) para os profissionais entrarem em contato e planejar as necessidades individuais para o atendimento psicológico.

 

PSICÓLOGO — III
Os profissionais da saúde, bem como qualquer outro servidor, associados ao SIM (Sistema Integrado dos Municipais), também tem a disposição psicólogos do SIM. Informações e agendamentos pelo telefone (19) 3435-2448 e ou pelo WhatsApp (19) 99659-6277.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima