Simapira: Concessionária Mirante promove exposição

Exposição Eu que faço está na Câmara de Vereadores – Foto: Paulo Munhoz

A história de um dos maiores investimentos em saneamento do município, contada sob a ótica dos profissionais que trabalharam e contribuíram diretamente com o alcance da universalização do tratamento de esgoto. Essa é a proposta da exposição “Eu que faço – Construção da ETE Bela Vista”, que estará disponível a visitação desde sexta-feira (4), no hall em frente ao Salão Nobre Prof. Helly de Campos Melges, da Câmara de Vereadores de Piracicaba.

Disponível para visitação até o próximo dia 11, a ação promovida pela área de Responsabilidade Social da concessionária Mirante, integra o calendário de ações da Simapira – Semanas Integradas do Meio Ambiente de Piracicaba. A mostra contempla registros fotográficos do programa de obras viabilizadas por meio da Parceria Público-Privada, firmada entre o Semae e a concessionária Mirante, que antecipou em dois anos o alcance da universalização do tratamento de esgoto do município e, ajudou a eliminar o volume de 35 milhões de litros de esgoto in natura, que deixaram de lançados nos córregos e afluentes de Piracicaba e passaram a receber o tratamento adequado para a devolução com eficiência e qualidade ao meio ambiente.

Nesta edição, o destaque maior está nas imagens da construção da ETE Bela Vista, uma das maiores de Piracicaba, que tem capacidade para atender a demanda de 165 mil habitantes. De acordo com a coordenadora de Responsabilidade Social, Maria Aparecida Draheim, a exposição é uma oportunidade para que as pessoas compreendam como é formado o sistema de esgotamento sanitário. “Nas ações que fazemos com os munícipes, lideranças comunitárias e instituições de ensino, notamos que nem sempre as pessoas têm a percepção do quão complexa é a estrutura que compõe as áreas relacionadas aos serviços de esgoto, por isso, as fotos exercem um papel complementar, pois tornam acessível toda parte teórica que apresentamos, e desta forma, disponibilizamos o acesso total à todas etapas e setores. ”, explica a coordenadora.

Para o diretor-presidente, Jacy Prado, a iniciativa reafirma o compromisso da concessionária em ajudar na preservação do meio ambiente do município. “Desde o início da operação, assumimos como missão contribuir com a conservação dos ecossistemas da cidade, em especial do Rio Piracicaba, símbolo de extrema importância para o piracicabano, por isso, implementamos projetos de Engenharia e procedimentos operacionais, que visam a devolução de um efluente com mais qualidade e segurança ao corpo receptor. Além disso, a empresa tem em seu DNA, o desenvolvimento de ações voltadas à sustentabilidade, por meio dos programas de Responsabilidade Social, que apresentam opções ecologicamente sustentáveis para a adoção de hábitos do dia a dia e despertam a atenção do indivíduo sobre a responsabilidade que cada um deve assumir com o meio ambiente”, explica Prado.

SOBRE A EXPOSIÇÃO

Lançada oficialmente em 2014, a exposição de fotos intitulada “Eu que faço”, contempla imagens captadas pelo fotógrafo Paulo Munhoz, das obras executadas nos anos de 2013 e 2014. Segundo o fotógrafo Paulo Munhoz, autor das fotos, as imagens têm a finalidade de sensibilizar e despertar a atenção sobre a responsabilidade que cada indivíduo possui em um projeto, independente da área de atuação. “Quando comecei a captar as imagens, percebi o quanto os colaboradores envolvidos, tinham implícito o sentimento de orgulho em fazer parte de algo tão importante para o município”, ressalta Munhoz.

SERVIÇO

Exposição de fotos itinerante “Eu que faço – Construção da ETE Bela Vista”. Local: Hall em frente ao Salão Nobre (1º andar, Prédio Principal – Câmara de Vereadores de Piracicaba). Período: até 11 de junho, de segunda a sexta, das 8h às 17h.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima