Núcleo de Educação Ambiental de Piracicaba comemora 25 anos

Educação ambiental incentiva a consciência ecológica das crianças e adolescentes (Imagem anterior à pandemia) – Foto: Prefeitura/CCS

O NEA (Núcleo de Educação Ambiental), ligado à Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente), chega aos 25 anos em 2021 e, como parte das comemorações, participa de diversas atividades inseridas na Simapira (Semanas Integradas do Meio Ambiente). Plantio de árvores e encontros virtuais para discussão de temas atinentes à educação ambiental estão entre as ações.

Marcos Kamogawa, titular da Sedema, lembra da importância do NEA na construção de uma grande rede de educação ambiental. “É muito importante realizarmos projetos juntamente com os núcleos, os educadores e os agentes multiplicadores, criando assim em nosso município uma grande rede de educação ambiental”.

Criado em 1996 como uma equipe da Sedema, o NEA iniciou em junho daquele ano com atividades de educação ambiental no Viveiro de Mudas e no Zoológico Municipal. Com uma equipe já ampliada em 1998, realizou seu primeiro curso de formação de professores da rede municipal, o curso Flora. Sua vocação em realizar processos de formação e várias atividades de educação ambiental em escolas e comunidades foi se consolidando ao longo dos anos. De 2001 a 2004, o grupo passou a ser conhecido como Creap (Centro de Referência em Educação Ambiental de Piracicaba).

Em 2005, foi oficialmente criado como Núcleo de Educação Ambiental, com as atribuições de planejamento e a execução de projetos, programas e intervenções educativas que fortalecem os programas e serviços da Sedema e a articulação entre instituições para estabelecimento de parcerias em projetos de educação ambiental. Uma das contribuições do Núcleo é a participação na Câmara Técnica de Educação Ambiental dos Comitês PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí), em que o NEA tem assento representando a Prefeitura de Piracicaba.

Sediado desde 2010 no Parque do Mirante, o NEA segue os preceitos da Educação Ambiental no Brasil, tendo o Centro de Educação Ambiental inserido em espaço público com potencial para práticas de atividades educativas e de fácil acesso à população. Também em 2010, foi instituída a Política Municipal de Educação Ambiental, pela Lei Municipal nº 6.922/2010. Por meio dessa lei e seu decreto, em 2012, foi constituído o GMEA (Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental), composto por representantes da sociedade civil e do poder público. O NEA tem assento representando a Sedema.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima