Caldeirão Político

LUCIANO
O prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida (Democratas), participou, na manhã de ontem (8), de reunião virtual com empresários da cidade e região e Rafael Cervone, vice-presidente da Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp/Ciesp). Almeida salientou que “o desafio no pós-pandemia será enorme, exigindo um trabalho conjunto das entidades de classe e do setor público, visando à retomada do crescimento e a uma reviravolta nessa história tão triste da Covid-19”.

 

ABDALLA
O ex-vereador Marcos Abdalla (MDB) tem uma história de prestação de serviços como representante do povo. Hoje (9), às 7h, ele participará do programa do radialista Mário Luiz, na Rádio Educadora — dirigida por Jairinho Mattos, que traz a marca da dedicação ao trabalho do seu pai, o saudoso Jairo Ribeiro de Mattos — e falar sobre um dos mais destacados projetos que apresentou: alinha e retirar excesso de fios pelas vias públicas. Há previsão de multa na lei, que, infelizmente, não é cumprida.

 

FERVENDO
Os nomes para a Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba estão fervendo nas redes sociais, já que a cidade tem muitos profissionais competentes para assumir a pasta. Entre eles, a sempre comprometida com a educação Solange Castel, a diretora Vanessa Puppo, a professora Samantha Maniero, a diretora do Estado Rosa Magri, até mesmo do secretário de educação de Porto Feliz, Celso Fernando Iversen, supervisor de ensino do Estado em Piracicaba, assim como a já citada várias vezes professora Micaele Bariotto.

 

INDICADO
O prefeito Luciano Almeida (DEM) não deve estar na dúvida quem escolher, uma vez que faz análise técnica-curricular dos profissionais em cargo de confiança. Nas redes sociais, é bem lembrado o nome de Sebastiana Aparecida Silveira de Almeida Leme, professora aposentada da Educação e diretora do Estado, com várias pós-graduações, além de respeito e confiança entre os educadores de Piracicaba.

 

DIEESE
“É de fato um mínimo necessário para uma família e cidadão (ã) viver com dignidade. Um órgão maravilhoso e extraordinário!”, relata Carlos Marcelo Yamakawa sobre o Dieese: “Se a população entendesse a necessidade do Dieese, não estaríamos com tantas famílias passando necessidades básicas em meio à pandemia”, afirma Carlos Yamakawa que é, popularmente, conhecido como Carlos Calcinha, um defensor incondicional do funcionalismo público.

 

RODOU
Mais um na fila do chororô, Marcos Paschoal, conhecido como Marcão do Povo, foi exonerado em virtude de desentendimentos na Prefeitura Municipal. Sem muitos detalhes. Mas, nas redes sociais, Marcão do Povo acusou o prefeito Luciano Almeida de odiar pobre e negro. O Capiau acha que não se deve acusá-lo assim.

 

LEGALISMO
Se um erro pode ser registrado na vida pública é o legalismo. Por mínimos detalhes da lei, ou das leis, o ex-prefeito Barjas Negri (PSDB) está fora de cargo público. E o Capiau — idoso e cansado — sabe que o tucano caipira, cujo apelido em Brasília era “capiau”, exatamente por ser de Piracicaba, poderia estar servindo à Administração Pública do Estado. Foi o legalismo, a pressa em tirar alguém de cumprir a vontade política. Nem tudo o que é legal é sábio.

 

SEM NINHO
Ex-governador do Estado de São Paulo, fundador do PSDB, Geraldo Alckmin está fora do ninho. Na prática, a candidatura já definida do vice Rodrigo Garcia (PSDB) do ninho tucano para o Palácio dos Bandeirantes fez com que Alckmin procurasse outros caminhos. Ou PSD ou PSB, quem sabe? Ele e o ex-governador Márcio França se entendem muito bem. Aguardando 2022, para ver qual cargo disputarão.

 

PALHAÇO
O vereador Paulo Camolese (PDT) não concordou com a afirmação de seu colega Fabrício Polezi (PAT) que afirmou ser “um circo” toda essa discussão sobre a pandemia. Em ato falho, Camolese disse que “se há um circo, o palhaço seria o vereador Trevisan Jr. (PL)”, referindo-se ao período em que Trevisan ficou internado na UTI. Imediatamente, Laércio, mesmo sorrindo, fez questão de dizer que não era palhaço. Coisas da política. Importante é que Trevisan está ótimo de saúde.

 

NO AR
O vice-prefeito de Piracicaba, Gabriel Ferrato (DEM) ficou “no ar” semana passada, ao chegar à Câmara de Vereadores para uma reunião entre o prefeito e os vereadores. Isso porque Luciano Almeida (DEM) desmarcou sua ida à Casa de Leis alegando “suspeita de Covid-19”, mas se esqueceu de avisar seu vice. Acontece, e não é pecado. Importante é que o professor Gabriel Ferrato está ótimo de saúde.

 

CONVERSA — I
Animada e histórica entre os ex-prefeitos Barjas Negri e Adilson Maluf em live na noite da última segunda (7). Os dois falaram sobre a cidade, principalmente sobre as experiências de Adilson como era ser prefeito nas décadas de 70 e 80.

 

CONVERSA — II
Adilson falou da vinda da Caterpillar para Piracicaba, quando estava praticamente indo para as cidades de Campinas e até Limeira. Sem falar um “a” em inglês foi para os Estados Unidos conversar a empresa. Citou que teve muita ajuda das chamadas forças vivas de Piracicaba, que se envolveram no projeto vitorioso.

 

CONVERSA — III
Sempre em tom de brincadeira Adilson falou que, mesmo o Barjas, tendo sido prefeito por 12 anos, a sua gestão registrou os maiores avanços na suas gestões. Com o percentual de arrecadação do ICMS que saltou de 0,6 para 0,776, o que representou na época um avanço de 25%. Já na gestão Barjas subiu também de 1,0 para 1,15. Ou seja, em torno de 15%.

 

CONVERSA — IV
Barjas, segundo Adilson, só ganha dele no tempo de mandato. Enquanto o tucano ficou 12 anos no poder, Adilson permaneceu por 10. Mas, Adilson reconhece que Barjas na história de Piracicaba é um dos melhores prefeitos, ao seu lado e de Luciano Guidotti.

 

CONVERSA — V
Adilson Maluf mostrou que, mesmo com seus _ anos, está com a memória em dia e cita nomes de seus secretários e amigos que participaram dessa ou daquela conquista. Ainda hoje, ele pega o carro e visita os bairros da cidade e distritos, dizendo que tem orgulho de tudo que ajudou a construir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima