Tarciso de Assis Jacintho
O dia 6 de junho é dedicado ao padroeiro dos professores e da Educação, São Marcelino Champagnat. Todos aqueles que se interessam pela Educação e a divulgação da cultura, têm muitos motivos para festejar esta data.
Nascido nos arredores de Lyon, durante a Revolução Francesa (20/5/1789), Marcelino Champagnat cresceu em meio a um ambiente de total degradação da situação do ensino e interessou-se, desde cedo, por criar condições que diminuíssem a penosa condição de ignorância e abandono, que se alastrara especialmente entre os mais jovens.
Com pensamentos que iam além das ideias educacionais de seu tempo, Champagnat elaborou e aperfeiçoou um sistema de valores educativos, implantando as mais efetivas abordagens pedagógicas de sua época.
Fundador do Instituto dos Irmãos Maristas, em 1817, Champagnat deu início a um estilo de Educação, hoje difundido em 77 países. Ainda hoje, destaca Mires Batista Bender, Doutora em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, comemoramos as melhorias promovidas por São Marcelino Champagnat na pedagogia do século XIX. Atitudes como a reformulação do método da leitura, o cuidado com a caligrafia, introdução do canto e do solfejo, melhoras no ensino da matemática, do desenho, da gramática e o desenvolvimento da Educação física e do esporte.
Os princípios da liberdade, da igualdade, da fraternidade defendidos pela Revolução Francesa, que forjaram o caráter do jovem Champagnate, nos fazem refletir qual deva ser o marco civilizatório para a sociedade do século XXI.
Condorcet (1743-1794) foi um matemático, líder ideológico da Revolução Francesa e filósofo que defendia uma Educação que fosse uma ferramenta de libertação do pensamento, ou seja, o teórico teve uma contribuição fundamental para a construção das bases de uma nova Educação e preconizava uma abordagem iluminista perante o campo educacional, sendo estes os norteadores principais do processo de revolução.
Além disso, tinha um claro compromisso com uma sociedade democrática. O paralelo é inevitável. Se a revolução do pensamento iniciada ao final do século XVIII forjou os eventos únicos do Século XX. Quais os impactos destes eventos no século XXI? Quais direitos precisarão ser assegurados? Quais populações deverão ter seus direitos garantidos? A Educação estará no centro deste debate?
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Tarciso de Assis Jacintho, administrador, coordenador Administrativo Financeiro da APFP (Associação Presbiteriana de Filantropia de Piracicaba)