Jogos Olímpicos: piracicabano conquista vaga na ginástica artística

Ginasta piracicabano de 19 anos foi revelado pelo Programa Desporto de Base – Foto: Ricardo Bufolin/CBG

O que começou há 15 anos como um sonho agora é realidade: Diogo Soares está classificado para os Jogos Olímpicos de Tóquio. O ginasta piracicabano fez história na sexta-feira, 04/06, no Rio de Janeiro, na abertura do Campeonato Pan-Americano de Ginástica. Com a nota final de 82.700 no Parque Olímpico da Barra, o atleta de 19 anos, que é treinado pelo também piracicabano Daniel Biscalchin, encerrou a participação com o terceiro lugar na classificação individual geral – o segundo entre os elegíveis. O título ficou com o brasileiro Caio Souza (84.450 pontos), que já tinha vaga olímpica garantida, enquanto o americano Paul Juda (83.000) foi o vice-campeão e também carimbou o passaporte para o Japão.

“É um sonho realizado, sonhei com esse resultado, foi 95% igual ao meu sonho. Eu estava ansioso, dormi pouco. Foi maravilhoso, não tenho como explicar… muito tempo sem competir. É um dia perfeito. Na competição eu estava tranquilo, agora eu estou tremendo”, afirmou o ginasta da Academia Pira Olímpica em entrevista ao SporTV 2. Revelação do esporte piracicabano, por meio do PDB (Programa Desporto de Base), oferecido pela Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), Diogo treina com Biscalchin há 15 anos.

A participação do ginasta no Pan-Americano foi irretocável. As notas mais altas de Diogo foram conquistadas no solo (14.100), nas paralelas (14.300) e nos saltos (14.400). O piracicabano somou 13.800 pontos na barra fixa e garantiu mais 13.300 nas argolas. A menor nota do atleta foi no cavalo: 12.800. Nas finais por aparelho, realizadas ontem, domingo, 06/06, Diogo ainda faturou o bronze nas paralelas. “É uma alegria inexplicável. Deu tudo certo, graças a Deus”, falou Biscalchin. A vaga obtida no Pan não é nominal, ou seja, pertence ao país e não ao ginasta, mas a CBG (Confederação Brasileira de Ginástica) deve convocar para os Jogos o atleta responsável pela classificação.

Com duas medalhas conquistadas nos Jogos Olímpicos da Juventude (Argentina, 2018), cinco pódios na Gymnasiade (Marrocos, 2018), o título de campeão brasileiro adulto (2019) e uma prata nas argolas no Mundial Juvenil (Hungria, 2019), o ginasta piracicabano atribui o êxito à parceria com o treinador. “São 15 anos juntos, é a pessoa que eu mais confio. O Daniel me dá um apoio muito forte e, em uma competição tão importante como essa, quanto maior a confiança que você recebe, melhor. Participar dos Jogos Olímpicos é algo que eu sempre sonhei desde que comecei no esporte”, destacou Diogo. A abertura dos Jogos de Tóquio está marcada para o dia 23 de julho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima